Brasileiro Sergio Marins foi ouro nos Jogos Sul-americanos de Odesur

Competindo com apenas um cavaleiro, hipismo brasileiro garante o bi consecutivo

O mineiro Sérgio Henrique Neves conquistou medalha de ouro no hipismo na modalidade Salto nos Jogos Sul-americanos Odesur 2018, em Cochabamba, na Bolívia, dia 2 de junho. Único representante brasileiro na competição, Sérgio montou Valentino, cedido por Rodrigo Bedoya, presidente da Federação de Hipismo da Bolívia.

Foram disputadas três provas com participação de 26 conjuntos. No segundo dia foi definida a final por equipes em que o Chile garantiu ouro, o Equador a prata, e o Paraguay o bronze. Habilitaram-se para a final individual 16 conjuntos e a pontuação foi zerada. Após dois percursos a 1.40 metro sem faltas, Sérgio com Valentino, e o chileno Ignacio Montesnos montando Cornetboy, habilitaram-se ao desempate na corrida pelo ouro.

Sergio Marins. Foto: Hector Garrido

Ambos fizeram uma falta, mas com o melhor tempo, 45s21, Sérgio sagrou-se campeão sul-americano. Montesnos ficou com a prata, ao marcar 46s01. A medalha de bronze foi para o Equador, com Nicole Neidl montando Only Love, fechando os dois percursos da final com 5 pontos perdidos.

“Quando fiquei sabendo que a pontuação seria zerada para a final, procurei não abusar nas duas primeiras provas. Montei o Valentino pela primeira vez uma semana antes do evento e logo senti que poderíamos ter um bom rendimento. Mas a medalha de ouro foi praticamente um milagre. Realmente, como o nome do cavalo Valentino já diz, ele é um valente”, comemorou o Sergio Marins, 48 anos, campeão brasileiro senior top na modalidade Salto em 2013 e integrante da equipe de CCE nos Jogos Olímpicos de Atenas 2000.

Brasil é ouro no hipismo nos Jogos Sul-americano Odesur 2018. Foto: Divulgação

Essa foi a quarta medalha de Marins em Jogos Sul-americanos. “Em 2014, fui bronze na prova de caça e bronze individual na final, além de prata por equipes. Agora arrematei o ouro que faltava”. Felipe Amaral, campeão brasileiro senior top 2013 e 2017, foi ouro individual no Jogos Sul-americanos de 2014.

O hipismo brasileiro não participou dos Jogos com uma equipe por questões sanitárias e de logística, e ainda porque não seriam válidos como qualificativa para Jogos Pan-americanos 2019. Na modalidade Salto, Adestramento e CCE, as provas qualificativas para o Pan serão disputadas no Campeonato Sul-americano de Seniores em outubro e novembro na Argentina.

Colaboração: Imprensa CBH

Deixe um comentário