Stephan Barcha e sua nova montaria Primavera Montana estiveram no Concurso de Salto Nacional 3* Haras Agromen, em Orlândia, interior de São Paulo
O Concurso de Salto Nacional 3* Haras Agromen, em Orlândia, interior de São Paulo, teve seu ponto alto no sábado (17). O cavaleiro olímpico Stephan Barcha e sua nova montaria Primavera Montana faturam GP no Haras Agromen, válido pela 3ª do ranking brasileiro senior top 2020. A saber, campeonato ainda tem mais seis etapas nessa retomada das competições logo após a quarentena da Covid-19.
Na disputa do GP, a 1.50m, em duas voltas, Stephan Barcha e Primavera Montana (foto), garantiram duplo zero. Portanto, sem faltas, o conjunto ficou com o título ao fechar a prova em 57s23. A nova montaria do cavaleiro olímpico é um BH de 9 anos e os dois defenderam Brasília. Ademais, foram os únicos a zerar os dois percursos, idealizados pela course-designer internacional Gabriel Malfatti.
Estiveram em pista 31 conjuntos top nacionais. E, conforme a regra, os 12 melhores da primeira volta foram para segunda e decisiva apresentação. Em segundo lugar ficou Flavio Grillo Araujo montando Kirk do Cach. O conjunto registrou apenas 1 ponto perdido da primeira passagem e pista limpa na segunda, em 59s73. Os dois também representaram Brasília.
Antes de mais nada, a disputa distribuiu R$ 80 mil em premiação. Com o calendário todo remodelado por conta da pandemia, o ranking brasileiro senior top 2020 tem sua próxima etapa no CSI-W Indoor na Hípica Paulista, entre 28 de outubro e 11 de novembro. São nove etapas no total, até dezembro. Assim, a liderança parcial do ranking está nas mãos do cavaleiro Lucio Osório.
Cavalos Novos
O Campeonato Brasileiro de Cavalos Novos 2020 foi decidido no Haras Agromen. Com efeito, disputado em paralelo com o Concurso de Salto Nacional. Como resultado, ao todo estiveram em pista 163 conjuntos distribuídos nas séries 4 anos (1.05m), 5 anos (1.15m), 6 anos (1.25m), 7 anos (1.35m) e 8 anos (1.40m). Os traçados foram elaborados por Carlos Alberto Raposo Lopes e alturas elevadas em 5 centímetros na prova final.
Logo após as três provas de cada série, os conjuntos zerados voltaram à pista para decisão do pódio. De tal forma que o desempate foi pelo tempo ideal oculto para 4 e 5 anos. Enquanto para 6 e 7 anos, direto ao cronômetro. Somente na série 8 anos não teve desempate. Confira os campeões aqui.
Fonte: Assessoria de Imprensa CBH
Créditos das fotos: Gabi Lutz e Bruna Chaves Nunes