Foram quatro as principais disputas do Internacional e Nacional de Salto em Curitiba
No Internacional, o cavaleiro olímpico Stephan Barcha venceu o GP World Cup e Ranking Brasileiro Senior Top e Artemus de Almeida, a qualificativa. Jovens talentos Patsy Zurita e Pedro Egoroff dominaram, respectivamente o Clássico e a Copa Ouro.
O Concurso de Salto Internacional CSI-W de Curitiba, Paraná aconteceu de 27 de abril a 1° de maio na Sociedade Hípica Paranaense. Na programação, o tradicional warm-up e duas provas válidas pela segunda etapa do Ranking Brasileiro Senior Top. O GP, a 1.50 metro, na segunda-feira, 30 de abril, também contou pontos pela Liga Sul-Americana na corrida por duas vagas na Final da Copa do Mundo 2019, em Gotemburgo, Suécia.
Stephan BarchaSomente o cavaleiro olímpico Stephan Barcha, com Chevaux Unforgettable, um Brasileiro de Hipismo de 11 anos, fechou as duas voltas com armação do course-designer internacional Vailton Jaci Cordeiro sem faltas nos obstáculos e apenas dois pontos perdidos por excesso de tempo (um em cada volta), cruzando a linha de chegada em 65s89 na passada decisiva.
Em segundo lugar chegou o campeão dos rankings brasileiros Senior Top e Indoor em 2017 Artemus de Almeida, montando Cassilero, conjunto vencedor da qualificativa no dia 28 de abril, com quatro pontos perdidos na primeira volta e pista limpa na segunda, em 55s06. O GP distribui R$ 80 mil em premiação.
Patsy ZuritaEm breve, a Confederação Brasileira de Hipismo divulgará a contagem oficial do ranking Senior Top após duas de nove etapas. A terceira etapa do Ranking Brasileira Senior acontece durante o Concurso de Salto Nacional 47ª Copa São Paulo, na Sociedade Hípica Paulista, entre 29 de maio e três de junho.
Duas principais provas encerraram o evento na terça-feira, 1° de maio. No Clássico, a 1.45 metro, competiram 39 conjuntos e os melhores 25% – nesse caso 13 sem faltas – habilitaram-se para a segunda e decisiva volta. Sagrou-se campeã a jovem amazona Patsy Mourão Zurita, 20 anos, vice-campeã americana Junior 2014. Ela levou o veterano Premier Xindoctro Método, animal de 17 anos, à vitória, com duplo zero em 49s72.
Pedro EgoroffPela Copa Ouro, que contou com 85 conjuntos, 16 habilitaram-se ao desempate. O jovem talento Pedro Egoroff, 17 anos, bicampeão do ranking brasileiro Junior 2016/2017 e recém-chegado de uma temporada nos Estados Unidos montando com Rodrigo Pessoa, garantiu a vitória montando Anton sem faltas em 38s94.
Colaboração: Assessoria CBH
Fotos: Luis Ruas