A elite do Hipismo nacional e internacional esteve reunida na Sociedade Hípica Brasileira (SHB) disputando nos dias 23 a 27 de novembro, o Concurso de Salto Internacional e Nacional do 84º aniversário da SHB.
Ao todo, foram mais de 500 inscrições, quase 200 atletas e 330 cavalos atletas entre jovens talentos, amadores e profissionais disputando as 14 provas apresentadas nestes cinco dias de provas.
Abrindo a competição, no GP Internacional a 1.50 m, 29 conjuntos participaram da prova idealizada pela course-designer internacional Erica Sportiello. O grande campeão que inaugurou o pódio da SHB foi José Roberto Reynoso Fernandez Filho montando Cornet D´Or JMen, único a zerar o desempate em 52s87.
Já no GP BTG Pactual, a 1.55m, Doda Miranda apresentando Princess de Revell sagrou-se campeão com um duplo zero, em 52s74. Na mesma prova, Stephan Barcha montando Chevaux Primavera Montana Império Egípcio terminou em quarto lugar, o que lhe rendeu a vitória no ranking brasileiro Senior TOP 2022 com 160,5 pontos. A disputa foi válida como etapa seletiva da liga sul-americana para Final Copa do Mundo 2023, nos EUA.
Na Copa Ouro – Troféu Rodolpho Figueira de Mello (in memoriam), a 1.35m, com armação de Gabriel Malfatti, 72 conjuntos entraram na disputa e destes 18 se habilitaram para o desempate. Ao final, quem levou a melhor foi José Roberto Reynoso Fernandez Filho montando Domenico JMen, que cruzou a linha de chegada sem faltas em 37s02.
Fechando o concurso, o 34º GP Troféu Roberto Marinho, a 1.45m, prova que recebeu 66 conjuntos e destes 16 se classificaram para a segunda e decisiva volta. Último a entrar em pista, Stephan Barcha montando Chevaux Hexlup levantaram a torcida e garantiram o título com percurso limpo, em 49s04.
A prova distribuiu R$ 123,6 mil em premiação, mas havia um título em jogo: do Grand Slam SHB, que foi disputado em três etapas: no CSN Santa Cecilia & Santo Antônio, realizado em junho; Copa Sabemi, em setembro e agora fechando no 84º aniversário da SHB.
Nessa terceira e última etapa, o título do Grand Slam ficou entre Lucio Osório que assumiu a liderança após as três outras provas válidas pelo circuito, e Stephan Barcha. Com a vitória, Barcha faturou o carro zero quilometro.
Balanço das provas de Salto
Antonio Mello, presidente da Sociedade Hípica Brasileira, comemorou o sucesso do evento. “Missão cumprida nesses 84 anos da Sociedade Hípica Brasileira. Acho que realizamos uma bela festa tanto do ponto de vista esportivo como social. As pessoas gostaram muito da competição e tanto o Internacional, Nacional e o Ranking tiveram altíssimo nível”, avaliou Mello.
A lista completa com todos os campeões pode ser acessada no site da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH).
Fonte: Assessoria de Imprensa
Fotos: Luis Ruas
Leia mais sobre Hipismo aqui.