A primeira etapa da Copa Santo Amaro de Salto 2021 bateu recordes. Maior ranking interclubes do país registrou, portanto, a participação de mais de 1,1 mil inscrições. As provas na capital paulista, no Clube Hípico de Santo Amaro, incluíram atletas de todas as idades e níveis. Ademais, o Hipismo vem crescendo durante a pandemia.
Em 2021, a Copa Santo Amaro abriu sua 25ª edição entre 18 e 21 de fevereiro. No sábado (20), o ponto alto foi o mini-GP, a 1.35. Dos 44 conjuntos, 13 zeraram a primeira passagem e 12 foram ao desempate. Nada menos que nove voltaram a zerar e a vitória ficou para Cesar Almeida.
O cavaleiro campeão pan-americano forma com Ulena Império Egípcio uma das duplas mais velozes em atividade no país. A dupla, então, garantiu o título com boa margem, em 36s90.
Enquanto no domingo (21), o GP, a 1.40/1.45m, fechou a primeira etapa da Copa Santo Amaro de Salto. Com participação de 19 conjuntos, três foram ao desempate no percurso idealizado pelo course-designer internacional Gabriel Malfatti. Sagrou-se vencedor o top da casa Pedro Távora de Matos.
Apresentando Veruska Vila Fal, único conjunto a garantir duplo zero em 47s51. Por outro lado, entre os iniciantes, a geração futuro brilhou nas provas vara no chão, 0.40m, 0.60m, 0.80m e 0.90m. Participantes da casa e de escolas de equitação de toda a região metropolitana e Estado.
Nada menos que 38 pequenos grandes cavaleiros e amazonas emocionaram a seus familiares, instrutores e amigos na prova de vara no chão. Nela, as crianças aprendem a realizar a sequencia de um percurso e podem ou não contar com ajuda na condução.
Hipismo em crescimento
A outra boa nova implantada pela diretoria do CHSA foi a realização das Copas Paládio (1m), Cobre (1.10m), Bronze (1.20m) e Prata (1.30m). Classificação para as jovens talentos nas séries mini-mirim, pré-mirim, mirim, pré-junior, junior. Bem como para jovens cavaleiros amadores e masters (amadores acima de 40 anos).
Lembrando sempre que o Hipismo é o único esporte olímpico em que homens e mulheres competem em condições de igualdade. Ainda com diferencial da idade não ser um fator limitante. E, sem dúvida, por ser praticado individualmente e normalmente ao ar livre, o Hipismo cresce na pandemia. Haja vista a grande procura por matrículas em Escolas de Equitação da capital.
A Copa Santo Amaro conta com dez etapas e a próxima acontece de 11 a 14 de março. Fique por dentro: @chsa_oficial.
Colaboração: Assessoria de Imprensa
Foto de chamada: Pedro Távora de Matos/Crédito: Luis Ruas