Governo do Estado de SP aprova retomada de provas de hipismo

Secretário de Esportes, Aildo Ferreira, anunciou que as atividades podem ser retomadas em regiões que estejam na fase amarelo do Plano SP de combate ao  novo coronavírus

O secretário de Esportes do Governo de São Paulo, Aildo Ferreira, anunciou recentemente a retomada de provas de hipismo. Portanto, os treinamentos e competições da modalidade poderão ser realizados nas regiões que estejam na fase amarela do Plano SP, criado pelo Centro de Contingência do novo coronavírus.

Vale destacar que a novidade foi revelada pelo secretário de Esportes em um podcast publicado na noite de terça-feria (28) pelo governo estadual. Além do hipismo, também estão liberadas o retorno das atividades de outras modalidades sem contato físico, como vôlei, tênis e natação.

“A novidade é que todas as modalidades esportivas, tanto coletivas quanto individuais, sem contato físico, elas estão autorizadas a retomar na fase amarela do Plano SP. Isso traz uma calma para o setor esportivo muito grande”, frisa o secretário.

Sendo assim, com relação a retomada das provas de hipismo – e dos demais esportes – o secretário frisou que as mesmas deverão ser realizadas sem a presença de público.

“A Secretaria de Esportes tem se reunido constantemente com federações e instituições esportivas no intuito de intermediar a elaboração de protocolos, interagindo diariamente com o Centro de Contingência. Com foco total na saúde e na preservação da vida, temos trabalhado diariamente para essa retomada gradual”, acrescenta Aildo Ferreira.

Demais modalidades esportivas

Ainda em entrevista no podcast divulgado pelo Governo de SP, o secretário informou que as modalidades com contato direto como artes marciais, handebol, rúgbi e outros precisam contar com protocolo específico. Este que deverá ser aprovado pelo Centro de Contingência, visando aprovações de medidas específicas de testagem da Covid-19, distanciamento social e higienização.

Acima de tudo, o Plano São Paulo regulamenta o enfrentamento da pandemia e, consequentemente, a retomada de atividades econômicas nos 645 municípios paulistas. Estes que foram divididos em 17 regiões de saúde.

Sendo assim, as fases de cada região são determinadas por critérios técnicos e científicos. Como, por exemplo, casos confirmados da contaminação por covid-19, óbitos e capacidade de atendimento hospitalar a casos graves da doença.

Por fim, o secretário não apresentou um plano para a retomada dos esportes, com o sem contato físico. Agora, apenas deu sinal verde para essas modalidades começarem a voltar gradativamente, desde que sejam respeitas as medidas sanitárias necessárias no enfrentamento da pandemia.

Veja mais notícias no portal Cavalus

Deixe um comentário