Brasileiro vence GP nos Estados Unidos

Santiago Lambre com Chacco Blue fatura GP3*no Tryon Internacional Equestrian Center, de Hipismo, na Carolina do Norte (EUA)

Deu Brasil no topo do pódio do Tryon Internacional Equestrian Center de Hipismo, na Carolina do Norte (EUA). O conjunto Santiago Lambre com Chacco Blue venceu o GP3*, a 1.50, dotado em U$ 135 mil.

Dos 31 conjuntos, 13 foram ao desempate. Santiago e Chacco Blue, garanhão oldenburger de 15 anos, de propriedade do cavaleiro, foram o segundo conjunto em pista e, sem faltas, em 35s52, permaneceram imbatíveis até o final.

Ao todo, sete conjuntos zeraram o desempate. Sagrou-se vice-campeão Hector Florentino Roca com ABC Quantum Cruisee, da República Dominicana, seguido pelo austríaco Peter Petschening com Ennebeil van het Posthuijs, que zeraram em 37s02 e 37s15.

“Acho que foi um percurso bom, tivemos 13 zeros na primeira passagem, foi um bom GP3*. O desempate foi muito bom, com opções de tirar lances (de galope) em algumas linhas. E no final, deu certo”, destacou Lambre, 46, que após 21 anos defendendo o México e voltou a saltar pelo Brasil no final de 2020.

Lambre também falou sobre a regularidade de Chacco Blue II em GPs. “Eu acho que esse é o sétimo GP esse ano em que chegamos entre os primeiros três colocados. Agora, vamos ter um descanso de algumas semanas e depois tentar disputar alguns GPs5*(nível máximo).”

Carreira de Santiago Lambre no hipismo

Nascido em Porto Alegre, Santiago Lambre é filho de Nestor Lambre, atleta da modalidade de salto, reconhecido na América do Sul e na Europa.

A carreira de seu pai no hipismo o incentivou a seguir no esporte. Lambre começou a montar aos 5 anos.

Após terminar os estudos, decidiu mudar-se para a Europa, mudando-se para vários países como Bérgica, Feança, Holanda e Alemanha, sempre em busca de novos desafios para melhorar sua carreira equestre. E conseguiu, logo se tornou reconhecido como cavaleiro.

Santiago representou o México em várias Copas das Nações e torneios mundiais, ganhando mais de 100 competições internacionais, com destaque para: Jogos Panamericanos de 1999 em Winnipeg / Montando Raisa La Silla; Jogos Olímpicos de 2000 em Sydney / Riding Dollar de la Pierre (também conhecido como Tlaloc); Jogos Panamericanos 2003 em Santo Domingo / Equitação MarcosW; Jogos Olímpicos de 2004 em Atenas como cavaleiro reserva / Riding Imperio Rouge; Jogos Panamericanos 2007 no Rio de Janeiro / Curantista Hípico e Jogos Equestres Mundiais de 2014 na Normandia / Jhonny Boy.

Por: Camila Pedroso

Fonte: CBH/ Sarah Madden / TIEC

Foto: ©Natalie Suto Photography for TIEC

Mais notícias no portal Cavalus