Resultados na Argentina foram importantes uma vez que o nosso País ainda não estava qualificado para os Jogos Pan-Americano do Peru
Stephan Barcha. Foto: Hector GarridoO saldo do hipismo brasileiro foi positivo para as equipes de Salto e Adestramento após a disputa dos Concursos Internacionais na Argentina de 21 a 25 de novembro, no Haras El Capricho, em Capilla del Señior, a 80 km de Buenos Aires. As provas foram válidas como qualificativas dos países visando os Jogos Pan-Americanos de 2019. Com os bons resultados, o Time Brasil de Salto e Adestramento habilitaram-se para participação em Lima, no Peru.
No Salto, após duas provas (caça) e dois percursos na quarta, 21, e quinta-feira, 22, a equipe brasileira garantiu o vice-campeonato. Liderados por Pedro Paulo Lacerda, o Brasil fechou com 25,82 pontos perdidos (pp). Na final por equipes, Stephan Barcha, com Artois D´Avillon, garantiu duplo zero. Já Pedro Junqueira Muylaert montando C´est Dorijke fez oito pontos na primeira passagem e zerou a segunda.
A performance de Luiz Felipe Pimenta Alves com GB Celine se revelou com uma falta a cada passagem. E José Roberto Reynoso Fernandez Filho, com Azarel W, vencedor da primeira qualificativa, fez duas faltas na primeira passagem e uma na segunda. O reserva da equipe foi Felipe Amaral, em atividade na Europa.
A Argentina foi campeã com 20,50 pp e o Chile ficou com a terceira colocação, 26,82 pp. Com esse resultado os quatro primeiros países – Argentina, Brasil, Chile e Uruguai – garantiram suas vagas para os Jogos Pan-Americanos 2019. No Pan, por sua vez, haverá oportunidade para as três primeiras equipes conquistarem vaga para os Jogos Olímpicos de Toquio 2020. O mesmo acontece para o Adestramento.
O ouro para o Brasil na Argentina veio na disputa do Adestramento. Nosso time encerrou a qualificativa após dois dias de competição, 23 e 24, com 68,623% (média reprises St George e Intermediate I). João Paulo dos Santos com Carthago Comando SN teve dois primeiros lugares. Mauro Pereira da Silva Junior apresentando Don Enrico AMM, duas vezes em terceiro lugar. Yara do Amaral Fernandes com Dileto HI, duas vezes quinta colocada.
Pódio de Salto. Foto: Hector GarridoEncerrando a performance da equipe brasileira, Victor Trielli Ávila montando Al Pacino Comando SN ajudou o time com um quarto e um oitavo. Classificados então, sem sobra de dúvidas, para o Jogos Pan-americanos do Peru. Sandra Smith de Oliveira Martins, juíza internacional e diretora da CBH, foi a chefe de equipe.
Os quatro conjuntos do Time Brasil em Buenos Aires se qualificaram com índices ao longo da temporada 2018 em Concursos de Adestramento Internacionais realizados no Brasil. A Argentina dessa vez foi prata, 64,098%, o Chile ficou com o bronze, 64,775%, e o Uruguai fechou na quarta colocação, 60,368% novamente. Brasil, Argentina e Chile estão garantidos no Pan.
Pódio Adestramento. Foto: Orpheu AvilaRonaldo Bittencourt Filho, presidente da CBH, esteve no evento apoiando os atletas . Agora, as três modalidades olímpicas do hipismo – Salto, Adestramento e Concurso Completo (modalidade que teve seletiva sul-americana na Argentina em outubro), estão confirmadas no Pan 2019.
Colaboração: Imprensa CBH
Na foto de chamada: Os campeões do Time Brasil de Adestramento em flash comemorativo. Crédito: Marcello Servus