Inédita competição milionária no Hipismo oficializa regulamento

Os cavaleiros tops do Brasil Doda Miranda e Marcello Artiaga são os idealizadores da disputa por equipes que incrementará a temporada hípica em 2019

O regulamento do Extreme Teams Challenge, inédita competição por equipes está aprovado pela Confederação Brasileira de Hipismo. As provas acontecem entre abril e dezembro de 2019 e vão distribuir por volta de R$ 2 milhões.

Extreme Teams Challenge,
Marcello Artiaga em ação no Clube Hípico de Santo Amaro, sede de duas etapas

Idealizado e organizado pelo medalhista olímpico e pan-americano Álvaro Affonso de Miranda Neto, o Doda; e pelo medalhista pan-americano e treinador Marcello Artiaga, o XTC contará com oito etapas e um PlayOff, que serão realizados em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Campinas.

As provas terão a supervisão da Federação Paulista de Hipismo, Federação Equestre do Estado do Rio de Janeiro e Federação Paranaense de Hipismo, com a chancela da Confederação Brasileira de Hipismo. Até 16 equipes, compostas por sete a dez atletas, podem participar.

O regulamento do Extreme Teams Challenge 2019 os regulamentos das etapas do Play Off foram aprovados e assinados pela CBH praticamente sem nenhuma alteração. A única sugestão feita pela entidade foi em relação à janela para a inclusão de novos cavaleiros às equipes. A formação das equipes está bem avançada e será divulgada em breve, juntamente com lançamento do portal do evento.

Extreme Teams Challenge,
Doda Miranda em ação na Rio 2016

Originalmente, as equipes teriam de definir seus atletas até 21 de janeiro e só poderiam alterar a lista em julho. Com a sugestão da CBH no regulamento, as equipes com sete, oito ou nove cavaleiros e/ou amazonas poderão agora incluir atletas adicionais durante toda a temporada. Claro que, respeitado o limite máximo de dez atletas, até sete dias antes da etapa seguinte que forem participar.

“Fora esta sugestão, o regulamento foi integralmente aprovado. O que demonstra, de forma inequívoca, que a Confederação Brasileira de Hipismo, as Federações Estaduais e os Clubes envolvidos darão todo o apoio ao projeto. E melhor, consideram o XTC de grande importância para a continuidade da evolução do Hipismo Brasileiro, tanto organizacional quanto tecnicamente”, destaca Marcello Artiaga.

Extreme Teams Challenge,
A Sociedade Hípica Paulista vai receber três etapas e o Play Off do XTC

O calendário também já foi definido e terá a participação de competidores de todo o país. Seja, eles amadores e jovens promessas do hipismo brasileiro a consagrados ginetes com experiência internacional.

As etapas, datas e locais de competição serão, pela ordem: Sociedade Hípica Paulista (São Paulo) – 4 a 7 de abril; Sociedade Hípica Paranaense (Curitiba) – 25 a 28 de abril; Clube Hípico de Santo Amaro (São Paulo) – 30 de maio a 2 de junho; Haras Albar (Campinas) – 7 a 9 de junho; Sociedade Hípica Paulista – 13 a 16 de junho; Clube Hípico de Santo Amaro – 4 a 8 de setembro; Sociedade Hípica Paulista – 25 a 29 de setembro; Sociedade Hípica Brasileira (Rio de Janeiro) – 21 a 24 de novembro; PlayOff – Sociedade Hípica Paulista – 5 a 8 de dezembro.

Colaboração: Assessoria CBH e Assessoria XTC
Fotos: Luis Ruas

Deixe um comentário