A equipe Exitum venceu a segunda etapa do Longines XTC e assumiu liderança da competição
A ideia do Xtreme Teams Challenge foi do cavaleiro olímpico Doda Miranda. O formato de disputas é inédito e será concluído em oito etapas, com a distribuição de R$ 2 milhões em premiação. A competição vem movimentado o Hipismo brasileiro por reunir jovens talentos, amadores e profissionais disputando juntos.
A quinta-feira, 24 de abril, abriu o evento, que além da segunda etapa do XTC realizou também o Concurso de Salto Internacional e Nacional na Sociedade Hípica Paranaense, em Curitiba. A competição que seguiu até domingo, 28 de abril, com 27 provas de 1 a 1.60 metro na programação. Teve GP válido como seletiva da liga sul-americana para Final da Copa do Mundo 2020 e ainda a segunda etapa do Ranking Brasileiro Senior Top 2019.
Em um sábado movimentado, no final do dia todas as atenções se voltaram para a decisão do Longines Xtreme Teams Challenge. A equipe Exitum venceu e assumiu a liderança do campeonato. Das 13 equipes, oito habilitam-se para a prova final. Conforme a regra, a cada etapa sete atletas representam a suas respectivas equipes, compostas de dez a 12 atletas das mais diversas categorias. Saltam a final disputada a 1.40 metro três de cada.
Pelas cores da equipe Exitum, sem cometer nenhuma falta no percurso da decisiva prova de velocidade, o cavaleiro olímpico Stephan Barcha / O Mundo do Cavalo Chevaux, marcou 65s47 para ser o segundo mais rápido de toda a competição. O jovem talento André Moura / Blitz M, com 68s43, e o top Luiz Felipe Pimenta Alves / Hour Blue Metodo, com 69s22, somaram o total de apenas 203s12.
Eles foram os primeiros a entrar na final e colocaram certa pressão nas demais equipes. A maioria dos cavaleiros seguintes acabaram cometendo faltas, que somavam quatro segundos por cada derrube de obstáculo. Foi o caso, por exemplo, da equipe que ficou em segundo lugar: Artem, a quarta a entrar na pista. Com o melhor tempo entre todos os cavaleiros, Artemus de Almeida / Mecg Casillero, 65s41, não manteve o desempenho nos demais. Gabriel de Queiroz Gouveia / Acarole Do Refugio, 74s59, e Bruno Chaves Pessanha / Transwaal Cerise De Muze, 74s59, total 209s91.
Com a vitória em Curitiba, a equipe Exitum passou a somar 47 pontos com o quinto lugar da primeira etapa, e é a nova líder do Longines XTC. Um ponto a mais que a segunda colocada do campeonato, a Artem (46). O ‘pega’ para a próxima etapa, no início de junho, promete muita emoção. O XTC 2019 tem 13 equipes com atletas das mais diversas idades, de 12 a 60 anos, que disputarão sete etapas e uma final extra, o Playoff, até o final do ano.
Concurso de Salto Internacional e Nacional
Foram 33 os conjuntos top nacionais em pista no GP/Clássico, a 1.45 metro, fechando a programação do evento. 11 habilitaram-se ao desempate e a vitória ficou com um representante de ouro da nova geração do Hipismo, o paulista Pedro Egoroff. Aos 18 anos é bicampeão do ranking brasileiro Junior 2016/2017.
Montando Wangu Cooper, cruzou a linha de chegada em 38s02. Juliano Loureiro Carlos, apresentando Kandaora Z, foi vice, sem faltas, em 39s04. Enquanto a terceira colocação ficou com o sempre competitivo José Roberto Reynoso Fernandez Filho, que venceu o GP Internacional no sábado, montando Anneline, 39s60.
No domingo pela manhã, o principal páreo foi a Copa Ouro, a 1.35 metro, que contou com a participação de 52 conjuntos. 11 protagonizaram um concorrido desempate. Apresentando FA Platina Z, o paulista Leandro Giunchetti, foi o campeão ao marcar 35s04. Sagrou-se vice campeão Adolpho Lindenberg, com Upsilone de Bliniere, pista limpa, 36s89. Seguido por Bruno Chaves Pessanha, com Faradiba JMen, sem faltas, 39s10, ambos também representando São Paulo.
A próxima parada da caravana de elite do Hipismo brasileiro já acontece esta semana, no Concurso de Salto Nacional 4* 51º The Best Jump, de 2 a 5 de maio, em Porto Alegre. A terceira etapa do XTC está marcada para 30 de maio a 02 de junho no Clube Hípico de Santo Amaro, em São Paulo/SP.
Colaboração: Assessoria de Imprensa CBH
Fotos: Luis Ruas