João Victor Oliva conquista segundo índice olímpico no Adestramento

Na mesma prova, Internacional de Adestramento em Portugal, Pedro Tavares de Almeida alcançou seu primeiro índice

O sábado, 29 de fevereiro, vai ser inesquecível para o brasileiro João Victor Oliva. Apresentando sua nova montaria, F-Aron de Massa, conquistou o segundo – e importante – índice rumo aos Jogos Olímpicos de Tóquio.

A prova foi o Concurso de Adestramento Internacional CDI3* Cascais no Centro Hípico da Costa do Estoril, em Portugal. Dessa forma, João Victor e F-Aron da Massa registraram a média final de 68,217% de aproveitamento. E ainda, 69,565% na avaliação do juiz 5* dinamarquês Leif Tornblad fechando em 10º lugar.

Conforme critério da Federação Equestre Internacional, o índice de qualificação olímpica é de no mínimo 66% na média final. Sobretudo, o conjunto precisa, necessariamente, fazer a mesma média mínima junto a um juiz 5* em dois concursos distintos.

Portanto, com esse resultado, João Victor Oliva tornou-se o primeiro brasileiro a garantir o segundo índice e a qualificação olímpica. Já montando F-Aron da Massa, registrou o primeiro índice no CDI3* de Le Mans, na França, em outubro de 2019.

Pedro Tavares de Almeida montando Xaparro do Vouga também alcançou índice nesse mesmo evento. Registrou 66% de média final e 66,848% junto ao juiz 5* Tornblad, garantindo o primeiro índice olímpico nesse ciclo deles e a 16ª colocação.

O Brasil tem direito a uma vaga individual no Adestramento nos Jogos Olímpicos Toquio 2020.

João Victor Oliva conquista segundo índice olímpico no Adestramento
Rodolpho e Don Frederic. Foto: Divulgação/Stefano Grasso

Adestramento Paraquestre

Com sua nova montaria Don Frederic, Rodolpho Riskalla honrou as cores do Brasil no Internacional Paraequestre CPEDI3* CHI Al Shaqab, em Doha no Quatar. O brasileiro esteve na prova que aconteceu entre 27 e 29 de fevereiro.

Rodolpho, cavaleiro que disputa Adestramento clássico e paraquestre, está qualificado para os Jogos Paralímpicos de Toquio 2020. Antes de mais nada, dominou o placar com três vitórias no grau IV.

No primeiro dia de competição, Rodolpho e Don Frederic – recém adquirido para sela do cavaleiro pela brasileira Tania Loeb -, venceu a reprise por equipes com 74,500%. De maneira idêntica, no dia seguinte a dupla faturou o individual, com 74,559%. Por fim, no encerramento, fechou a rodada com 100% de aproveitamento totalizando 76,875% na média final do Freestyle.

Fonte: CBH
Na foto de chamada: João Victor Oliva e F-Aron da Massa no CDI3* de Cascais | Crédito: Rui Pedro Godinho/reprodução Facebook

Veja mais notícias do Hipismo no portal Cavalus

Deixe um comentário