Juventude do hipismo brasileiro deu show em Campeonato disputado em SP

No segundo semestre o desafio maior é o Sul-Americano 2018 em que o Brasil é sempre favorito

Os pernambucanos Paulo Miranda e Henrique Maranhão conquistaram os títulos Junior e Mirim. Por São Paulo, Lys Kang, Maria Vitor e Maria Rosa subiram ao topo do pódio nas categorias Pré-junior, Pré-mirim e Mini-mirim.

Entre os dias 10 e 15 de julho, o Campeonato Brasileiro da Juventude 2018 movimentou o Clube Hípico de Santo Amaro na capital paulista. Foram definidos os campeões das categorias de base de alto rendimento: Mini-Mirim (8 a 11 anos) disputada a 1 metro com 34 conjuntos (cavalo x cavaleiro), Pré-Mirim (11 a 13 anos), a 1.10 metro – 29 conjuntos.

Também Mirim (12 a 14 anos), 1.20 metro – 56 conjuntos, Pré-Junior (14 a 16 anos), 1.30 metro – 29 conjuntos e Junior (14 anos a 18 anos), 1.40 metro – 26 conjuntos, totalizando 174 conjuntos. Em paralelo também foi disputado o Brasileiro de Escolas.

Paulo Miranda com Tanita de Galeste

Ao todo, jovens talentos de 14 estados estiveram presentes mostrando a força da nova geração do hipismo brasileiro. Nas categorias Pré-mirim, Mirim, Pré-junior e Junior a disputa também foi válida como seletiva e garantiu vaga para os três primeiros colocados para o Sul-Americano da Juventude 2018, que acontece de 28 de outubro a 4 de novembro no Chile.

Entre os destaques, na decisão categoria Junior, 16 dos 26 conjuntos habilitaram-se à última prova. Com excelente atuação, o pernambucano Paulo Miranda com Tanita de Galeste, cedida por Franck Henouda em parceria com José Roberto Reynoso Fernandez Filho, fechou a prova final com uma falta e um pista limpa no segundo percurso, totalizando apenas 5,9 pontos perdidos (pp) para conquistar o título brasileiro de 2018.

Paulo tem 18 anos e já foi campeão brasileiro Pré-Junior em 2015. Ele já mora e monta em São Paulo há um ano e seis meses, com André Miranda e agora com José Roberto, no Clube Hípico de Santo Amaro. Vencedor da prova final com único duplo zero, o top paulista Pedro Malucelli Egoroff com Wangu Cooper acabou com o vice-campeonato, 8,36 pp. Pedro, 17, também foi vice-campeão brasileiro Junior em 2017.

Pedro Malucelli Egoroff com Wangu Cooper

Para os jovens talentos das categorias Pré-mirim, Mirim, Pré-Junior e Junior candidatos a uma vaga nas duas equipes brasileiras no Sul-Americano, a participação no Campeonato Brasileiro foi obrigatória. Cada equipe será formada por quatro cavaleiros e um reserva e todos competem individualmente.

Outras três seletivas serão realizadas, com a última marcada para o Haras Albar, no interior paulista, entre 16 e 19 de agosto. Concorrentes da categoria Young Riders (16 a 21 anos) e que pleiteiam defender o Brasil no Chile precisam disputar o Campeonato Brasileiro da categoria entre 26 e 29 de setembro, na Sociedade Hípica Paranaense.

A nata jovem do hipismo brasileiro é recordista de medalhas em campeonatos sul-americanos e, sem dúvida, segue em constante evolução. Pedro Paulo Lacerda, diretor de Salto da Confederação Brasileira de Hipismo, destacou o ótimo nível. “Tivemos um bom volume de participação no Brasileiro da Juventude e Escolas. O desempenho, principalmente nas categorias de base – Mini-mirim, Pré-mirim e Mirim – foi muito bom com muitos conjuntos no desempate. Esperamos que isso se reflita nas competições internacionais com cada vez mais representantes do Brasil”.

Pódio da categoria Junior

O campeão, vice-campeão e o terceiro lugar do Campeonato Brasileiro Pré-mirim, Mirim, Pré-Junior e Junior de cada categoria estão automaticamente convocados para o Sul-Americano, desde que tenham disputado duas outras seletivas.

Colaboração: Assessoria de Imprensa CBH
Fotos: Luis Ruas

Deixe um comentário