Mais de 650 cavalos disputaram a 48ª edição da tradicional Copa São Paulo de Salto na Sociedade Hípica Paulista
Após uma qualificatória, em que somente dois conjuntos zeraram seus percursos, a principal disputa da 48ª Copa São Paulo no domingo, 16 de junho – o GP Troféu Roberto Luiz Joppert -, a 1.50 metro, teve vitória do top carioca que defende São Paulo Marcello Ciavaglia (foto de chamada). Apresentando Conto RJ, superou outros sete conjuntos finalistas, de 29 que largaram na primeira volta.
O vencedor Marcello voltou a zerar na disputa principal, com o tempo de 50s04 na segunda volta. O experiente argentino Martin Dopazo, apresentando Call Again Cevin, foi o outro que finalizou seu segundo percurso da final sem faltas, em 54s16. Conto RJ, de 12 anos, está com Marcello desde os quatro anos. “Devo esse resultado ao Roberto Jessourin, dono do Conto, que sempre nos apoiou. Quando o Conto era mais novo e ainda fazia faltas ele disse: continua com seu ritmo de galope se não der certo em dois anos a gente conversa”, destacou o campeão.
A terceira colocação foi do cavaleiro top paulista José Roberto Reynoso Fernandez Filho, com Azrael W. A dupla vencedora da qualificativa do GP, no dia 13, e tricampeã do GP da Copa São Paulo (2014, 2015, 2016), fez uma falta e zerou o segundo percurso, 48s94. Zé Roberto e outro argentino, Matias Albarracin, foram os dois perfeitos da classificatória. O brasileiro buscava o tetra, mas o resultado não foi de todo ruim. Tricampeão do ranking brasileiro senior top (2015, 2016, 2018), ele assumiu a liderança do ranking desse ano após três de nove etapas.
Matias com Cannavaro 9 foi quarto lugar. Seguido pelos brasileiros Artemus de Almeida, com Cosete JMen IV, e Thiago Mattos, com Sulki do Santo Antonio. Todos com apenas uma falta na soma dos dois percursos em 48s95, 50s83 e 51s77. A disputa distribui R$ 110 mil em premiação. Na manhã do domingo, 16, o GP Clássico, a 1.40 metro, teve 73 conjuntos, com 11 indo ao desempate. Em ótima atuação, sem faltas, 36s73, a vitória ficou com o jovem paulista Juliano Loureiro Carlos montando WS Kandanora Z.
No sábado, 15, a Copa Ouro, a 1.35 metro, abriu o Concurso de Salto Nacional mais antigo da Sociedade Hípica Paulista. Foram nada menos que 79 os conjuntos entre os quais 17 protagonizaram um acirrado desempate no percurso idealizado pelo course-designer internacional Gabriel Malfatti. Penúltimo em pista, o top brasiliense Luiz Felipe Pimenta Alves com Cullinnan GMS assumiu a liderança e sagrou-se campeão sem faltas em 35s69.
Colaboração: Assessoria CBH
Fotos: Luis Ruas