Empresário no segmento de sachês alimentícios, ele chegou ao nível de alto rendimento no Hipismo e coleciona conquistas importantes
Marcio Appel, 41, é o atual Campeão Brasileiro de Concurso Completo de Equitação pela CBH. Natural de Campos do Jordão/SP, hoje mora na capital paulista e tem seus cavalos no Brasil alojados no Clube Hípico de Santo Amaro. Atualmente, ele compete com quatro animais. Um deles baseado na Inglaterra, Iberon Jmen.
As provas estão suspensas, por isso Marcio tem mantido apenas os treinos dos animais PP Tarca e Favorito JT. Todos da raça Brasileiro de Hipismo. Entre os principais títulos, além de ter sido o de melhor performance em 2019, ele também é bicampeão do Ranking Brasileiro (2017 e 2018), 7° lugar nos Jogos Olímpicos Rio 2016 por equipes, Top 100 do ranking mundial e integrante da equipe Brasileira de CCE nos Jogos Equestres Mundiais em 2018 e nos Jogos Panamericanos em 2019.
Conversamos com ele, confira!
Como conheceu o cavalo
“A paixão pelos cavalos vem a gerações em minha família. Minha avó passeava a cavalo diariamente até os seus 86 anos. Assim como minha mãe era médica veterinária, apaixonada por cavalos e praticava Adestramento. Ainda posso citar meu padrasto, que jogava pólo, meu irmão, meu grande parceiro no Hipismo, e minha esposa praticava Três Tambores.
Dessa forma, comecei a montar aos 6 anos de idade na Hípica Tarundú, em Campos do Jordão. Aos 8 anos passei a treinar na escolinha do Clube Hípico de Santo Amaro e monto lá até hoje.
Nesse começo, participei de provas das categorias de base da modalidade Salto, mas nunca tive resultados relevantes. Era esforçado, mas pouco talentoso. Fui começar a evoluir no esporte depois dos 30 anos de idade, logo depois que iniciei uma preparação física e mental com o método Nuno Cobra, o mesmo treinador do Ayrton Senna”.
Hipismo/CCE
“Em 2012, estava em casa assistindo as Olimpíadas de Londres pela TV quando começou a transmitir as provas de Concurso Completo de Equitação. Em síntese, sempre considerei o CCE uma modalidade perigosa, mas quando vi na TV que a neta da rainha Elizabeth II estava competindo, pensei que não deveria ser tão perigosa assim. Naquele dia mesmo, sem nunca ter visto uma prova de CCE ao vivo, decidi que iria mudar de modalidade e que tentaria realizar meu sonho de competir nas Olimpíadas.
E assim segui até que cheguei ao nível de alto rendimento no esporte equestre. Sou um empresário, sócio-diretor da Bom Sabor, empresa líder no segmento de sachês alimentícios no país. Sempre montei como amador, mas depois que tracei esse projeto olímpico em 2012, decidi que tentaria praticar o esporte em alto desempenho. Com efeito, nunca parei de trabalhar na empresa.”
Carreira
“Nem nos meus melhores sonhos poderia imaginar que teria uma trajetória assim no CCE, sendo campeão dos principais campeonatos no Brasil e sendo integrando a equipe Brasileira nas Olimpíadas 2016, Mundial em 2018 e Pan em 2019. Agora o foco está sendo Tokyo 2021.
Tive alguns cavalos que me marcaram muito, mas sem dúvida o mais marcante é o Iberon Jmen. Estou competindo com ele desde 2014 e me levou a competir na elite do esporte mundial e a realizar meu sonho Olímpico. Ele tem uma índole incrível e um coração maior que tudo.
Ao avaliar minha carreira, aponto que uma prova que mais me marcou até hoje, sem dúvida, foram os Jogos Olímpicos em 2016. Fui o primeiro brasileiro a entrar em pista e a torcida foi a loucura. Fazer a prova de cross-country com milhares de pessoas vibrando e torcendo foi algo que me arrepio só de lembrar. Muito emocionante!
Acima de tudo, não consigo imaginar minha vida sem os cavalos. Além de serem verdadeiros parceiros, proporcionaram certamente muitos dos momentos mais marcantes de minha vida. Meus melhores amigos conheci no Hipismo, viajei para vários países para competir e até minha esposa conheci por causa dos cavalos. Agora estou lançando um livro e falo muito das lições com os cavalos”.
Novo projeto
“Acabei de terminar de escrever meu primeiro livro, que se chama ‘O Atleta e o Executivo’. Nele conto um pouco da minha trajetória e todas as lições que aprendi no esporte e no mundo corporativo. Além da minha experiência como empreendedor e esportista, passei anos estudando a biografia de grandes atletas e grandes empresários e cheguei a conclusão que eles têm muita coisa em comum na maneira de atuar e pensar.
No livro descrevo com detalhes essas lições que aprendi e que cada um de nós pode aplicar para ajudar a realizar os sonhos e objetivos na vida. O livro é um verdadeiro guia para a alta performance. Podem ter mais informações no site www.oatletaeoexecutivo.com.br.”
Por Luciana Omena
Crédito das fotos: Arquivo Pessoal