Campeão pan-americano, Marlon Zanotelli montou VDL Edgar M em atuação perfeita no único concurso nível 5* disputado em agosto
Com uma atuação espetacular Marlon Zanotelli levou VDL Edgar M à vitória no Hubside Jumping Grimaud St Tropez. O campeão pan-americano individual e por equipes em Lima 2019, saltou a 1,60m em 29 de agosto para conquistar o título.
Assim sendo, dos 46 conjuntos, 13 protagonizaram um concorrido desempate. Marlon e VDL Edgar M (foto), um sela holandês de 11 anos, cumpriram mais um percurso perfeito em 35s33. A disputa distribuiu 200 mil euros em premiação.
“Em primeiro lugar, quero agradecer a toda minha equipe que faz um grande trabalho em casa. Bem como aos proprietários do VDL Edgar M, que é um cavalo muito especial”, destaca Marlon Zanotelli. O cavaleiro lembra que com Edgar se classificou em todos os mais recentes GPs 5* que competiu. Acima de tudo, sempre estiveram perto vencer.
“Mas tem algo mais: essa é a minha primeira vitória em um GP 5*. Meu cavalo saltou maravilhosamente. Estou estou encantando, ele é um cavalo muito especial”, complementa o atleta, 32, maranhense radicado na Europa há 15 anos. O cavaleiro é o atual nº 18 do ranking mundial de Salto.
Vale lembrar, que em 3 de julho último, Marlon e VDL Edgar venceram uma prova 5* em St Tropez. “Espero retornar para a série de concursos em Grimaud agora em setembro. Quero agradecer a Sadri Fegaier e toda equipe da organização que nos permitiram trabalhar e praticar nosso esporte nesse período tão difícil. Isso é muito importante para nós e os cavalos”.
Ao lado de cerca de 20 atletas, Marlon Zanotelli está entre os fortes candidatos a uma vaga no Time Brasil de Salto nos Jogos Olímpicos de Toquio, postergados para o ano que vem.
João Victor Oliva vence em Portugal
Enquanto isso em Portugal, o cavaleiro olímpico e medalhista pan-americano João Victor Oliva garantiu uma importante conquista. O brasileiro venceu o Concurso de Adestramento Internacional CDI3* de Sintra. Montando Feel Good VO, garanhão westfalen de 8 anos, João Victor levou o Prêmio St Georges com 71,206% de aproveitamento.
Em seguida, João Victor e Feel Good VO disputaram a Intermediária I com mais um importante resultado. Nota 71,441%, conquistando o segundo posto. Os atletas foram avaliados, acima de tudo, por um seleto júri de juízes, quatro deles de categoria cinco estrelas, o mais alto nível da Federação Equestre internacional.
O evento aconteceu no Horse Center Quinta da Beloura. Palco da estreia em competições internacionais de João Victor Oliva e Feel Good VO. “Estou contente com os resultados do final de semana com Feel Good VO no Small Tour no CDI 3* de Sintra. Tudo graças a minha equipe, meu pai Victor Oliva e treinador Nuno Chaves de Almeida”, destaca o cavaleiro.
A saber, Feel Good V.O é uma das principais apostas do brasileiro de 24 anos e deve em breve começar a disputar o Big Tour (nível Grand Prix). Aliás, o animal é de sua própria criação. Os bons resultados no Small Tour vêm de encontro às expectativas do jovem, que planeja disputar a vaga olímpica reservada para o Brasil.
João Victor Oliva, a principio, já tem três índices olímpicos com outra montaria, o Puro Sangue Lusitano F-Aron de Massa. Radicado na Europa desde 2014, no início de 2020 João se transferiu da Alemanha para treinar na Academia Dressage Portugal.
Outros resultados
Em uma competição internacional para jovens talentos abaixo de 25 anos, o brasileiro Leandro Abrahão foi destaque na Holanda. Dominou o placar na série Junior – CCSIJ-A 1.20/125m. Em outras palavras, Leandro venceu com Virtual Boy Sheloa superando demais 62 conjuntos na disputa direto ao cronômetro.
E não parou por aí. Em seguida, no domingo (30), mais uma vitória para Leandro. Dessa vez conduzindo Cordovero by Marstyl. Ele ainda ficou em terceiro lugar, com Virtual Boy Sheloa. Haviam 65 conjuntos, novamente em prova ao cronômetro.
Thiago Ribas da Costa, Camila Mazza de Benedicto, Matheus Correa e Yuri Mansur honraram as cores do Brasil com diversas classificações. O feito se deu no Internacional 1* e 2* em Peelbergen, na Holanda, no início da semana (entre 24 e 26/8). Vitória no GP 1.40/1.45m de Thiago montando Kinky van´t Heike. Fez jus a excelente forma de dupla em concursos anteriores.
Já no CSI2* e 1* Opglabeek, Bélgica, o destaque foram as amazonas amadoras Ana Eliza Aguiar Ramos e Maria Elisa Gonzaga. Ana venceu e ficou em terceiro lugar com sua nova montaria Edwina Império Egípcio a 1.10m. Enquanto Maria Elisa Gonzaga foi sexta colocada a 1.25m com Zapping. Entre outras classificações da dupla, competindo na séries 1*. A melhor classificação do cavaleiro profissional André Miranda foi o segundo posto, a 1.35m, com Gemke.
Fonte: CBH e Rute Araújo
Crédito da foto de chamada: Hubside Jumping