Nata jovem do Hipismo disputa Campeonato Brasileiro

Competidores das categorias Junior, Pré-junior, Mirim, Pré-mirim e Mini-mirim estiveram em prova de Hipismo de alto rendimento no Rio de Janeiro

Maria Luiza Vieira, João Vitor de Lemos, Isadora Pastore, Fillipo Colli e Gaetan Toque são os campeões brasileiros 2020. Antes de mais nada, o Campeonato Brasileiro da Juventude aconteceu nos dias 3 e 4 de outubro. A sede foi a Sociedade Hípica Brasileira, no Rio de Janeiro. Os três primeiros colocados e o líder do ranking terão direito, acima de tudo, a clínica com Marlon Zanotelli, campeão pan-americano de Hipismo (Salto), e Philippe Guerdat, técnico do Time Brasil de Salto.

Competidores das categorias Junior, Pré-junior, Mirim, Pré-mirim e Mini-mirim estiveram em prova de Hipismo no Rio de Janeiro
Maria Luiza Vieira

Junior

Pela Junior (14 a 18 anos), a 1.40/1.45m, a medalha de ouro só foi definida no baixar da bandeirola do último conjunto a entrar para a segunda volta do GP Hélio Pessoa. Maria Luiza Martha da Silva Vieira e Acarole do Refúgio precisavam zerar a pista para ficar com o título. Assim sendo, a representante de São Paulo deixou todos os obstáculos intactos. A saber, Malu Martha, como é conhecida, já tinha a prata garantida com a tordilha Árica de Caillou. Mas arrematou o ouro mais do que merecido.

Quase uma veterana no Hipismo, Malu de 17 anos coleciona diversos títulos. “É meu primeiro campeonato na Junior e estou há pouco tempo montando essa égua. Mas eu não sei o que acontece, mesmo nervosa, quando entro na pista, consigo fazer direito”, explica a campeã que fechou com 13,25 pontos perdidos (pp) da primeira volta.

Competidores das categorias Junior, Pré-junior, Mirim, Pré-mirim e Mini-mirim estiveram em prova de Hipismo no Rio de Janeiro
João Vitor de Lemos

Pré-junior

Na categoria Pré-junior (14 a 16 anos), a 1.30/1.35m, a decisão também foi acirrada. João Vitor Gomes de Lemos levou Cristiano JMen à vitória. O cavaleiro de Brasília, filho do ginete top Geraldo Gomes de Lemos, obteve apenas um derrube trazido do primeiro percurso da decisão e 0.40 pp da primeira prova, totalizando 4,40 pp.

“Fui campeão sul americano Mirim individual e por equipes em 2019. E esse ano me dediquei muito, principalmente durante a quarentena. Estou muito feliz e agradecido a todos que torceram!”, conta o cavaleiro de 15 anos. “Se tudo seguir certinho vou fazer mais um ano de Pré-junior com o Cristiano JMen. Esse cavalo está conosco desde os 4 anos de idade e só deu alegria até agora”.

Isadora Pastore

Mirim

A categoria Mirim (12 a 14 anos), 1.20/1.25m, teve desempate para decisão da medalha de ouro e prata. Dois conjuntos de São Paulo, sem faltas ao longo dos três dias de competição, duelaram pelo título. Por fim, a amazona Isadora Pastore Resende Vilela, que em 2019 foi bronze, dessa vez levou. Isadora e Sil For zeraram o desempate em 38s70. “Esse ano eu vim para ganhar ”, comemora a campeã, de 15 anos recém completos, que dedicou o campeonato à sua égua.

Competidores das categorias Junior, Pré-junior, Mirim, Pré-mirim e Mini-mirim estiveram em prova de Hipismo no Rio de Janeiro
Gaetan Toque

Mini-mirim

No sábado (3) aconteceu a decisão do Brasileiro da Juventude nas categorias Mini-mirim e Pré-mirim. Pela Mini-mirim (8 a 11 anos), a 1/1.05 metro, cinco conjuntos fecharam as três provas totalizando, então, quatro percursos zerados. Dessa forma, a decisão contou com um emocionante desempate. Valeu a melhor aproximação ao tempo ideal de 41 segundos. Conforme a regra, só divulgado ao final.

Montando QH Elvis, o jovem talento paulista Gaetan Toque fez pista limpa, em 40s09. De tal forma que esse resultado lhe garantiu o título. “Eu não vim aqui para ganhar, mas sim me divertir. Acho que obrigação é montar bem e ficar feliz com o resultado. Portanto, ganhar é consequência”, reforça Gaetan, que ano passado foi eliminado antes da final.

Fillipo Colli

Pré-mirim

Três conjuntos terminaram o terceiro dia de prova na categoria Pré-mirim do total de cinco percursos sem faltas levando a decisão ao desempate. Assim, o catarinense Fillipo Colli, com Salamandra Chap Franciska, fez uma apresentação perfeita. Ele cruzou a linha de chegada sem faltas, em36s47, e como resultado ficou com o título. “A estratégia foi não perder tempo, fazer uma curva que a primeira concorrente não tinha feito e tentar o zero. Deu certo!”, festeja.

Competidores das categorias Junior, Pré-junior, Mirim, Pré-mirim e Mini-mirim estiveram em prova de Hipismo no Rio de Janeiro
Hélio Pessoa cercado por dirigentes e amigos em sua merecida homenagem

De olho no alto rendimento

O Campeonato Brasileiro da Juventude recebeu a visita do diretor da Secretaria de Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Luis Roberto de Moraes Duarte. Em suma, ele foi a convite de Ronaldo Bittencourt Filho, presidente da Confederação Brasileira de Hipismo. Moraes Duarte ficou muito impressionado com a determinação. E, do mesmo modo, com a capacidade de superação dos jovens concorrentes.

O diretor, que é responsável pelas categorias de base de alto rendimento da Secretaria, garantiu: “estamos empenhados em fazer o possível para dar mais dar mais visibilidade a este esporte que tantas medalhas já trouxe para o país”. De acordo com ele, não há muita verba, mas a ideia que muitos têm de que se trata de um esporte caro em que os participantes não precisam de ajuda é errônea. “Estou tentando me aproximar para entender, principalmente, onde posso tentar ajudar”.

Mais detalhes em www.cbh.org.br.

Colaboração: Assessoria de Imprensa
Crédito das fotos: Divulgação/Luis Ruas

Veja mais notícias do Hipismo no portal Cavalus

Deixe um comentário