Nelson Pessoa é um dos maiores cavaleiros do Brasil

Conhecido como Neco Pessoa, também já foi e técnico da equipe de Hipismo em duas medalhas olímpicas e hoje se dedica na formação de novos cavaleiros

Em ano Olímpico nada melhor do que conhecer um pouco a respeito de uma das lendas do Hipismo. Nelson Pessoa Filho, de 85 anos, é, sem dúvida, um dos maiores cavaleiros do Brasil.

Desde muito cedo começou a montar e a se destacar nos torneios de que participou. Logo alçou voos mais altos, como, por exemplo, a participação nos Jogos Olímpicos de Estocolmo em 1956 quando tinha 21 anos.

O carioca Nelson Pessoa, natural da capital Rio de Janeiro, foi atleta do Clube de Regatas do Flamengo. Em 1961 mudou-se para a Europa a fim de se aperfeiçoar na modalidade hípica que abraçou, o Salto.

Antes de mais nada, o apelidaram de ‘Feiticeiro’ devido ao estilo que usava para conduzir os animais que montava. Diziam na época que parecia ser uma obra de encantamento.

No Salto, então, conquistou pela primeira vez a medalhas de ouro por equipe e de prata no individual nos Jogos Pan-Americanos de 1967, em Winnipeg, Canadá. Ainda como atleta, participou dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 1964. Nessa oportunidade, aliás, foi o único representante do Brasil encerrando sua participação com o quinto lugar.

Ao todo ele disputou cinco Olimpíadas: Estocolmo, Tóquio, Cidade do México (1968), Munique (1972) e Barcelona (1992 – essa, a sua última como atleta). Além disso, em Barcelona momento histórico para o Hipismo brasileiro e para sua carreira, já que estava ao lado do filho Rodrigo Pessoa.

Nelson Pessoa, também já foi e técnico da equipe de Hipismo em duas medalhas olímpicas e hoje se dedica na formação de novos cavaleiros
Em 1968 – Foto: Ron Kroon

Formador de campeões

Entre outros títulos, Nelson Pessoa foi ainda campeão europeu, quatro vezes campeão brasileiro, sete vezes campeão (recorde de vitórias) do Derby de Hamburgo, tricampeão do Derby de Hickstead e vencedor de aproximadamente 150 GPs na Europa.

Juntamente com as experiências em Olimpíadas, bagagem de sobra para continuar a carreira como mestre de novos campeões. Dessa forma, nas edições seguintes à sua despedida como atleta, em Atlanta (1996) e Sydney (2000), Nelson Pessoa foi o treinador da equipe brasileira que conquistou as medalhas de bronze por equipe no Salto.

Atlanta, aliás, foi a primeira medalha olímpica do esporte equestre brasileiro. Ano em que foi técnico do seu filho na conquista dele do título de campeão do mundo em 1998 e da medalha de ouro nos Jogos de Atenas 2004.

Nessa altura da carreira, já tinha experiência como técnico de várias equipes na Europa, no Oriente Médio e no Brasil. Atualmente, Neco segue trabalhando como treinador e preparador de equipes de alto nível.

Fonte: Comissão de Atletas, CBH, Wikepedia
Na foto de chamada: Nelson Pessoa em 1974 | Crédito: Show Jumping Nostalgia

Veja histórias de outros Legends no portal Cavalus