Pódio em Portugal para o Brasil no Adestramento

João foi o único brasileiro no CDI3* em Abrantes

Com seu novo cavalo, o Lusitano Xiripiti TVF, o olímpico João Victor Marcari Oliva venceu o Concurso de Dressage Internacional (CDI3*) em Abrantes, Portugal, e registrou índice para os Jogos Equestres Mundiais em seu primeiro desafio internacional de 2018. Ele foi o único brasileiro na competição, que aconteceu entre dos dias 23 e 25 de março. Aos 22 anos, cavaleiro é o principal nome do Hipismo Adestramento no Brasil na atualidade. Ele segue firme em busca de uma vaga no time verde-amarelo para o WEG, a Olimpíada do Cavalo, que acontece em setembro, nos Estados Unidos.

Joao Victor Oliva com Xiripiti TVF

No CDI3* Abrantes, o atleta conquistou a faixa de campeão no domingo, 25, com a soma dos resultados das duas provas que participou: o Grand Prix e o Grand Prix Special. No GP, realizado no sábado, 24, foi vice-campeão com a nota média final de 67,783%, obtendo, consequentemente, o primeiro índice com Xiripiti TVF rumo ao WEG. O conjunto também obteve o índice da Federação Equestre Internacional (66%) com os dois juízes FEI 5*: 66,413% com Vicenzo Truppa, da Itália, e 66,087% com Bernard Maurel, da França. No Grand Prix Special, realizado hoje, o conjunto foi campeão com a nota média final de 69,277%.

João Victor Marcari Oliva e Xamã dos Pinhais

João Victor Oliva começou a treinar com Xiripiti TVF há pouco mais de um mês. Segunda opção de montaria do jovem talento em GP, Xiripiti TVF vem de campanha brilhante nas pistas com a amazona portuguesa Maria Caetano Couceiro, inclusive, conjunto Campeão Nacional de Dressage em Portugal em 2013. O brasileiro, filho da ex-jogadora de basquete Hortência Macari, e do empresário e criador Victor Oliva, também se apresentou no CDI3* Abrantes com Xamã dos Pinhais, registrando 65,152% no GP. Este conjunto já soma cinco índices para os Jogos Equestres Mundiais. O evento teve como palco o Centro Equestre de Vale de Ferreiros.

João Victor Oliva, que reside na Alemanha desde 2014 e passa uma breve temporada em Portugal com o treinador e juiz quatro estrelas da Federação Equestre Internacional (FEI), Carlos Lucas Lopes, volta às pistas em outros três concursos internacionais em terras lusas: CDI3* Alter do Chão (20 a 22/4) e CDI3* Companhia das Lezírias (03 a 05/5) – que como o CDI3* Abrantes fazem parte da Rota Lusitana/Rota Internacional de Dressage -, além do CDI3* de Cascais (18 a 20/5).

Colaboração: Assessoria de Imprensa
Fotos: Rui Pedro Godinho/Divulgação

Deixe um comentário