A primeira, das quatro qualificativas, aconteceu durante o Internacional de Adestramento na Sociedade Hípica Paulista em São Paulo
Seis conjuntos atingiram o índice mínimo estabelecido pela CBH. Entre eles, João Victor Oliva com Biso das Lezírias venceu as duas provas do Small Tour e Pedro Tavares de Almeida com Aoleo, duas do Big Tour. A primeira qualificativa foi realizada dias 16 e 17 de março na Sociedade Hípica Paulista, em São Paulo. Serão, ao todo, quatro Internacionais de Adestramento qualificativos para os Jogos Pan-americanos 2019, em Lima, Peru.
Diferenças mínimas de pontuação definiram o pódio do primeiro desafio do Adestramento para a formação do Time Brasil que visa estar nos Jogos Pan-Americanos, entre 26/7 e 11/8. O retrospecto do Brasil é bom, temos quatro medalhas de bronze por equipes em Pan: México 1975, Caracas 1983, Rio de Janeiro 2007 e Toronto 2015. Além de um bronze individual em 1983.
Entraram no picadeiro atletas olímpicos, medalhistas pan-americanos, integrantes da equipe que garantiu a vaga no Pan 2019 em novembro passado na Argentina e novos candidatos às equipes internacionais. O Concurso de Adestramento Internacional – CDI2* Laffrangi – teve 13 conjuntos inscritos.
A equipe brasileira no Pan contará com quatro conjuntos e deve ter no mínimo um conjunto de nível Big Tour (Grand Prix). As outras três vagas podem ser preenchidas por conjuntos nível Small Tour (St Georges e Intermediate I).
No Small Trour, dos dez competidores, cinco atingiram o índice mínimo de 69% estabelecido pela CBH nas reprises St Georges e Intermediate I: João Victor Oliva / Biso das Lezirias, que venceu a St Georges e Intermediate I, respectivamente, com 71,863% e 69,951%; Mauro Pereira da Silva Junior / Don Enrico AMM, duas vezes em segundo lugar com 70,245%.
E ainda: Yara do Amaral Fernandes / Dileto HI, duas vezes terceira colocada com 69,608% e 69,265%; Paulo Cesar dos Santos / Espartano LS, 5º e 4º colocado com 69,216% e 69,118%; e Luiza Tavares de Almeida / Baluarte do Vouga, 4ª e 5ª totalizando 69,412% e 69,118%.
O Big Tour teve participação de três conjuntos no Grand Prix, válido como qualificativa para os Jogos. Somente Pedro Manuel Tavares de Almeida montando Aoleo, que registrou 68,007%, atingiu o índice mínimo estabelecido pela CBH. No Grand Prix esse índice é de 68%. Leandro Aparecido da Silva com Dicaprio chegou perto com 67,971%.
“Iniciamos bem as seletivas com vários conjuntos atingindo o índice mínimo estabelecido pela CBH e acreditamos que podemos melhorar ainda mais nas próximas qualificativas. Nosso objetivo é chegar no Pan de Lima com uma equipe competitiva para buscar medalha e consequentemente vaga para o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio”, observou Sandra Smith de Oliveira Martins, diretora de Adestramento da CBH e juíza FEI4*.
“Contamos com um grupo top, um time jovem com experiência olímpica e medalhistas pan-americanos, mas ainda podemos melhorar bastante e temos conquistas históricas a serem batidas”, completou Sandra, em uma referência ao bronze individual conquistado por Orlando Facada/Premiado no Pan de Caracas, Venezuela.
Entre os destaques, com certeza, está João Victor Oliva, 23, que está morando na Alemanha, mas passa esse primeiro semestre no Brasil disputando as qualificativas. “Estou montando o Biso das Lezírias há apenas três meses. Ele aprende com facilidade e acredito que vamos melhorar ainda mais. Nosso objetivo é integrar o time no Pan, para isso voltei para uma temporada no Brasil”, conta.
“Treino duas vezes por dia na Sociedade Hípica Paulista e conto com uma equipe top que tem o Paulo Caetano, de Portugal, como meu treinador para este cavalo, a treinadora Sandra Albuquerque, o cavaleiro Leandro Silva, o veterinário Henrique Macedo e os tratadores João e Tonho”. Biso das Lezírias foi confiado a João Victor por sua proprietária, Bárbara Laffrangi. “Sou muito grato a Barbara que acreditou no meu trabalho e me confiou este super cavalo”, completa o atleta.
A segunda seletiva acontece entre 27 e 28 de abril, na Sociedade Hípica Paulista, também na capital. As demais também estão agendadas: entre 24 e 26 de maio; e 21 a 23 de junho, novamente na Hípica Paulista.
João Paulo dos Santos com Carthago Comando SN, melhor resultado do Time Brasil, medalha de ouro em novembro de 2018 na Argentina conquistando a vaga no Pan 2019, já está pré-qualificado para a competição na Small Tour. João Paulo não participou dessa primeira qualificativa em 2019, mas deve se apresentar nas próximas três e confirmar boa forma. Atletas em atividade no Exterior como Giovana Pass e Rodolpho Riskalla também concorrem a uma vaga no Pan.
Salto
O Palm Beach International Equestrian Center se torna, durante três meses, o maior point do Hipismo na América. Brasileiros, e competidores de vários níveis técnicos e idades, estão em Wellington, Flórida, desde janeiro para a mais longa e maior competição do Hipismo mundial. A cada semana, competições diferentes, com premiações variadas, deixam a programação intensa no complexo.
A décima, de 12 semanas, aconteceu de 13 a 17 de março. Na prova importante da rodada, o Horseware Ireland Grand Prix CSI 3 *, no sábado, 16, com US$ 134.000,00, o melhor resultado para o Brasil foi o nono lugar de Francisco Musa. Com Catch Me Imperio Egipcio registrou 4 p.p. na primeira volta em 76s47. Um dia antes, Fabio Leivas, com Randon Pleasure, foi segundo lugar, 59s35. Na quinta-feira, 14, Musa tinha participado do Equinimity WEF Challenge Cup e ficado em quinto com Imperio, 4 p.p. na segunda volta, 39s05.
Colaboração: Assessoria de Imprensa CBH
Foto de chamada: João Victor Oliva em ação com Biso das Lezirias. Crédito: Érica Costa