Programa de intercâmbio promove o desenvolvimento de novos atletas na França

Saiba como participar do ‘Young Riders’, projeto que vai levar brasileiros para uma experiência única na Europa em 2023

Já pensou participar de um intercâmbio na França? Essa é a proposta do ‘Young Riders’, programa que tem como gestor o veterinário (FEI4*) Guilherme Ferreira Santos, com o apoio da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), através de seu presidente Fernando Sperb, e pelo diretor de Enduro Marcelo Ulsenheimer. O projeto de intercâmbio, que vigorou de 2005 a 2010, foi reabilitado pelo veterinário, e a meta agora é levar cinco atletas brasileiros para viver essa experiência no outro lado do oceano, no ano de 2023. Está logo aí.

Para participar, os candidatos devem ter de 16 a 21 anos de idade e estarem qualificados para participar de provas de 100km CEI*. A primeira etapa, consistem em um treinamento no Brasil, que atesta competências atléticas. Na fase seguinte, os atletas participam das provas internacionais na França. O Young Riders ainda recebe cinco atletas franceses no Brasil, que vêm para disputar provas nacionais, promovendo a troca de experiências e vivências entre brasileiros e estrangeiros.

“Fora do país, existem peculiaridades diferentes que são importantes para a formação do atleta”, afirma Santos. Em maio de 2022, cinco atletas brasileiros participaram do programa e foram para a França para competir em Castell Sagrat, e os franceses vieram ao Brasil para participar de prova do Haras Albar. Eles ainda puderam desfrutar de passeios por outros haras da região e vivenciar o dia a dia das propriedades.

“A nossa ida à França foi muito positiva, os brasileiros conheceram um novo mundo e é impressionante como evoluíram”, avalia o veterinário. Para a temporada 2023, os idealizadores estão buscando interessados. Para participar, basta entrar em contato com a CBH e iniciar a preparação. “É um programa muito importante, que colabora com o desenvolvimento de atletas e fomenta o esporte”, finaliza Guilherme.

Entre em contato através do telefone: 11 99247-5926 com Guilherme Santos ou 41 9108-7149 comMarcelo Ulsenheimer.

Por Camila Pedroso / Redação Cavalus

Fotos: Divulgação

Leia mais sobre Hipismo aqui.