Já pensou participar de um intercâmbio na França? Essa é a proposta do ‘Young Riders’, programa que tem como gestor o veterinário (FEI4*) Guilherme Ferreira Santos, com o apoio da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), através de seu presidente Fernando Sperb, e pelo diretor de Enduro Marcelo Ulsenheimer. O projeto de intercâmbio, que vigorou de 2005 a 2010, foi reabilitado pelo veterinário, e a meta agora é levar cinco atletas brasileiros para viver essa experiência no outro lado do oceano, no ano de 2023. Está logo aí.
Para participar, os candidatos devem ter de 16 a 21 anos de idade e estarem qualificados para participar de provas de 100km CEI*. A primeira etapa, consistem em um treinamento no Brasil, que atesta competências atléticas. Na fase seguinte, os atletas participam das provas internacionais na França. O Young Riders ainda recebe cinco atletas franceses no Brasil, que vêm para disputar provas nacionais, promovendo a troca de experiências e vivências entre brasileiros e estrangeiros.
“Fora do país, existem peculiaridades diferentes que são importantes para a formação do atleta”, afirma Santos. Em maio de 2022, cinco atletas brasileiros participaram do programa e foram para a França para competir em Castell Sagrat, e os franceses vieram ao Brasil para participar de prova do Haras Albar. Eles ainda puderam desfrutar de passeios por outros haras da região e vivenciar o dia a dia das propriedades.
“A nossa ida à França foi muito positiva, os brasileiros conheceram um novo mundo e é impressionante como evoluíram”, avalia o veterinário. Para a temporada 2023, os idealizadores estão buscando interessados. Para participar, basta entrar em contato com a CBH e iniciar a preparação. “É um programa muito importante, que colabora com o desenvolvimento de atletas e fomenta o esporte”, finaliza Guilherme.
Entre em contato através do telefone: 11 99247-5926 com Guilherme Santos ou 41 9108-7149 comMarcelo Ulsenheimer.
Por Camila Pedroso / Redação Cavalus
Fotos: Divulgação
Leia mais sobre Hipismo aqui.