Entre 7 e 11 de maio, o Badminton Horse Trials, na Inglaterra, criado em 1949 e considerado o Internacional Concurso de Hipismo Completo CCI5*-L mais famoso do mundo, contou com a participação do medalhista pan-americano Rafael Losano, 27, cavaleiro de Rio Claro no interior paulista radicado na Inglaterra há cerca de uma década.
O Hipismo Completo – modalidade conhecida como “eventing” em inglês – é disputado em três fases: Adestramento, Cross Country e o Salto. Dos 100 participantes que iniciaram a competição, 54 chegaram ao final após as respectivas fases do Adestramento, Cross Country e Salto. Rafael e Withington, cavalo anglo-europeu de 14 anos, fizeram bonito. No Adestramento, a dupla fechou com 66% no Adestramento, equivalente a 34 pontos perdidos. No sempre decisivo Cross-Country que contou com 6,670 km de extensão e tempo limite de 11min40, Rafael e Withington cruzaram a linha de chegada sem penalidades nos obstáculos e ultrapassaram o tempo limite em 57 segundos, computando 22,8 pontos perdidos (pp). Finalmente, no Salto, após a devida aprovação na inspeção veterinária, a dupla fechou com 14 pp, totalizando 70,8 pp, resultado que o colocou na importante 31ª colocação na classificação geral. Cerca de 200 mil pessoas assistiram a competição, apontando para força e tradição da modalidade na Inglaterra.
Com esse resultado, Rafael Withington garantiu o MER – Mininum Eligibilty Requirement (mínimo de 55% no adestramento, percurso sem faltas no cross, sem ultrapassar o tempo em mais de 100 segundos no caso do CCI5*-L e no máximo 16 pp no Salto), ou seja, o 1º índice técnico para o Mundial 2026 em Aachen, na Alemanha. Cavalos que obtiveram o CCI5*-L precisam agora completar um somente em mais um CCI4*-S/L para garantir a qualificação técnica definitiva e é esse o plano de Rafael com Whithington, que está como o cavaleiro há menos de 2 anos.
O Withington recém completou 14 anos de idade, mas ainda é relativamente novo nesse nível de competição, pois não competiu durante a pandemia. “Na Olimpíada fizemos nosso primeiro 5 estrelas e agora em Badminton. Agora minha ideia é preservá-lo para o Mundial e, por isso, quero competir somente em Concursos 4* estrelas curtos até lá”, disse Rafael, que competiu em Badminton, acompanhado de perto pelo técnico do Time Brasil, o britânico William Fox Pitt, medalhista olímpico por equipes, campeão mundial por equipes, bicampeão do Badminton Horse Trials e hexacampeão no não menos importante Burghley Horse Trials, entre outras conquistas.
“O William me acompanhou em Badminton desde antes da competição e em todas as fases”, destacou Rafael. “Quero agradecer a toda minha equipe RA Equestrian e também ao time Fox Pitt Eventing”. ressaltou Rafael, que se firma como um dos principais nomes da nova geração do Hipismo Completo brasileiro.
Por: Assessoria de Imprensa CBH
Foto: Arquivo Pessoal
Leia mais notícias aqui.