Hipismo

Saíram os primeiros vencedores do Internacional Indoor SHP de Salto

O Indoor conta com 32 provas tem premiação de R$ 440 mil, recorde na temporada 2019

Nessa terça-feira, 24 de setembro, foi dada largada ao 29º Concurso de Salto Internacional e Nacional CSI-W e CSN Indoor na Sociedade Hípica Paulista, em São Paulo. No primeiro dia de competição foram disputadas quatro provas. Esse ano, a armação dos percursos está a cargo do renomado course-designer francês Frederic Cottier, armador dos Jogos Equestres Mundiais 2014 na Normandia.

Na principal disputa, a 1.40 metro, o cavaleiro top José Roberto Reynoso Fernandez Filho com Criz Wood Guabi Protécnica (foto) foi vencedor sem faltas no desempate na ótima marca, de 40s96. Dos 47 conjuntos, sete habilitaram-se ao desempate. Em segundo lugar chegou a paranaense Luciana Camargo montando Cayana B JMen II, sem faltas, em 44s32.

No mesmo dia, o cavaleiro pan-americano Artemus de Almeida com Acanthus JMen venceu a prova para Cavalos Novos 7/8 anos, a 1.45 metro, sem faltas em 27s90. Guilherme Dutra Foroni com Chloe Jmen, foi segundo, seguido por Luciana Camargo apresentando Chamboard JMen, ambos com pista limpa, 29s02 e 29s04.

Vitor Teixeira com Amazing Blue Império Egípcio: vencedor a 1.35 metro

Na prova a 1.35 metro, direto ao cronômetro, o veterano e campeão pan-americano Vitor Alves Teixeira levou Amazing Blue Império Egípcio à vitória com percurso limpo, em 61s50. O jovem talento pernambucano radicado em São Paulo Paulo Miranda com Catherine C Mene chegou em segundo lugar, sem faltas, 62s01.

Ainda na noite dessa terça,aconteceu a primeira do Desafio Internacional de Amadores com representantes de seis países. Os estrangeiros montam cavalos emprestados. A equipe campeã será conhecida no sábado, 28. Das 32 provas programadas até domingo, 29, a principal disputa é o GP, a 1.50/1.60 metro, fechando o cronograma.

Essa prova será válida como seletiva da liga sul-americana para a Final da Copa do Mundo 2020 em Las Vegas e quinta etapa do ranking brasileiro senior top 2019. Esse GP passou a ter um Troféu Perpétuo, que leva o nome de Jayme Loureiro, ex-presidente da SHP responsável pela construção do picadeiro coberto inaugurado em 1965.

Picadeiro Indoor Jayme Loureiro Filho: palco do Indoor

Após de três das seis etapas da Liga Sul-americana para a Copa do Mundo 2020, a liderança está com Flavio Grillo Araujo, 30 pontos, seguido por Pedro Paulo Lacerda, 27 pontos, Karina Johannpeter e Lúcio Osório, empatados com 25 pontos, todos do Brasil. Até o momento, 47 atletas do Brasil, Chile, Argentina e Uruguai estão concorrendo pelas vagas.

No ranking brasileiro senior top, após quatro de nove etapas, o carioca Marcello Ciavaglia, lidera com 112,5 pontos. Seguido de perto pelo paulista José Roberto Reynoso Fernandez Filho, 112 pontos, pelo brasiliense Flávio Grillo, 97,5 pontos e por Guilherme Foroni, 96 pontos, que vem de vitória na quarta etapa.

Outro destaque do evento é a sexta etapa do Longines Extreme Teams Challenge, campeonato inédito organizado pelo cavaleiro olímpico Doda Miranda. Logo após essa disputa, haverá uma homenagem para os campeões pan-americanos do Salto e medalhistas do Concurso Completo e Adestramento, respectivamente, prata e bronze por equipes.

Participantes do Global Amateur na arena do Indoor

Marlon Zanotelli, Pedro Veniss e Eduardo Menezes, três dos cinco integrantes do Time Brasil ouro no Pan de Lima 2019 prestigiam a competição. A boa nova no Salto é que Rodrigo Pessoa, campeão olímpico 2004 e tricampeão da Copa do Mundo, que ficou de fora da Rio 2016, vai concorrer por uma vaga no Time Brasil e pode garantir sua sétima participação em Jogos Olímpicos.

O Indoor SHP é um super evento do calendário, primando pela plataforma de entretenimento e relacionamento com áreas vips para patrocinadores e convidados, boulevard de lojas, atrações musicais, shows equestres das modalidades volteio, adestramento, rédeas e atrelagem. Outra atração à parte é voltada para os pequenos com a mais completa área kids e passeio em pôneis.

Fique por dentro: @sociedadehipicapaulista.

Colaboração: Assessoria de Imprensa
Fotos: Luis Ruas e Gabriela Lutz

X