Salto: Bernardo Alves e Marlon Zanotelli vencem na Europa

Na reta final de observação e seleção do Time Brasil de Salto para os Jogos Olímpicos, cavaleiros brasileiros garantem importantes conquistas

Domingo (23) de ‘show’ dos cavaleiros brasileiros de Salto na Europa. Duas vitórias e um quarto lugar de Bernardo Alves e Marlon Zanotelli deram, novamente, visibilidade ao Hipismo brasileiro em pistas internacionais.

Assim, no Internacional 4* Bourg en Bresse, na França, Bernardo Alves sagrou-se campeão do GP, 1.55m. Montando El Torreo de Muze, um sela belga de 11 anos, sem faltas na decisão, marcou 41s65. Dos 50 conjuntos, somente dois foram ao desempate.

“A primeira vez que saltamos um GP2* vencemos, a primeira vez que saltamos um GP3* também vencemos. E agora, em um GP4*. Espero seguir assim daqui a duas semanas no GP5* de St Gallen”, comenta Bernardo Alves. Aos 47 anos, o cavaleiro é bicampeão pan-americano por equipe e integrante do Time Brasil em Mundiais e Jogos Olímpicos.

Enquanto isso na Espanha, Marlon Zanotelli foi o destaque. Com sua nova montaria Obora´s Chloe, foi campeão do GP Copa del Rey, a 1.50m. Sem faltas, o atleta brasileiro de Salto marcou 39s71. Dos 39 conjuntos, 11 foram ao desempate. A prova fechou o Global Champions Tour em Madrid.

Vale lembrar que a Marlon Zanotelli é, antes de mais nada, dono de dois ouros no Pan Lima 2019 e atual melhor brasileiro no ranking mundial. No sábado (22), Marlon levou VDL Edgar, sua principal aposta para a Olimpíada de Tóquio, ao quarto posto no GP Longines Madrid, a 1.60m.

Bernardo Alves e Marlon Zanotelli vencem na Europa; reta final de observação e seleção do Time Brasil de Salto para os Jogos Olímpicos
Bernardo Alves (fotos), Marlon Zanotelli e outros brasileiros brilharam na Europa na rodada da semana

Outros resultados

Na Itália, no Internacional 3* Gorla Minore, o domingo (23) foi do cavaleiro pan-americano Felipe Amaral. Apresentando Germanico T foi vice no GP, 1.50m. Estiveram em pista 59 conjuntos, com oito no desempate. Felipe e Germanico T zeraram em 42s42 ficando em segundo lugar.

O melhor resultado do Internacional 3* Opglabbeeck, na Bélgica, foi de Eduardo Menezes. No GP, a 1.55m, domingo (23), levou H5 Elvaro ao vice-campeonato. Dos 60 conjuntos, 12 habilitaram-se ao desempate. A dupla, então, marcou 35s11 sem faltas. A saber, eles fizeram uma ótima temporada nos Estados Unidos e acabaram de chegar à Europa.

Carlos Ribas, o Cacá, também venceu na Bélgica. Em prova a 1.40m de valores, em dupla com Kartouzo van´t Kathof, honrou as cores do Brasil. Marcou 53s01 de tempo no seu percurso campeão.

Fechando o Internacional 2* de Bonheiden, também na Bélgica, dois brasileiros emplacaram no GP. Dos 51 conjuntos, 12 foram ao desempate. Thiago Ribas da Costa e Kassandra van´t Heike, fecharam na 4ª colocação, sem faltas, 37s81. Enquanto André Reichmann com Quinetto Z garantiu o quinto posto, pista limpa, 38s15.

Time Brasil foi terceiro na primeira Copa das Nações de 2021 – Foto: Arquivo Pessoal

Reta final para Tóquio

Entre 26 e 30 de maio, o Time Brasil larga na Copa das Nações do CSIO5* de Roma. Equipe formada por Rodrigo Pessoa, Yuri Mansur, Luiz Francisco de Azevedo e Luis Felipe de Azevedo Filho. Dessa forma, o País entra na reta final de seleção e observação para formação da equipe que irá aos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Nas primeiras duas semanas de junho, o Brasil também disputará outras duas Copa das Nações 5*, uma em St Gallen (Suíça) e a outra La Baule (França). Assim como estará também e uma 3*, em Peelbergen (Holanda).

A comissão técnica do Time Brasil de Salto tem até 21 de junho para enviar a lista de atletas nomeados para os Jogos Olímpicos e a equipe precisa estar definida até 5 de julho. Além do técnico Philippe Guerdat, a comissão tem Pedro Paulo Lacerda, chefe de equipe, Rodrigo Sarmento, diretor técnico, e o conselheiro Nelson Pessoa.

Fonte: Assessoria de Imprensa CBH
Crédito da foto de chamada: Divulgação/Jumping International Bourge en Bresse

Veja mais notícias do Hipismo no portal Cavalus