Neste final de semana, ocorreu mais uma observatória para a formação do Time Brasil para os Jogos Pan-americanos 2023 de Salto que serão realizados no Chile. O Concurso de Salto Nacional SHP, o GP Troféu Nelson Pessoa Filho, a 1.50/1.60m, lotou a Sociedade Hípica Paulista na tarde deste domingo (2/4).
A disputa distribuiu R$ 200 mil em premiação e foi a largada do ranking senior top 2023.
Dos 39 conjuntos, conforme a regra, 12 habilitaram-se para a segunda e decisiva volta. Sagrou-se campeão Guilherme Foroni e Cornet Prince JMen, únicos a completarem os dois percursos sem faltas.
O vice-campeonato e a terceira colocação ficaram com Stephan Barcha. Montando Chevaux Chantily JMen, o carioca que compete por Brasília fechou com apenas um derrube na primeira volta e percurso limpo na segunda em 50s59 e 55s20, respectivamente. O terceiro lugar foi em conjunto com Goldfinger.
A disputa foi válida pela largada do ranking senior top 2023 e observatória para formação do Time Brasil nos Jogos Pan-americanos 2023 no Chile. Pedro Paulo Lacerda, chefe de equipe do Time Brasil de Salto, acompanhou de perto a competição.
Mais disputas de Salto no sábado
No sábado (1/4), o Clássico, a 1.45m, fechou o penúltimo dia Concurso de Salto Nacional 5* 7º SHP Open na Sociedade Hípica Paulista. Foram 56 os conjuntos em pista entre os quais 15 foram ao desempate, incluindo somente uma amazona: a carioca Stephanie Macieira.
Stephanie montou Kan Kan du For e garantiu o topo do pódio, sem faltas, 39s12. O vice-campeonato ficou com Rodrigo Sarmento montando Daughter of Cool GMS. O conjunto cruzou a linha de chegada com pista limpa, em 39s53.
Também andando na mesma casa decimal, 39s72, sem faltas, o cavaleiro olímpico Stephan Barcha, com Chellsini II Z emplacou no terceiro lugar.
O Ranking Brasileiro Senior Top 2023
Até a sétima das 10 etapas do ranking brasileiro Senior Top em 2023, todos os GPs são válidos como observatórias para formação do Time Brasil de Salto nos Jogos Pan-americanos 2023, que será realizado entre 20/10 e 5/11.
Lembrando que a competição por equipes habilita os primeiros três países para os Jogos Olímpicos Paris 2024.
Reprodução Assessoria de imprensa CBH.
Fotos: Reprodução / Luis Ruas
Leia mais notícias aqui.