A cada ano, o Concurso de Salto Nacional no JL Sítio Chuin é o festejado ponto de encontro para cavaleiros e amazonas convidados em Camaçari, na Bahia. No sábado, 1/11, a Copa Ouro Troféu Daniel Andrade (in memoriam), a 1.40m, fechou a badalada competição na pista de grama do Sítio Chuín Estoril JL. Foram 11 os cavaleiros habilitados para a disputa e não deu outro: o olímpico e atual campeão pan-americano Stephan Barcha venceu com Chevaux Daughter of Gool sem faltas em 48s28 e foi o mais rápido com o craque dos craques Chevaux Zilverstone, o “Zilverbala”, que mais uma vez foi de longe o mais veloz e com uma faltinha que não faz diferença em seu currículo fechou em 5º lugar.
Sagrou-se vice-campeão o mineiro Sérgio Marins apresentando LF Dora e a brasiliense Roberta Bacha montando Chevaux Condoctro TW garantiu o 3º posto, ambos sem faltas, respectivamente em 52s02 e 53s41.

Stephan Barcha
Stephan Barcha e Chevaux Zilverstone, que foi o último a largar, e quando terminou deixou a sela que foi logo retirada dando início às homenagens ao craque, fenômeno em pistas brasileiras. Zilverstone ou Zilverbala, sela holandês de 21 anos dos quais há oito sob a sela de Stephan, foi campeão em todos os concursos em que passou, só em vitórias já são mais de 60: campeão em Copas Ouro, Clássicos e GPS nos principais concursos pelo Brasil afora e também tricampeão na Copa Estoril JL Sitio Chuin. Zilverbala jamais será esquecido e agora vai ter a merecida aposentadora com todo carinho da família Barcha e os amigos da equipe Chevaux.
Este ano, o evento – CSN COPA RJ, Estoril JL Sítio, 4ª Etapa Circuito Norte Neste e final do Ranking Baiano foi válido pelo Troféu Daniel Sampaio Andrade (in memoriam), empresário, querido cavaleiro e criador de cavalos BH. Durante a homenagem, Andrea Andrade, esposa de Daniel, subiu ao pódio com o “Troféu Árvore da Vida” dedicado a Daniel ao lado do campeão Stephan, do anfitrião Josenilton Oliveira Santos e demais classificados. Constantino Scampini, presidente da CBH no ciclo Los Angeles 2028, também prestigiou a competição.

Sobre Daniel Andrade
Bem-sucedido empresário soteropolitano, Daniel também era profundamente dedicado ao hipismo, especialmente à criação de cavalos em seu Haras GB. Entre seus principais cavalos estão as éguas GB Celine — que representou o Brasil na Copa do Mundo de 2019 com Luís Felipe Pimenta Alves e competiu posteriormente com o cavaleiro português Rodrigo Giesteira de Almeida — e GB Diamantina, atualmente sob a sela do cavaleiro olímpico Marlon Zanotelli, motivo de grande orgulho para seu criador e símbolo da excelência da criação nacional.
Acima de tudo, Daniel – falecido precocemente em 22 de junho de 2025 – era admirado e querido por todos que tiveram o privilégio de sua amizade e convivência.
Fonte: CBH
Fotos: Divulgação/Giovany Gomes
Leia mais notícias aqui.