O cavaleiro olímpico brasileiro Yuri Mansur vem com tudo neste início de temporada 2025. Montando Vitiki, o hannoverano “fenômeno” de 17 anos, Yuri faturou o Prêmio 5* Championat Leipzig, a 1.55m, na Alemanha, no último sábado, 18/1. Estiveram a postos 47 conjuntos top, 11 foram ao desempate, entre os quais quatro voltaram a zerar. Primeiro a largar, Yuri e Vitiki registraram 39s14, resultado que permaneceu imbatível até o final. Há uma semana, em 11/1, a dupla havia garantido o bicampeonato no Championat City of Basel, na Suíça.
Sagrou-se vice-campeão o cavaleiro olímpico holandês Willem Greve com Grandorado N.O.P., com o tempo de 40s38, e a 3ª posição coube ao italiano Giacomo Casedel montando Marbella du Chabli, que cruzou a linha de chegada em 44s62. A armação foi do renomado alemão Frank Rothenberger e distribuiu 90 mil euros, cerca de 562 mil reais, com a fatia de 140,526 mil destinada ao campeão.
Yuri Mansur e Vitiki
A história de Yuri Mansur com Vitiki vem de longe e foi marcada por um acidente em Aachen, em 2018, no qual Vitiki sofreu uma fratura em um dos anteriores. Superando todas as expectativas, ele voltou ao esporte de alto nível após dois anos. “Estou muito, muito feliz”, declarou Yuri Mansur, radiante, à mídia local. “Nos últimos meses, trabalhei muito na velocidade nos desempates. Como primeiro a entrar no desempate, queria, obviamente, ser o mais rápido possível, mas sem arriscar demais, porque um erro poderia abrir as portas para a vitória dos outros competidores. A tática deu certo!”, comemorou Yuri, atual nº 52 do ranking mundial e que vem garantindo importantes para subir no ranking após a nova contagem em final de janeiro de 2025.
Por Assessoria de Imprensa/CBH
Fotos: Divulgação/Stephan Lafrentz
Leia mais notícias aqui.