Hipismo

Zé Roberto Reynoso tornou-se tricampeão Brasileiro Senior Top

Sociedade Hípica Paulista foi palco do Campeonato Brasileiro de Seniores no final de semana

O sábado, 27 de outubro, foi dia de final do Campeonato Brasileiro de Seniores 2018 em três categorias. Em jogo, os títulos das categorias Senior Top, a 1.55 metro, Senior, 1.45 metro, e Senior Especial, a 1.35 metro. A Sociedade Hípica Paulista, na capital sediou mais esse importante momento do Hipismo brasileiro.

Zé Roberto Reynoso
José Roberto Reynoso Fernandez Fº com Azrael W: campeão senior top

Na principal disputa Senior Top, o cavaleiro olímpico paulista José Roberto Reynoso Fernandez Filho, com Azrael W, teve 100% de aproveitamento: vitória na primeira parcial, com dois percursos idênticos, e GP, com dois percursos distintos. Fechando a competição como único conjunto a ter as quatro pistas sem faltas.

Com esse resultado, Zé Roberto garantiu o tricampeonato Brasileiro Senior Top, para atletas de alto rendimento. Ele havia ganho em 2015 e 2016, e agora 2018. O cavaleiro disparou na liderança do ranking brasileiro da categoria após sete de nove etapas. Por estar no topo do ranking, está convocado para integrar o Time Brasil na qualificativa sul-americana para Jogos Pan-americanos 2019, em novembro na Argentina.

Stephan Barcha com Quisling Pedreira Joter

“Sem dúvida é uma alegria muito grande. O Azrael W ficou quase um ano sem saltar. Retornamos e vencemos o GP do Indoor, em setembro. E vencemos o Brasileiro mais uma vez”, destacou Zé Roberto, que integrou o Time Brasil em Londres 2012. “Só tenho a agradecer a veterinária Dra Priscila Azevedo e equipe, os tratadores que não mediram esforços na recuperação do Azrael”.

O vice-campeão é Stephan Barcha, que defendeu o Brasil na Rio 2016, montando Quisiling Pedreira de Joter. Na contagem do campeonato, a dupla também venceu a primeira prova com duas pistas sem faltas. No GP cometeu apenas um derrube a cada passagem totalizando 8 pp.

Marcello Ciavaglia com Shiva

Conforme regulamento da Confederação Brasileira de Hipismo divulgado em 25 de outubro, além de Zé Roberto com Azrael, o vice, Stephan com Quisling, também está classificado para o Concurso de Salto Internacional na Argentina, entre 20 e 24 de novembro.

No Brasileiro Senior, o top carioca Marcello Ciavaglia, com sua nova montaria Shiva, faturou seu primeiro título brasileiro. Seu saldo foi de apenas 8,05 pontos perdidos. Marcello também foi vice no GP e quarto na classificação geral do Senior Top, montando Conto RJ.

“É um título muito importante. Monto o Shiva há muito pouco tempo, ele deu tudo de si e espero que seja a primeira de muitas conquistas.  Devo essa vitória a ele e também a proprietária dele Janice Merzvinskas”, destacou o campeão Marcello.

Bruno Christianini Limongi com Essenza TW

Já na categoria Senior Especial, a vitória ficou com cavaleiro do interior paulista Bruno Christianini Limongi. Montando Essenza TW, fechou o campeonato sem faltas e apenas 3,36 pontos trazidos da primeira prova em que ficou em sétimo lugar.

Há ainda etapas restantes do Ranking Brasileiro Senior Top: CSI – Rio de Janeiro – 29/11 a 02/12 – Sociedade Hípica Brasileira e CSN – Top Riders – 6 a 9/12 – Sociedade Hípica Paulista.

Colaboração: Imprensa CBH
Fotos: Luis Ruas

X