Evento aconteceu dos dias 13 a 15 de setembro de 2019, no Haras Virgínia, no Rio Grande do Sul
Casa do famoso Panda Gunner RLT e do treinador pentacampeão da ANCR Marcelo Almeida, o Haras Virgínia, de Portão, no Rio Grande do Sul, recebeu evento de Laço Comprido pela ABQM. O moderno complexo fica a 30 km de Esteio/RS, cidade que sediou a prova nos últimos anos, durante a Expointer.
Um dos principais motivos para a prova ter novo endereço, segundo informações da associação, é não deixar os competidores vulneráveis às intempéries climáticas. “Com a estrutura coberta, a pista oferece maior segurança e conforto aos conjuntos que não precisarão mais se preocupar com as chuvas”, ressaltou o presidente da ABQM, Cicinho Varejão.
É fácil observar em anos anteriores, pelas fotos dos campeões, todos com capas de chuva, pistas alagadas e cavalos encharcados. E por conta desse conforto, o evento também teve aumentado um dia sua programação, passando de dois para três dias. A região também sofreu um aquecimento da raça devido a eventos como esse.
De acordo com a ABQM, a valorização do cavalo Quarto de Milha, maior raça equina do Brasil, cresce em ritmo acelerado na Região Sul do país. Em 2018, nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, foram promovidos 16 leilões oficiais da raça, onde mais de 350 lotes foram comercializados pelo valor médio de R$ 61,1 mil.
O evento promovido pela ABQM e o NSQM totalizou 534 inscrições, 182 competidores, 276 animais e R$ 145.400,00 em premiação. Do total das inscrições computadas para o 12º Congresso Brasileiro de Laço Comprido, 152 foram do Laço Técnico e 382 conjuntos para as provas, que são denominadas pelos laçadores como Armada ou Braço ou ainda Boi Laçado, representados por plantéis de seis estados: RS, SC, MS, PR, MT e SP.
Comparado com 2018, o evento teve incremento de 42% no número de inscrições (534) e na quantidade de competidores (182), além de registrar aumento de 37% no número de cavalos participantes (276). Ano passado, em Esteio, foram registrados 375 inscrições, 128 competidores e 201 animais.
Entre os campões, na categoria Aberta Livre no Boi Laçado (Armada), que teve 143 conjuntos inscritos, ocorreu empate na primeira colocação. Quatro conjuntos decidiram em comum acordo com a organização dividir a premiação. No Laço Comprido, os conjuntos vão passando de fase à medida que acertam suas laçadas. Até que chegue ao final em que um apenas tenha êxito e seja consagrado campeão.
Caso mais de um cavalo permanece acertando, ou eles vão até que reste apenas um ou decidem pelo co-campeonato. Como foi o caso de Filipe Ramos Valgas, montando Dote It Tiano; Jean Carlos de Oliveira Machado, montando Cristal Charmoza; Kauã Martins Boeno, montando Yellow Flower Zan; e Gilson Alves dos Santos, conduzindo Rey Lena Smooth.
Demais resultados: www.seqm.com.br | www.abqm.com.br.
Colaboração: Assessoria de Imprensa
Fotos: Clóvis Prates