12º Congresso de Laço Comprido ABQM foi realizado em Portão

Evento aconteceu dos dias 13 a 15 de setembro de 2019, no Haras Virgínia, no Rio Grande do Sul

Casa do famoso Panda Gunner RLT e do treinador pentacampeão da ANCR Marcelo Almeida, o Haras Virgínia, de Portão, no Rio Grande do Sul, recebeu evento de Laço Comprido pela ABQM. O moderno complexo fica a 30 km de Esteio/RS, cidade que sediou a prova nos últimos anos, durante a Expointer.

Um dos principais motivos para a prova ter novo endereço, segundo informações da associação, é não deixar os competidores vulneráveis às intempéries climáticas. “Com a estrutura coberta, a pista oferece maior segurança e conforto aos conjuntos que não precisarão mais se preocupar com as chuvas”, ressaltou o presidente da ABQM, Cicinho Varejão.

Campeões da categoria Aberta Livre Armada

É fácil observar em anos anteriores, pelas fotos dos campeões, todos com capas de chuva, pistas alagadas e cavalos encharcados. E por conta desse conforto, o evento também teve aumentado um dia sua programação, passando de dois para três dias. A região também sofreu um aquecimento da raça devido a eventos como esse.

De acordo com a ABQM, a valorização do cavalo Quarto de Milha, maior raça equina do Brasil, cresce em ritmo acelerado na Região Sul do país. Em 2018, nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, foram promovidos 16 leilões oficiais da raça, onde mais de 350 lotes foram comercializados pelo valor médio de R$ 61,1 mil.

Roziel Ozório e Winnin Whiz EJB campeões Congresso Aberta Sênior

O evento promovido pela ABQM e o NSQM totalizou 534 inscrições, 182 competidores, 276 animais e R$ 145.400,00 em premiação. Do total das inscrições computadas para o 12º Congresso Brasileiro de Laço Comprido, 152 foram do Laço Técnico e 382 conjuntos para as provas, que são denominadas pelos laçadores como Armada ou Braço ou ainda Boi Laçado, representados por plantéis de seis estados: RS, SC, MS, PR, MT e SP.

Comparado com 2018, o evento teve incremento de 42% no número de inscrições (534) e na quantidade de competidores (182), além de registrar aumento de 37% no número de cavalos participantes (276). Ano passado, em Esteio, foram registrados 375 inscrições, 128 competidores e 201 animais.

Alvadir Francisco Scapini Júnior e Shining Twisty, campeões Congresso Aberta Junior

Entre os campões, na categoria Aberta Livre no Boi Laçado (Armada), que teve 143 conjuntos inscritos, ocorreu empate na primeira colocação. Quatro conjuntos decidiram em comum acordo com a organização dividir a premiação. No Laço Comprido, os conjuntos vão passando de fase à medida que acertam suas laçadas. Até que chegue ao final em que um apenas tenha êxito e seja consagrado campeão.

Caso mais de um cavalo permanece acertando, ou eles vão até que reste apenas um ou decidem pelo co-campeonato. Como foi o caso de Filipe Ramos Valgas, montando Dote It Tiano; Jean Carlos de Oliveira Machado, montando Cristal Charmoza; Kauã Martins Boeno, montando Yellow Flower Zan; e Gilson Alves dos Santos, conduzindo Rey Lena Smooth.

Demais resultados: www.seqm.com.br | www.abqm.com.br.

Colaboração: Assessoria de Imprensa
Fotos: Clóvis Prates

Deixe um comentário