Prova foi marcada por premiação inédita, finais disputadas a cada laçada, alto nível de animais e competidores
Recordes! Essa palavra resume o que foi o 13° Potro do Futuro e Campeonato Nacional de Laço Comprido, que aconteceu entre os dias 2 e 5 de agosto, em Campo Grande/MS. Foram realizadas 400 inscrições, um aumento de 15% ao se comparar com a edição anterior, 200 animais de altíssimo nível correndo em 13 categorias: três do Potro do Futuro e dez do Campeonato Nacional.
Adilson Vitorino comemora seusdois títulos no evento
Além das inscrições e número de competidores, outro recorde da prova foi a premiação. O Laço comprido, pela primeira vez, garantiu R$ 200.000,00 para os campeões. Esse valor foi distribuído para as categorias Potro do Futuro Aberta, Profissional Light e Amador; e Campeonato Nacional Aberta Junior, Aberta Senior, Profissional Light, Amador, Amador Principiante, Amazonas Técnico, Jovem 18 anos ou menos, Boi Laçado Amador, Boi Laçado Amazonas, Boi Laçado Aberta.
Para Igor Viana, presidente do MSQM, a prova superou todas as expectativas. “Após meses de muito trabalho e dedicação de todos do MSQM, conseguimos realizar um evento incrível, com recorde de inscrições e com um nível excelente de animais e competidores em todas as categorias”, pontuou.
Igor destacou ainda a importância do trabalho conjunto em prol do laço e da raça no estado: “É muito importante destacar que essa prova é o resultado da soma de esforços de todos aqueles que acreditam no laço comprido e principalmente daqueles que acreditam no quarto de milha. Todo trabalho desenvolvido no MSQM, na gestão anterior do José Carlos Tavares, está refletindo de forma muito positiva nas ações atuais do Núcleo”.
Ele conta ainda que esse ano foi, sem dúvida, a provas mais disputada dos últimos anos, batendo recordes dentro do Quarto de Milha. “Tudo isso foi fruto da união e dedicação de todos! Nossa intenção agora é dar continuidade a tudo que está sendo realizado, buscando sempre o crescimento das provas e o fortalecimento do quarto de milha em nosso Estado”, finalizou.
O núcleo Sulmatogrensse do Quarto de Milha foi o parceiro da Associação Brasileira da raça – ABQM, neste evento, que é oficial e pontua cavalos e cavaleiros para o ranking nacional. Conforme informações do MSQM, durante todos os dias do evento passaram pelo Parque do Peão cerca de 15 mil pessoas, número que mostra a relevância do esporte e o crescimento de adeptos e interessados na modalidade.
ABQM e MSQM fizeram um dos maiores eventos de todos os temposUm fator determinante para o crescimento e a profissionalização do Laço Comprido no Estado foi a instituição da prova Potro do Futuro. Em 2006, o então presidente da ACQM, Nilson Ricartes, trouxe para o MS a competição oficializada pela ABQM. Até este momento, os criadores, proprietários e competidores não enxergavam a importância de se ter um animal registrado, com linhagem reconhecida, para competir. O Potro do Futuro e o Campeonato Nacional ABQM levaram para o Mato Grosso do Sul credibilidade e investimento em genética e mão-de-obra especializada.
Divisor de águas para a equinocultura da região, o Potro do Futuro de Laço Comprido também elevou o nível de seleção dos criatórios e os valores das tropas locais. As provas vêm consolidando expressivos resultados nas comercializações efetuadas dentro dos leilões estaduais, que ano a ano superam as suas próprias médias. Prova dessa superação foram as notas de corte das classificatórias e principalmente das finais: não houve entre os campeões das principais categorias disputadas uma nota menor do que 220 pontos e meio.
Destaques
As categorias Aberta Livre do Potro do Futuro e Aberta Junior do Campeonato Nacional, colocaram em pista os melhores conjuntos da modalidade atualmente. As finais aconteceram no domingo, 5 de agosto. Na Aberta Livre Potro do Futuro o grande campeão foi Adilson Vitorino dos Santos, que montando o animal Sissy San Bell (Shiners San Bell x Sissy Player Dan), obteve a maior nota do evento: 228 pontos. Baiano também venceu a Aberta Senior do Campeonato Nacional. Na Aberta Junior do Campeonato Nacional, Edson Vanderlei Martins sagrou-se campeão montando Uno San Bell (Shiners San Bell x Unastarlight Dan), com a nota 227,5 pontos.
Campeonato Nacional Aberta Junior – Edson Vanderlei MartinsRenata Simonetto e Fernanda Gonçalves também se destacaram em pista, mostrando a força e a representatividade da mulher nesse esporte. Na categoria Profissional Light do Campeonato Nacional, Renata Simonetto montou VPJ Pop Doo Too (Popular Resortfigure x Rooby Dooby Doo), recebendo a nota campeã de 222 pontos. Na categoria Amazonas, o conjunto subiu ao degrau mais alto do pódio, com 222 também.
Potro do Futuro Aberta Livre – Adilson Vitorino dos SantosFernanda Gonçalves Ferreira, uma das competidoras mais vitoriosas do Laço Comprido brasileiro, foi a campeã Nacional Amador, montando Dual Little Chic (HA Dual CD Player x Little Chic Chat), com 225 pontos. Fernando foi reservada campeã na categoria Amazonas com Freckled Dual CGV, 220,5 pontos.
A força do MS
Campeonato Nacional Profissional Light – Renata SimonettoUm dado interessante, que merece ser registrado, é que no Laço Comprido os garanhões que se destacam na modalidade são do Mato Grosso do Sul. Isso pode ser facilmente verificado pelos rankings da ABQM. Na maioria das vezes também os melhores cavaleiros da modalidade, assim como os treinadores que mais ganham, saem do Estado. Pode-se dizer que o MS é um verdadeiro celeiro de campeões da modalidade.
Campeonato Nacional Amazonas – Renata SimonettoNa região Centro-Oeste, o Mato Grosso do Sul lidera na criação da raça Quarto de Milha. O Estado aparece na quarta posição, com um plantel de 31 mil animais registrados no Stud Book, cartório de certificados de registros genealógicos. Mato Grosso do Sul possui hoje 4291 proprietários de animais registrados na ABQM, 2002 criadores e 1237 associados. Números expressivos que mantém o MS entre os estados que se destacam nos investimentos em genética e linhagem de cavalo de boi ou cavalo de trabalho.
O sucesso do cavalo hoje em Mato Grosso do Sul se dá principalmente pelo potencial do Estado para a pecuária de corte, fator determinante para os investimentos feitos nas tropas utilizadas na lida com o gado. As tradições, juntamente com a união de pessoas que acreditam nos esportes equestres e nas iniciativas criadas para o fomento do cavalo, além do conhecimento compartilhado por todos os envolvidos, dão força para que o mercado continue em ascensão, sempre buscando excelência na realização de provas, boas premiações, investindo em genética e em mão-de-obra, e acima de tudo dando credibilidade ao Estado no cenário nacional.
Campeonato Nacional Amador – Fernanda GonçalvesO Potro do Futuro e Campeonato Nacional de Laço Comprido realizados em 2018 quebraram os recordes da modalidade no Mato Grosso do Sul, tanto em quantidade de inscritos, notas obtidas, premiação paga e público presente. O esporte tem tido mais força a cada evento, os criadores investido cada vez mais em genética de ponta, os treinadores se superado… Esse é o espírito do laço comprido em Mato Grosso do Sul, se superar e a cada ano quebrar os recordes do esporte!
Por Malu Cáceres
Fotos: Malu Cáceres