Neste domingo (12) é comemorado o Dia do Laçador, data que homenageia os laçadores no Mato Grosso do Sul. O pedido para essa data surgiu após uma reivindicação da categoria ao então deputado estadual Marcio Fernandes (PTdoB), que atendeu o pleito e a elaborou o projeto de Lei.
A Lei n° 4.108/11 é uma forma de homenagear a categoria onde tantas pessoas estão inseridas no estado. Vale destacar que o Laço Comprido é amplamente difundido e valorizado, sendo considerada uma das atividades mais tradicionais e representativas da cultura do estado.
A história do laço comprido no Mato Grosso do Sul remonta ao período em que a região ainda fazia parte do antigo Mato Grosso, no início do século XX. Naquela época, o trabalho dos vaqueiros era fundamental para a economia local, e a habilidade no manejo do gado era uma questão de sobrevivência.
Foi nesse contexto que surgiu a técnica do laço comprido, que consiste em arremessar uma corda de aproximadamente 25 metros de comprimento com um laço na ponta, que deve ser lançada em direção a um boi ou novilho em movimento. O objetivo é laçar o animal pelo pescoço, segurando-o até que a equipe possa dominá-lo.
Com o passar dos anos, a prática do laço comprido se transformou em uma atividade esportiva, com a realização de competições entre os vaqueiros e peões da região. Esses eventos eram bastante populares e ajudaram a difundir ainda mais a técnica do laço comprido em todo o estado.
Neste ano, o governo do Mato Grosso do Sul assinou um convênio de apoio aos clubes de Laço Comprido, destinando R$ 1,7 milhões para estes clubes. O investimento, que terá aplicação na estrutura para as competições (tendas, palcos, arquibancadas, grades de contenção, sonorização e etc.) e aquisição de premiação (troféus, medalhas e fivelas condecorativas), contribui para o fomento do esporte.
Dia Nacional do Laçador
Em 2019, foi feito um projeto de lei para instituir o dia 12 de novembro como o Dia Nacional do Laçador. Entretanto, ainda não informações sobre a aprovação ou não deste projeto de lei. Requerido pelo então Deputado Federal, Ronaldo Santini, o projeto, que pode ser conferido no site da Câmara Legislativa, destaca que o mês de novembro é quando ocorre o período de vacinação no gado, momento em que mais o laçador trabalha.
Além disso, a proposta destaca que o Laço é item mais importante para o sertanejo, gaúcho, vaqueiro, entre outros, no trabalho, já que é com ele que é feita a captura dos animais que fogem ou que precisam ser vacinados.
Apesar de ainda não ser uma data nacional, o Laçador pode e deve comemorar o seu dia, seja ele qual for, já que o esporte, a sua profissão, vem quebrando barreiras no Brasil.
Fonte: Federação de Clubes de Laço MS
Foto: Divulgação/ABQM
Leia mais notícias aqui.