Laço Comprido tem provas de alto nível em terras sul-mato-grossenses

17º Potro do Futuro, 17º Campeonato Nacional e 5º Derby de Laço Comprido reuniram 462 inscrições com quase 90 competidores e premiação de mais de R$ 270 mil

Campo Grande (MS) foi, novamente, palco do Laço Comprido nesta última semana. De 16 a 20 de agosto, o Parque do Peão (CLC) recebeu o 17º Potro do Futuro, 17º Campeonato Nacional e 5º Derby de Laço Comprido da Raça Quarto de Milha, competições que são as mais importantes do calendário anual de provas da modalidade.

As três competições registraram 462 inscrições, com quase 90 competidores e premiação total de mais de R$ 270 mil, sendo uma realização da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), em parceria com o Núcleo Sul-Mato-Grossense de criadores de cavalo Quarto de Milha (MSQM).

A escolha de Mato Grosso do Sul para receber as provas foi em virtude do seu plantel, que é o quarto no ranking nacional, além é claro da importância do Laço Comprido para a cultura da região.

“Os criadores do Mato Grosso do Sul têm investido fortemente no fomento da raça, principalmente, em genética. O Laço Comprido está enraizado na cultura sul-mato-grossense e tem contribuído nos últimos anos para a valorização da raça no mercado nacional, com animais cada vez mais preparados para os esportes equestres”, garante José Carlos Barbero, vice-presidente da ABQM.

Alto nível das provas de Laço Comprido

Para o gerente de Esportes da ABQM, o estado confirmou, mais uma vez, a força do Laço Comprido nas competições equestres da raça.

“Foi uma disputa de altíssimo nível que reuniu, sem dúvidas, os melhores competidores quartistas de Laço Comprido de todo o país. O Mato Grosso do Sul é um dos quatro estados brasileiros com o maior plantel da raça. Os criadores e competidores do Laço têm investido fortemente no fomento da raça e no esporte. O resultado está aí comprovado na pista”, afirma Henrique Campana.

Já para o presidente do MSQM, Guilherme Pezzini Leiva, o aquecimento do mercado equestre no país tem contribuído para o alto nível das provas técnicas do Laço Comprido.

“O nível da tropa e dos competidores, realmente, ano após ano tem aumentado muito. A qualidade da prova está muito boa, o gado está andando e ajudando, então o evento está sendo um sucesso. O Laço Comprido, aqui no Mato Grosso do Sul, é o esporte equestre mais praticado, desde criança, pela família quartista. Nós temos competidores de cinco até 85 anos de idade. É um esporte da lida do campo, do dia a dia das fazendas”, explica.

Potro do Futuro de Laço Comprido

Mais de 70 competidores de todo o país participaram da etapa classificatória para o 17º Potro do Futuro de Laço Comprido. O grande destaque da prova foi o conjunto Blond Dun’it Pop (Sugar Pop Step Ahead x Blond Dunit Gun YBJ) e o competidor gaúcho, Gilson Alves dos Santos, que escreveram seus nomes na história do Quarto de Milha. Com a nota 225, o conjunto venceu o 17º Potro do Futuro, na categoria Aberta. O animal é de propriedade de Antonio Augusto de Oliveira e criador Marcelo Chiodelli de Souza.

“É um trabalho de dois anos de treino e muita dedicação. Era o único pódio que faltava para eu subir. A Blond Dun’it Pop tem uma excelente campanha pela frente. Hoje, graças a Deus, eu posso dizer que tenho todos os títulos da raça Quarto de Milha”, se orgulha o laçador que viajou com sua tropa de nove animais, por cerca de 1.300 km, para participar das provas de Laço, no Centro-Oeste.

5º Derby do Laço Comprido Técnico

Na disputa pelo 5º Derby do Laço Comprido Técnico, o destaque foi para o conjunto Katie Gun Play MMG (Hollywood Gotta Gun x Cat Playboy) e Adilson Vittorino dos Santos que venceram na categoria Aberta, com a nota 226. O animal é de propriedade de Fábio Benjamin e criação de Marcelo Menezes Gonçalves.

“Baiano”, como também é conhecido, já compete há 17 anos e conquistou o tricampeonato na modalidade. Com 808 pontos, o laçador é o primeiro no ranking ABQM de Laço Comprido Técnico e um dos grandes nomes dos Esportes Equestres da raça Quarto de Milha, no país.

“Essa é a estreia oficial da Katie em provas. É uma égua que tem uma grande campanha pela frente. Desde pequeno, eu sempre tive paixão por cavalos de corrida e depois que conheci o Laço Técnico, nunca mais parei”, conta o competidor que mantém o favoritismo da modalidade.

Resultados do 17º Campeonato Nacional

Mais de 40 cavaleiros foram classificados para a final do 17º Campeonato Nacional de Laço Comprido nas categorias Aberta Sênior, Aberta Júnior, Profissional Light e Amador.

Com a nota 229 – a maior de toda a competição, o conjunto formado por Lena Choice Playboy (Tilly Playboy x Choice Bee Dee) e Yan Fonseca Guerreiro foi o grande campeão do Laço Comprido Técnico, na categoria Aberta Júnior. A potra é de propriedade de Renata Amorim e criador Marcos Urgnani.

“É um título muito sonhado por todos. A gente trabalha todos os dias pra se superar. No ano passado, eu cheguei a ficar em terceiro lugar e esse ano Deus me abençoou pra ser campeão e ainda com a maior nota. Eu só tenho a agradecer”, disse emocionado o laçador sul-mato-grossense, que já compete desde os 12 anos. A lista completa com todos os campeões do 17º Potro do Futuro, 17º Campeonato Nacional e 5º Derby de Laço Comprido da Raça Quarto de Milha podem ser acessados no site da ABQM.

Por Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Mais notícias no portal Cavalus