Laço Comprido

Mato Grosso realiza terceira prova oficial pela ABQM

Publicado

⠀em

De 23 a 25 de março, aconteceu o 2° MT de Laço Comprido no Haras Pai e Filho 77

A modalidade representa a tradição e a cultura do estado do Mato Grosso. E o Haras Pai e Filho 77 é pioneiro em provas oficiais da raça Quarto de Milha. “Nós fomos os primeiros a realizar uma prova pela ABQM, até então aqui no Mato Grosso ninguém nunca tinha feito provas com esse regulamento. Fomos nós que demos o ponta pé inicial. Nossa primeira prova foi em outubro, oficial, depois o Malai Horse Week também fez pela ABQM, e agora nós voltamos com a segunda edição da nossa prova. Então, aqui no Estado, provas com juiz ABQM, animais e cavaleiros pontuados, tudo certinho, valorizando o QM aqui no Mato Grosso, fomos os primeiros a realizar”, conta Jéssica Hepp.

Kleberson André Hepp e Jéssica são os titulares do Haras Pai e Filho 77 e responsáveis por mais um ótimo evento no Mato Grosso. Em Campo Novo do Parecis, o 2° MT de Laço Comprido, no Haras Pai e Filho 77, contou com 89 inscritos e disputas nas categorias Aberta Junior, Aberta Senior, Amador Técnico, Boi Laçado Amador e Boi Laçado Aberta.

O Laço Comprido é a festa da família na região centro-oeste e a origem dessa cultura no estado vem da colonização do antigo estado de Mato Grosso, quando ainda não era dividido, e teve como base o triângulo: homem, boi e cavalo. O esporte nasceu dos trabalhos realizados em fazendas de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina e se popularizou muito, especialmente nesses locais. Chegando a outras regiões também, mas é mais forte nessas localidades, tradição, cultura, família.

A prova distribuiu cerca de R$ 25.000,00 em prêmios e teve ainda categorias abertas a todas as raças e disputa em duplas. O julgamento ficou a cargo de Amadeu Alvin, com secretaria sob supervisão de Marcela Balbuena.

As provas de Boi Laçado têm sua classificação aferida pelo tempo do competidor, diferente da Prova Técnica, em que são atribuídas notas aos conjuntos. Para participar, os laçadores devem ser sócios e os cavalos têm que estar devidamente registrados na Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Quarto de Milha – ABQM. “Foi mais uma vez um grande prazer reunir os apaixonados por cavalos e pelo Laço Comprido em nossa casa. Final de semana acima da média e só temos a agradecer a todos por confiar em nossa organização”, comentou Kleberson.

Colaboração: MSQM
Fotos: Thiago Rocha

WordPress Ads
WordPress Ads