Competidora recebeu seu troféu do ABQM Awards na última sexta (28) em São Paulo
Renata Zucchetti Simonetto nasceu em Videira/SC, mas hoje mora em Campo Grande/MS. Aos 32 anos dedica sua vida esportiva integralmente ao Laço Comprido desde 2016 como treinadora de cavalos da modalidade, tanto no cronometro como no técnico, no CT R&R.
Ela até poderia ser uma das nossas personagens da semana do Dia da Mulher. Sem dúvida! Mas essa entrevista, sobretudo, foi produzida por seu destaque nas provas de Laço Comprido. Principalmente em 2019.
A saber, Renata Simonetto acabou de ser premiada como a Melhor Amazona de Laço Comprido Técnico no ABQM Awards. A premiação agracia os mais pontuados no ranking geral e por modalidade da raça Quarto de Milha.
Vivendo do cavalo desde 2011, quando domava potros para outros treinadores, Renata Simonetto montou o CT em 2016 para se dedicar ao Laço Comprido. Conversamos com ela. Confira!
Começo
“Desde muito pequena tive contato com cavalos. Meu pai laçava e criava cavalo Crioulo em Videira/SC. Assim sendo, a primeira prova que lacei foi com meu pai, na categoria pai e filho, eu tinha uns 7 anos. Lembro que não lacei nenhum boi e a gente ficou em segundo com as armadas do meu pai, que laçou todas”.
Laço Comprido
“Desde que me conheço por gente conheço o Laço Comprido. Meu pai amava laçar e me levava sempre junto para os treinos e provas. Primeiramente eu, depois meu irmão também. N
Minha rotina é basicamente domar, treinar cavalos e me preparar para apresentá-los em provas. Vivo em função do calendário do Laço Comprido. De segunda a sexta trabalho com os cavalos. E aos sábados eu dou aula para crianças, ensinando-as a montar e a laçar. Claro, aproveito para treinar um pouco mais junto com elas.
É um esporte que vem crescendo muito, assim como as premiações para as mulheres. Cada dia vemos aparecerem mais mulheres laçando e o nível do laço aumenta a cada ano.
Acredito que, sem dúvida, o Laço Comprido está em ascensão. A cada ano a gente cresce mais, aprende mais e ganha mais confiança”.
Animais e títulos
“São vários animais que vem e que vão nessa minha trajetória. Mas vou citar alguns que me deram essa indicação de Melhor Amazona: VPJ Blue Pep, Sugars Bee Dee, VPJ Pop Doo Too, Spoonflena HTMR, Huckelberry, Miss Lena Lilly, entre outros.
Entre as premiações mais importantes da minha carreira, destaco: campeã Nacional Aberta Light 2018; campeã Nacional Amazonas 2018; campeã Nacional Boi Laçado 2018/2019; quarto lugar Aberta Sênior 2019.
Acima de tudo, foi uma alegria muito grande receber o ABQM Awards pela primeira vez. Acredito que seja um sonho realizado para todas as competidoras e treinadoras”.
Prova inesquecível
“Foi o Nacional em 2018, em que ganhei três categorias. Dessas, duas com a mesma égua, VPJ Pop Doo Too. Em seguida, no ano seguinte, ela me levou para a final da Aberta Júnior no campeonato estadual, onde ficamos em terceiro.
Acredito ser pequenas conquistas, mas muito importantes para que eu conseguisse chegar entre os treinadores que admiro no esporte”.
Futuro
“Para o futuro, quero continuar trabalhando, estudando, dedicando. Para, dessa forma, melhorar cada vez mais e realizar meus sonhos.
Tenho muito que agradecer a Deus, minha família, minha equipe de trabalho, meus amigos. A todos que torcem por mim e ao meu professor, que já está a três anos me ensinando, Edemar Bezerra. Meu muito obrigada a todos!”
Por Luciana Omena
Fotos: Arquivo Pessoal/Malu Cáceres/ABQM
Veja mais notícias da modalidade Laço Comprido no portal Cavalus