Sairam os campeões do Derby e Copa dos Campeões ABQM

A cidade de Paraíso do Norte sediou essa importante competição de Laço Comprido válida pela Associação Brasileira do cavalo Quarto de Milha

Com premiação de R$ 60 mil, o estado do Paraná recebeu por mais um ano a Copa dos Campeões e o Derby de Laço Comprido da ABQM. As provas valeram para a segunda edição de cada uma dessas competições de 19 a 21 de janeiro, na cidade de Paraíso do Norte, nas dependências do CTG São Jorge. As provas abriram a temporada de eventos oficiais da Associação. Além da ABQM, também participaram da organização do evento a Associação Paranaense de Laço Comprido – APLC.

Roziel Ozório e Play Girl Jay

Pela Copa dos Campeões, no Laço Comprido Técnico, a maior nota do final de semana – 229 – foi marcada na Aberta Sênior, por Roziel Ozório, de Dourados/MS, com Play Girl Jay. Roziel também foi campeão da Aberta Júnior, com Freckles Star Twist e a nota 224. Pela Profissional Light, Ormando Victor Carlos Antunes, de Ponta Porã/MS, com Linda Red Jazz, marcou 224 para vencer. Alisson Cordeiro Marques, também de Ponta Porã, foi o campeão da Amador Principiante com Linda Red Jazz e a nota 221. Ganharam prêmio de primeiro lugar ainda Rodrigo Cézar Ortiz, de Alto Paraná/PR, com Sheila Cody 3E, nota 224, na Amador, e Renata Zucchetti Simonetto, de Campo Grande/MS, com Smart Choice Lena, nota 221, na Amazonas 2.

Já no Derby, a prova de Laço Comprido Técnico na categoria Aberta teve dois campeões empatados com a mesma nota – 227,5: Gilson Alves dos Santos, de Espumoso/RS, com Bet Dual Doc FT, e Luizinho Penteado Bernardes, de Ponta Grossa/PR, com Bety High RHF. Na Amador, pelo Derby, vitória de Mateus Tiburcio, de Mamborê/PR, com One Brudder Leo MJT e a nota 225.

Linda Red Jazz

Em recente levantamento, a ABQM divulgou o Paraná como o segundo maior plantel de animais da raça no país. Com 47,3 mil cavalos registrados pela Associação, o Estado fica atrás apenas de São Paulo, que tem 237 mil animais. Presente em todo o território nacional, o Quarto de Milha representa a maior raça equina do Brasil. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a tropa já ultrapassa os 540 mil animais registrados pelo Stud Book da raça.

Colaboração: Assessoria de Imprensa
Fotos: Rodrigo Queiros/ABQM

 

Deixe um comentário