Elegância e tradição unem competições de Atrelagem e Pólo a cavalo realizadas no mesmo dia no Helvétia Pólo Country Club em um evento inédito
Os movimentos sincronizados e ritmados dos animais, a elegância dos cavalos, condutores, arreios e trajes e, em especial, a habilidade e destreza de amazonas e cavaleiros na condução dos cavalos são um show a parte nas competições de Atrelagem Esportiva.
Atrelagem. Foto Heleno Clemente Trote e GalopeA terceira e penúltima etapa do ranking 2017 da Confederação Brasileira de Hipismo – CBH acontece hoje, 27 de outubro, a partir das 13h, no Helvétia Pólo Country Club, em Indaiatuba/SP. Serão realizadas provas de Cones/Maneabilidade e, junto as provas de Atrelagem, acontece também um Amistoso Master de Polo, a modalidade principal do Helvétia, . Por conta disso o evento está sendo chamado de ‘Atrelapolo’ Master 2017. A programação também tem um espaço voltado para a criançada com recreação Cia. de Pôneis e uma feijoada.
Com 25 inscritos, divididos pelas categorias Amador, Profissional, Iniciantes, Infantil e Master, as provas serão disputadas com um (single), dois (parelha) e quatro (quadra) cavalos. O percurso da prova de Atrelagem conta com cerca de 12 passagens, que comportam círculos, serpentina e obstáculos combinados com um espaçamento excedente de 30 cm em relação à espessura do veículo e 40 cm para as atrelagens a quatro cavalos. A velocidade é cronometrada e o tempo máximo concedido para fazer a prova é de 200m/minuto. Erros como derrube das bolinhas que ficam em cima dos cones e dos próprios cones são penalizados com pontos ou segundos acrescidos ao tempo final do percurso.
Polo. Foto: 30Jardas_BuzzO jogos de polo a cavalo tem times de quatro jogadores por equipe que se enfrentam golpeando uma pequena bola de plástico ou madeira, de oito centímetros de diâmetro, com um taco longo que mede três metros. O objetivo é marcar gols contra a equipe adversária. Os jogos são disputados em tempos de sete minutos e meio, denominados chukkers, e um jogo pode ter de quatro a seus tempos. A camisa dos jogadores são numeradas de acordo com as posições que ocupam – nº1 e nº2 atacantes, nº3 meio de campo e nº4 defensor. O juiz também fica a cavalo dentro do campo.
Quem estiver na região, vale a pena comparecer. Outras informações: Helvétia Pólo Country Club.
Fonte: Imprensa CBH