Ranch Sorting

Alex Saleta conta sua história no cavalo

Publicado

⠀em

Nascido na capital, Alex Saleta pegou gosto por cavalos com seu avô, na década de 60

Foto: Arquivo Pessoal

Aquele cowboy que largou tudo em São Paulo, cidade que nasceu e trabalhava em uma empresa do governo do Estado de São Paulo na área de rodovias, e mudou-se para o interior de São Paulo, Araraquara, onde mora hoje com a esposa Cristina. Pai de duas filhas e avô de duas netas, Alex Saleta, 60 anos, vive hoje o sonho de muitos: respira cavalos 24h por dia. Mesmo atuando como consultor empresarial, ele mesmo treina seus animais de competição, cuida de tudo por lá. Quando não está no rancho, ele está em provas de Ranch Sorting, a modalidade que escolheu.

Ele começou no Team Penning, mas também praticou Três Tambores, Apartação, Working Penning, até que conheceu o Ranch Sorting e ajudou a trazer a modalidade para o Brasil. Da primeira prova, que foi uma demonstração em um dos eventos oficiais pela ABQM, para hoje, com campeonatos bem organizados, a vinda da RSNC (associação americana), ele é um dos nomes que pensamos quando falamos de Ranch Sorting.

Conheça abaixo um pouco mais de sua história!

 

Portal Cavalus: Como foi seu primeiro contato com cavalos?

Alex Saleta: Foi aos cinco anos de idade.

 

PC: Alguma história bacana desse começo?

AS: Meu avô me ensinou, quando eu tinha cinco anos, a fazer cabresto e pegar os cavalos em pastos, que eram utilizados durante a semana em carroças para a venda de verduras, sardinha leite, entre outros. Na Penha, bairro de São Paulo, zona leste, antigamente, na década de 60, tinha muita carroça no comercio de leite, verduras, peixes e tudo mais, e eram utilizados os cavalos. Até no pátio da Prefeitura, eu e alguns amigos, íamos pegar os burros de carroção de lixo para andar. Não via a hora de montar. Ou quando meus pais nos levavam a alguma cidade do interior e lá de alguma forma havia cavalos para montar.

 

PC: Quando começou a competir?

AS: Comecei a competir na década de 90, no Team Peninng, logo no início da modalidade no Brasil, introduzida pelo Bile e Lincon.

 

PC: Como se desenrolou a sua carreira como competidor desde então?

AL: A partir das competições, o interesse foi ficando maior e sempre com a mentalidade de competidor, pois lutei e luto por todos. Sabendo das dificuldades atuais que vivenciamos e dos direitos de competir com igualdade a todos, indiscriminadamente.  Então, participei das modalidades Três Tambores, Apartação, Working Penning (que ajudei a trazer para o Brasil, em 2005) e Ranch Sorting (que também colocamos no Brasil, em 2008). O Ranch Sorting é uma modalidade que me encanta muito, pois agrega muito valor na família, permitindo desde o rebento até aos avós participarem. Disseminou em todo o Brasil.

 

PC: Você, mesmo sendo proprietário e não treinador é quem treina seus animais. Como percebeu que levava jeito?

AS: Felizmente eu tive a oportunidade de conviver com um dos maiores treinadores e adestradores de cavalos, que é o Jayme Rodrigues. Me permiti errar muito na época e aprender a forma correta de manter um animal em condições de prova, ou seja, flexionado e condicionado fisicamente. E o tempo e os cavalos me ensinaram a cada dia, pois são indivíduos e devemos respeitar sempre este quesito. Por isso nunca tive de fato um treinador em casa e sim companheiros na lida diária nas questões de manutenção geral.

 

PC: Você exerce outras atividades dentro do cavalo?

AS: Sim, além de competir, tenho uma empresa de eventos, a RSNC BRAZIL, desde 2014, uma representante da RSNC americana – Ranch Sorting National Championships, a maior empresa mundial em Ranch Sorting, com aproximadamente 26 mil sócios nos Estados Unidos. Estamos implantando este sistema no Brasil. Sempre teremos dificuldades com problemas culturais e de entendimento do modelo, mas já estamos atualmente em um crescente bastante acentuado. Neste novo ano hípico, estamos crescendo em torno 70% em relação ao ciclo passado em número de eventos com nosso modelo. Nossa expectativa é maior ainda, já que levamos todos os anos competidores a participarem das finais mundiais da RSNC nos Estados Unidos. Proporcionaremos neste ano hípico vigente, a três competidores, participarem gratuitamente com passagem, hospedagem e inscrições na grande final em Junho de 2018.

 

PC: Cavalo que mais te marcou?

AS: De alguma forma, todos os animais me proporcionaram um prazer muito grande em competições. Seria injusto da minha parte eleger aquele que seria o melhor. O que me dá prazer é sempre retornar para casa com os animais em ordem, e se por acaso algum não foi bem, o culpado nós sempre sabemos quem foi em função de tudo, eu, é lógico. Nunca culpo esse ou aquele motivo para não assumir o que houve de errado e sim procuro melhorar sempre, pois sempre analiso a minha participação de forma geral, inclusive revendo filmagens que minha esposa registra.

 

PC: Melhor prova da vida?

AS: Da mesma forma, toda prova tem o seu ponto positivo e negativo. Mas me orgulho muito das minhas participações, independente de ganhar ou não, pois a cada evento é um aprendizado a ser catalogado e utilizado como referência.

 

PC: Principais títulos:

AS: Graças a Deus, possuo todos os títulos que a ABQM promove, Congresso, Nacional, Copa dos Campeões e o Potro do Futuro. Fui o primeiro a ganhar Aberta e Amador num mesmo evento. Em outras associações e até mesmo na RSNC, também da mesma forma, vários títulos em categorias Aberta, Amador e Máster. Esta última, pela minha idade, vai ser a mais utilizada (rsrs).

 

PC: Porque Ranch Sorting?

AS: Encanta-me porque é uma modalidade que comparo ao futebol. No Ranch Sorting é futebol de salão, não se tem tempo para respirar e além de você e seu cavalo estarem bem preparados, devem estar alinhados com o parceiro, principalmente respeitando-o pela sua condição de participação. Esta adrenalina aliada à técnica do cavalo em estar preparado e a velocidade é muito empolgante. E o mais interessante é de que todo o público sempre está apoiando, principalmente por se ter uma visão panorâmica muito boa de tudo que acontece em uma passada.

 

PC: Qual título que ainda não tem e deseja conquistar

AS: Ainda trarei ao Brasil um título dos Estados Unidos.

 

PC: Tem como explicar essa paixão por cavalos?

AS: É inexplicável a relação com os cavalos. Ela se resume a paixão pura e simples! Poderia dar mil motivos, mas me sinto muito bem com eles, principalmente montando, onde a dores somem, todas as preocupações desaparecem nestes momentos únicos.

Ranch Sorting

Araçatuba recebe a 3ª etapa do Campeonato Paulista de Ranch Sorting e Team Pening

Evento acontece no Recinto Clibas de Almeida Prado, junto com o 3° Leilão do Núcleo Paulista Quarto de Milha

Publicado

⠀em

Araçatuba recebe a 3ª etapa do Campeonato Paulista de Ranch Sorting e Team Pening

Nos dias 9 e 10 de março, Araçatuba (SP) será palco da 3ª etapa do Campeonato Paulista de Ranch Sorting e Team Pening. O evento acontece a partir das 8h, no Recinto Clibas de Almeida Prado, aberto ao público.

Campeonato Paulista de Ranch Sorting e Team Pening

O médico veterinário Thiago Galoro é assessor e consultor da Raça Quarto de Milha e membro da diretoria do Núcleo Paulista Quarto de Milha, que promove o evento, explica que além das provas de Ranch Sorting e Team Pening, quem for ao recinto poderá prestigiar provas de velocidade, como a dos Três Tambores e Seis Balizas.

Com apoio do Siran, a programação movimenta a economia de Araçatuba e reúne competidores de todo o Brasil, batendo recorde de inscrições.

Leilão Quarto de Milha

Ainda de acordo com Galoro, o evento sediará o 3° Leilão NPQM (Núcleo Paulista Quarto de Milha). “Nós convidamos todos a participar desse leilão e, quem sabe, adquirir o que há de melhor na genética Quarto de Milha nas modalidades de trabalho no Brasil e no mundo”.

Divulgação

O leilão acontece no dia 9 de março a partir das 18h30, na pista 3 do Recinto Clibas de Almeida Prado. Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, entre em contato pelo telefone (18) 99145-2232.

Fonte: Hoje Mais Araçatuba
Foto: Reprodução/Instagram

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Ranch Sorting

Com convite de Wesley Safadão, I Etapa do Campeonato Alagoano de Ranch Sorting promete agitar a Arena CPMF

De acordo com a organização, evento terá momentos inesquecíveis para os competidores e criadores

Publicado

⠀em

Com convite de Wesley Safadão, I Etapa do Campeonato Alagoano de Ranch Sorting promete agitar a Arena CPMF

Nos próximos dias 1 e 2 de março, a cidade de Pilar se tornará o epicentro das emoções equestres com a realização da I Etapa do Campeonato Alagoano de Ranch Sorting. O evento, que promete reunir apaixonados por cavalos e competições equestres, será sediado na renomada Arena CPMF e contará com a chancela oficial da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM).

Campeonato Alagoano de Ranch Sorting

Promovida pelo Núcleo Equestre Alagoano de Ranch Sorting, a competição tem como objetivo principal celebrar a tradição e a habilidade dos competidores em separar e conduzir gado em alta velocidade, demonstrando técnica, destreza e trabalho em equipe. O Campeonato Alagoano de Ranch Sorting 2024 será composto de 6 etapas, e inclui etapas na ExpoGenética e na ExpoAgro de Maceió, além de uma etapa em Barra de São Miguel.

A expectativa em torno do evento é alta, não apenas entre os participantes, mas também entre personalidades conhecidas. Um exemplo disso é o cantor Wesley Safadão, que não poupou esforços para demonstrar seu apoio à competição, gravando um vídeo convidando entusiastas e curiosos a se juntarem à festa equestre.

Com uma programação repleta de adrenalina e emoção, a I Etapa do Campeonato Alagoano de Ranch Sorting promete oferecer momentos inesquecíveis para os espectadores, além de desafios eletrizantes para os competidores. Os melhores conjuntos serão premiados, reconhecendo não apenas sua habilidade individual, mas também sua sintonia como equipe.

Por Divulgação/Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação/Assessoria de Imprensa

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Ranch Sorting

Feira de Santana vai sediar prova oficializada ABQM durante a II Etapa do Campeonato Baiano de Ranch Sorting 2024

Premiação final ultrapassa os R$ 50 mil, demonstrando o compromisso e investimento na modalidade

Publicado

⠀em

Feira de Santana vai sediar prova oficializada ABQM durante a II Etapa do Campeonato Baiano de Ranch Sorting 2024

Feira de Santana se prepara para sediar a emocionante segunda etapa do Campeonato Baiano de Ranch Sorting 2024, que será realizada no Rancho NV nos dias 8 e 9 de março. Este evento promete reunir os melhores competidores da região em uma disputa acirrada e repleta de adrenalina.

Campeonato Baiano de Ranch Sorting

Uma das novidades desta etapa é a inclusão de uma prova oficializada pela ABQM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha) nas categorias Aberta, Master e 19+, adicionando ainda mais prestígio e competitividade ao evento.

Para os amantes do esporte equestre que não puderem comparecer pessoalmente, a boa notícia é que a competição será transmitida ao vivo no YouTube, através do canal Agenda do Cavalo, proporcionando aos espectadores uma experiência emocionante e imersiva, acompanhando cada lance e estratégia dos competidores.

Com a expectativa de receber mais de 50 competidores, entre homens e mulheres, vindos de diversas cidades da Bahia, a II Etapa do Campeonato Baiano promete ser um verdadeiro espetáculo de habilidade e destreza. Os competidores irão demonstrar todo o seu talento e técnica na arte de apartar o gado em alta, em meio a uma atmosfera de pura emoção.

O Campeonato Baiano de Ranch Sorting é composto por um total de 8 etapas, sendo esta a segunda delas. Além da glória esportiva, os competidores também terão a oportunidade de disputar uma premiação final que ultrapassa os R$50 mil, demonstrando o compromisso e investimento da organização em reconhecer o talento e dedicação dos participantes.

Por Divulgação/Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação/Assessoria de Imprensa

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Ranch Sorting

Inhambupe será palco da 1ª prova de Ranch Sorting oficializada pela ABQM no Nordeste

Competição acontece nos dias 02 e 03 no Parque e Haras Dr. Reginaldo Sarmento, dentro da Agroshow

Publicado

⠀em

Inhambupe será palco da 1ª prova de Ranch Sorting oficializada pela ABQM no Nordeste

Durante os dias 02 e 03 de fevereiro, a cidade de Inhambupe, na Bahia, será palco da 1ª etapa do Campeonato Baiano de Ranch Sorting, a competição será a primeira da modalidade oficializada pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha – ABQM, no Nordeste.

O Campeonato Baiano de Ranch Sorting 2024 contará com um total de oito etapas, sendo organizado pelo Haras G8, a competição terá as disputas nas categorias Aberta Livre, Amador 19+, Amador Principiante e Amador Master.

Ranch Sorting na Bahia

A competição acontecerá junto com a Agroshow, que promete ser uma das principais feiras agropecuárias do Estado, proporcionando o cenário ideal para a estreia oficial da modalidade no calendário da ABQM na Bahia.

“A oficialização das provas de Ranch Sorting com a chancela da ABQM é um marco para o nosso Estado, e se configura como o melhor caminho para o crescimento pleno e ordenado do esporte equestre na Bahia“, ressalta André Rosário, presidente da comissão organizadora do CBRS.

Vale destacar que as inscrições seguem até quinta-feira (01) e podem ser feitas através do Seqm.

Por Heloisa Alves/Portal Cavalus (Com informações da Assessoria de Imprensa)
Foto: Reprodução/Instagram

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Ranch Sorting

Calendário oficial das provas do Campeonato Baiano de Ranch Sorting 2024 é lançado e estreia terá chancela ABQM

As oito etapas do Campeonato Baiano de Ranch Sorting já têm datas e locais definidos pelos organizadores

Publicado

⠀em

Calendário oficial das provas do Campeonato Baiano de Ranch Sorting 2024 é lançado e estreia terá chancela ABQM

O Campeonato Baiano de Ranch Sorting entra em uma nova e emocionante fase em 2024, com o lançamento do calendário oficial das provas, prometendo competições acirradas, habilidades excepcionais de cavalos e cavaleiros, e uma experiência única para os amantes do esporte.

A primeira etapa do campeonato está marcada para acontecer durante a Agroshow, na cidade de Inhambupe, nos dias 2 e 3 de fevereiro de 2024. Este evento não apenas marca o início da temporada, mas também representa um marco significativo, sendo a primeira prova da modalidade chancelada pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) no Estado.

A Agroshow, que promete ser uma das principais feiras agropecuárias do Estado, proporcionará o cenário ideal para a estreia oficial do Ranch Sorting no calendário da ABQM na Bahia. A expectativa é que o evento atraia uma multidão de entusiastas, competidores e amantes do mundo equino, todos ansiosos para testemunhar as habilidades dos participantes e a emoção das provas. “A oficialização das provas de Ranch Sorting com a chancela da ABQM é um marco para o nosso Estado, e se configura como o melhor caminho para o crescimento pleno e ordenado do esporte equestre na Bahia“, ressalta André Rosário, presidente da comissão organizadora do CBRS.

Ranch Sorting

O Ranch Sorting é uma modalidade que exige sincronia perfeita entre cavalo e cavaleiro. Os competidores têm o desafio de separar, em um curto espaço de tempo, determinados animais do rebanho de forma precisa. A destreza, a rapidez e a habilidade estratégica são elementos essenciais para o sucesso nesta modalidade, que conquista cada vez mais adeptos no Brasil.

Confira o calendário completo do Campeonato Baiano de Ranch Sorting 2024:

  • 1º Etapa
    02 e 03 fevereiro – Agroshow – Inhambupe
  • 2º Etapa
    08 e 09 março Rancho NV – Feira de Santana
  • 3º Etapa
    19 e 20 abril CT PPR Dias D’ávila
  • 4º Etapa
    31/05 a 01/06 Rancho Conquista – Macajuba
  • 5º Etapa
    12 e 13 julho – Arena Boa Sorte – Itapetinga
  • 6º Etapa
    09 e 10 de agosto – Kiko Ranch – São Sebastião do Passé
  • 7º Etapa
    25 e 26 outubro – Local a definir
  • 8º Etapa
    06, 07 e 08 Dezembro Haras Alto do Boa Vista – Santo Amaro

     

Por Divulgação/Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação/Assessoria de Imprensa

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Ranch Sorting

Provas de Ranch Sorting têm inscrições abertas para Festa do Peão de Barretos

Inscrições para as competições de Ranch Sorting, que acontecem pela primeira vez no evento vão até 11 de agosto

Publicado

⠀em

Provas de Ranch Sorting têm inscrições abertas para Festa do Peão de Barretos

Estão abertas as inscrições para a prova cronometrada de Ranch Sorting na 68ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos. A modalidade será disputada pela primeira vez no evento e os atletas podem se inscrever até sexta-feira, 11 de agosto.

O Ranch Sorting vai acontecer no primeiro final de semana, 17 a 20 de agosto (quinta a domingo), e vai distribuir R$ 70 mil em premiação entre as categorias Amador e Aberta. A competição seguirá os critérios da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) e as inscrições devem ser realizadas via whatsapp (34) 98407-0346, com Fernando Porto.

O regulamento está disponível no site oficial da Festa do Peão de Barretos.

Sobre o Ranch Sorting

O Ranch Sorting é uma prova equestre em dupla, baseada no serviço com a pecuária, simulando a apartação de gado no trabalho de campo, do trabalho comum de separar o gado em currais para manejo. A dupla precisa conduzir os garrotes de um curral para o outro, conforme ordem numérica sorteada no menor tempo possível. Na modalidade, a inteligência e a aptidão vaqueira dos atletas são colocadas em prática no menor tempo possível.

Festa do Peão de Barretos 2023

Confira a programação completa no site oficial de Os Independentes.

Por Divulgação/Assessoria de imprensa
Fotos: Divulgação/André Monteiro

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Ranch Sorting

Agro Sem Limites terá provas equestres de Apartação e Ranch Sorting

Primeira prova de Ranch Sorting na cidade de Bauru (SP) será realizada durante o Agro Sem Limites no mês de agosto.

Publicado

⠀em

Agro Sem Limites terá provas equestres de Apartação e Ranch Sorting

A feira Agro Sem Limites, que será realizada entre os dias 04 e 12 de agosto, no Recinto Mello Moraes, em Bauru, interior de São Paulo, receberá as provas equestres de Apartação e Ranch Sorting, modalidade que fará sua estreia na cidade.

No dia 04 de agosto, o Agro Sem Limites receberá Bruno Sá Grise para o Curso de Ranch Sorting, para 20 cavaleiros montados e com inscrição no valor de R$ 350. Já o campeonato Ranch Sorting Sem Limites começa no dia 05, com as categorias Potro do Futuro Aberta, Aberta Junior, Aberta Junior Castrado, Aberta Senior, Aberta Senior Castrado, Feminino Aberta, Amador, Amador Castrado, Amador Light, Amador Light Castrado, Amador Feminino e Master.

No dia seguinte, será a vez das categorias Amador Principiante, Jovem e Família. A premiação será de 50% do arrecadado com inscrições mais o Troféu. O Bolão Ranch Sorting Sem Limites será no dia 06, nas categorias Aberta e Amador, com premiação total de R$ 50 mil. As inscrições devem ser feitas pelo portal SEQM.

Competidor de Apartação da Categoria Amador (Foto: J. Factor/NPCA)

Depois de muitos anos, Bauru volta a ser palco das competições de Apartação. A 1ª Etapa do Campeonato Paulista NPCA 2023/2024 acontecerá entre os dias 10 e 12 de agosto, nas seguintes categorias: Aberta Junior, Aberta Classic, Aberta Livre e Aberta Limitada.

Já as categorias não profissionais serão Non Pro, Amador, Máster, Infantil (0 a 13 anos), Juvenil (14 a 18 anos) e Principiante. As inscrições podem ser feitas até dia 02 de agosto pelo portal da Associação Nacional do Cavalo de Apartação (ANCA) e dados sobre valores e regulamento podem ser acessados no site oficial da Associação.

Agro Sem Limites para o público

O Agro Sem Limites será aberto ao público de Bauru e região, com entrada gratuita em todos os dias de evento. 

Por Divulgação/Assessoria de imprensa
Fotos: Divulgação/João Henrique Macedo Calixto

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Ranch Sorting

Interior de São Paulo recebe Segunda etapa da 1ª Copa CHBV de Ranch Sorting

Competição será promovida no dia 01 de abril, no Centro Hípico Boa Vista

Publicado

⠀em

No próximo dia 01 de abril de 2023, o Centro Hípico Boa Vista de São João da Boa Vista (SP) recebe a segunda etapa da 1ª Copa CHBV de Ranch Sorting.
A expectativa da organização do evento é alta, tendo em vista o sucesso da primeira etapa, que contou com um grande número de participantes e público presente.

O Ranch Sorting

Interior de São Paulo recebe Segunda etapa da 1ª Copa CHBV de Ranch Sorting

A organização do evento tem como objetivo evoluir e avançar a cada etapa, proporcionando as melhores experiências para os competidores e visitantes. “O Ranch Sorting é uma celebração entre os competidores, em que o clima amistoso e a rivalidade saudável dentro da pista são valorizados”, ressalta a organização.

A nteração entre cavalo e cavaleiro é essencial para o sucesso desse esporte, e a organização busca manter esse clima de harmonia em seus eventos, oferecendo uma experiência agradável e repleta de boas lembranças para todos os envolvidos.

Os competidores são os grandes protagonistas dentro da pista, dando um show de habilidade e técnica, enquanto o público complementa da arquibancada, torcendo e vibrando a cada momento. O objetivo é criar um ambiente de interação e diversão para toda a família.

Por isso, a organização da 2ª Etapa da 1ª Copa CHBV de Ranch Sorting convida a todos para participar desse evento emocionante e trazer suas famílias para aproveitar um dia cheio de emoções e diversão. Mais informações pelo telefone (19) 99870-7379.


Por Assessoria de imprensa
Fotos: Reprodução/ CHBV
Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Ranch Sorting

Belo Horizonte (MG) recebe a maior prova de Ranch Sorting do Brasil

BH Horse Show acontece junto com a Exposição Nacional do Cavalo Campolina e a expectativa é receber cerca de 800 exemplares das raças

Publicado

⠀em

Belo Horizonte (MG) recebe a maior prova de Ranch Sorting do Brasil

A 2ª edição do BH Horse Show (BHHS) traz a maior prova de Ranch Sorting do país para o Parque de Exposições da Gameleira, em Belo Horizonte (MG). O evento está ocorrendo concomitantemente à Nacional do Cavalo Campolina até o próximo dia 10 de setembro, e é chancelado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM).

A premiação desta edição será a maior já dada no país e totaliza R$ 300 mil, sendo R$ 100 mil em dinheiro, além de quatro carros, cinco trailers e 12 motos.

Encontro do Ranch Sorting e da raça Campolina

Depois de três anos longe da capital mineira, a 42ª Exposição Nacional Campolina está de volta ao Parque de Exposições da Gameleira. “O evento está ainda mais forte, pois envolve duas raças, o que acontece pela primeira vez”, destaca o presidente de uma das organizadoras do evento, a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Campolina (ABCCCampolina), Carlos Plinio Siqueira. São esperados ao todo cerca de 800 animais juntando-se as duas raças, oriundos de várias partes do país.

Este encontro acontece de 3 a 10 de setembro, sendo o início do BHHS, no dia 07. A expectativa é que cerca de 80 mil pessoas visitem o evento, que oferece opções para toda família com shows, espaço kids e fazendinha, boutique do Campolina, praça de alimentação com 16 restaurantes, boate, além de programação técnica, julgamentos de Marcha e Morfologia e três leilões cuja expectativa de negócios é da ordem de R$ 3 milhões.  

Concurso dos grandes campeões

Uma das novidades da Nacional Campolina neste ano é a realização do concurso “Campolina Supremo”. Este concurso é um julgamento convencional de marcha e morfologia, extra ranking, que contempla apenas os animais que já tiveram títulos de grande campeão da raça e grande marchador nacional adulto, em quaisquer das outras edições da Nacional.

SERVIÇO:

42ª Exposição Nacional Campolina + 2º BH Horse Show (BHHS) de Ranch Sorting

Data: 03 a 10 de setembro 2022

Local: Parque de Exposições da Gameleira – Av. Amazonas, nº 6020 / Belo Horizonte (MG)

Fonte: Assessoria de Imprensa

Fotos: 3K Studio MSM/ Jean Philippe Vasconcelos

Leia mais sobre o Ranch Sorting aqui e sobre o Cavalo Campolina aqui.

Continue lendo

Ranch Sorting

Vale do Paraíba recebe primeira prova oficial de Ranch Sorting

Etapa foi realizada durante a Jacareí ExpoAgro 2022 e recebeu 240 competidores em busca da premiação de R$ 17 mil

Publicado

⠀em

Vale do Paraíba recebe primeira prova oficial de Ranch Sorting

Com o intuito de fomentar a modalidade de Ranch Sorting na região de Jacareí (SP), Tião Pedroza abraçou a tarefa de trazer para o Vale do Paraíba a primeira prova oficial da modalidade.

Entre os dias 8 e 10 de julho, durante a Jacareí Expo Agro, maior rodeio do Vale do Paraíba, a família do Ranch Sorting se reuniu para participar da primeira prova da região. Ao todo, foram 240 inscritos que entraram na pista em busca do grande prêmio de R$ 17 mil, dividido entre as categorias. A boiada da prova foi da Colina Ranch.

Confira a lista de campeões

Na categoria Aberta os campeões foram João Salla e Jaine Amaro. Já na categoria Amador, JOão Lucas e Michael Alexandre foram os grandes campeões.

Maria Paula Borsoi e Cecília Ferreira foram as grandes campeãs na categoria Feminina e Elias Correa e Isabella Simão foram os campeões da categoria Iniciante.

Sebastião Pedroza e o Ranch Sorting

Sebastião Pedroza, o Tião da Cow Horse, responsável pela prova de Ranch Sorting, teve seu primeiro contato com o esporte em 2017, e a partir daí foi em busca de conhecimento e aperfeiçoamento na modalidade.

Recentemente, organizou uma clínica de treinamento de Ranch Sorting ministrada por João Salla, no Colina Ranch, de sua propriedade, onde treina ao lado de sua esposa, Fernanda Rezende, com quem inclusive, foi campeão da Segunda Etapa, na categoria mista na 1 Copa Jorge Sidney Atalla.

A modalidade de Ranch Sorting

O Ranch Sorting foi criado entre 2006 e 2007, nos Estados Unidos. Está no Brasil há mais de uma década e já tem inúmeros fãs no Vale do Paraíba (SP).

Trata-se de uma versão esportiva de Apartação de gado, praticada em duplas. Um dos maiores benefícios desse esporte é poder ser praticado por atletas de qualqeur idade, desde crianças até idosos, e com isso abre portas para que pais, filhos e avós participem juntos.

Em pouco tempo de existência, o Ranch Sorting já entrou para a lista dos principais esportes equestres existentes, em especial entre os criadores de cavalos da raça Quarto de Milha (ABQM), bastante indicados para apartação. Os competidores participam em duplas e devem ordenar 10 cabeças de gado de acordo com a indicação numérica solicitada. 

O local onde a competição é realizada deve ter dois currais coligados. Em um deles ficam as 10 cabeças de gado numeradas, de 0 a 9, e no outro a dupla. Antes da prova começar, o juiz sorteia um número, assim, a dupla participante deverá ordenar as cabeças de gado de acordo com esse número indicado. Vence a competição a dupla que conseguir organizar as cabeças de gado de acordo com esse número em menos tempo.

Colaboração: Juliana Oliveira – @caminhosdaju

Fotos: Divulgação

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo