Curso Ranch Sorting com americano teve mais de 40 participantes

Foi realizado nos dias 29 e 30 de setembro, no Rancho Doma, em Taquaritinga/SP, oganizado pela RSNC Brazil

A RSNC Brazil está implantada no país desde 2014. Vem, nesse período, realizando o fomento do Ranch Sorting de forma bastante expressiva. Segundo Alex Saleta, presidente da entidade, os os modelos adotados são muito pertinentes para aqueles que participam, com direito de igualdade perante a todos. “Nos preocupamos muito com os competidores, para que conheçam de fato as questões de regras e regulamentos, necessidades de infraestrutura, por exemplo”.

Ele também reforça que os esforços são para que todos saibam sempre a respeito de tudo relacionado à modalidade de forma bem ampla e explicita. “Desta forma, sempre estarão atentos às suas obrigações, deveres e estratégias em prova. A ideia é que todos obtenham resultados adequados ao seu conhecimento e desempenho. E não somente as questões de treinamento de cavalos e como praticar a prova”.

Para ajudar esse fim, a RSNC Brazil trouxe dos Estados Unidos Dave Schaffner. Saleta lembra que este curso estava programado para maio. “Não conseguimos realizar porque o instrutor não havia obtido o visto para vir ao Brasil a tempo. E só no dia do embarque percebeu. Então tivemos que adiar sua vinda. Isso acarretou também o cancelamento das finais da temporada 2017/2018”.

Participantes de várias partes do Brasil estiveram no curso

Na época, o curso estava atrelado às premiações especiais que bridariam os campeões com passagens para a final mundial de Ranch Sorting. “Foi, de fato, um grande desconforto a todos nós organizadores e competidores. Importante ressaltar que não houve má fé e prejuízo financeiro direto para ninguém com o acontecido, somente a RSNC Brazil arcou com estas despesas”.

Houve uma tratativa, no entanto, para que o curso acontecesse em outra data. O Rancho Doma foi o local escolhido e nos dias 29 e 30 de setembro mais de 40 competidores, dos mais variados níveis de conhecimento – de iniciantes a treinadores de renome, nas modalidades Ranch Sorting e Apartação – estiveram presentes. “Ficamos muito gratos pelos que se inscreveram e ainda também pela procura, pois algumas pessoas não puderam participar devido a termos esgotado as vagas”.

Saleta agradece a recepção do Rancho Doma feita a todos pelos seus proprietários, Evandro e Luciana Soldi. “Foram muito cordiais e gentis com todos. Cederam as cocheiras e piquetes para os cavalos participantes e disponibilizaram toda a infra local. Foram instaladas coberturas dedicadas aos participantes, com mesas cadeiras, etiquetas de identificação nominal, pulseiras de montados e ouvintes, som de mãos livres para o instrutor e o tradutor”.

Dave Schaffner veio dos Estados Unidos e passou conhecimento sobre Ranch Sorting

O Instrutor Dave Schaffner foi a ‘cereja do bolo’! Confirmou sua competência. “Muito carismático, educado e com uma disposição incrível para ensinar. Seu conhecimento é acima do que conhecemos e já vimos por aqui. Ele domina as questões técnicas de montaria e cavalos com maestria. Ensinou a todos de forma indiscriminada e personalizada”.

Dave, segundo o gestor, tem muito conhecimento também em identificar os problemas de cada competidor. “Ele se preocupou muito em ensinar as pessoas a montarem corretamente e conduzirem seus animais. Ajudou muito a todos no treinamento dos cavalos de forma simples e objetiva, sempre buscando resultados para o cavaleiro. Além de montar muito bem, tem o domínio na pista de Ranch Sorting, passando com facilidade suas estratégias de execução”.

Dave Schaffner

Saleta fica feliz em saber que a maioria dos participantes já mostrou interesse em participar de um próximo curso com Dave, que poderá acontecer em breve. “Ficamos muito satisfeitos com este evento. É isto que buscamos sempre com a RSNC Brazil: qualidade para todos nas questões de conhecimento gerais sobre a modalidade. Não é à toa que a RSNC nos Estados Unidos já está chegando a 30 mil filiados, fazendo uso de modelos adequados e eficientes. Inclusive com o amplo trabalho que realizam pelo país difundindo este conhecimento. Obrigado a todos que entenderam, nos apoiaram e acreditam sempre”, finalizou.

Fotos: Cedidas

Deixe um comentário