Existe cavalo ideal para Ranch Sorting?

Conversamos com o pessoal do CT Estância da Mata para entender mais sobre o melhor animal para a modalidade Ranch Sorting

Ao ingressar em uma modalidade equestre, uma preocupação que ronda a cabeça de qualquer pessoa é: qual o cavalo ideal? Especificamente para o Ranch Sorting, fomos conversar com Walter Garcia, proprietário do CT Estância da Mata. “Aqui, focamos e recomendamos que sejam animais fechados em linhagem de Apartação. Acima de tudo, são cavalos dotados do chamado ‘cow sense’, importante para a modalidade”.

De acordo com o criador, para efeito de teste, não há oposição a outras linhagens. “Sendo bem objetivo, ainda não tivemos animais de outras linhagens que se destacaram com o nosso treinamento”. Walter comenta que conhece outros CTs que estão se destacando com animais de linhagem de Rédeas. “Vimos ótimos resultados para os competidores, o que evidencia a ampla possibilidade que existe no Ranch Sorting como mercado para os criatórios de cavalos de maneira geral”.

Conversamos com o pessoal do CT Estância da Mata para entender melhor sobre o melhor animal para Ranch Sorting; existe o cavalo ideal?

Quando se fala em linhagem de Apartação ou Rédeas, o Quarto de Milha é uma raça amplamente utilizada. Contudo, o proprietário lembra que outras raças, como Crioulo, Árabe e Mangalarga estão se rendendo ao Ranch Sorting. “Especialmente pela integração que existe entre os criadores e seus familiares. Ou seja, desde que o cavalo tenha agilidade, rapidez e calma para se tornar um animal ‘preciso’ em pista, a modalidade terá muitos espetáculos para o publico assistir”.

Profissional x Amador

O assunto, entretanto, pode se desdobrar para outro questionamento bastante feito no meio equestre. A categoria Aberta é a que oferta mais prêmios, logo os cavalos são, em essência, preparados para se dar bem nela. Agora, quem paga a conta, eventualmente, são os amadores, os proprietários desses cavalos. E eles competem também, nesse mesmo animal preparado para o profissional.

“Com toda a certeza, é importante manter a sincronia entre o animal e o cavaleiro. Quantos não são os casos de um animal que é um fenômeno na mão de uma pessoa e não vira nada com outra. Cavalos que servem apenas para profissionais apresentarem. Em outras palavras, um ponto para se abordar com muita cautela”, reforça Walter.

Conversamos com o pessoal do CT Estância da Mata para entender melhor sobre o melhor animal para Ranch Sorting; existe o cavalo ideal?

Segundo ele, no CT Estância da Mata o assunto não é tabu. “Sempre falamos sobre isso. Quem paga a conta são os amadores e cavalos bons são os que eles ganham provas. Então, não adianta um cavalo ‘bailarino’ na mão de um treinador que o proprietário nunca montou. Ou ainda uma égua super veloz que não para na porteira com o amador. Que não sabe usar as pernas e esporas corretamente”.

Antes de mais nada, deixar o animal preparado para seu cliente é uma preocupação constante dos treinadores de Ranch Sorting. “Eles buscam por este entendimento. Mas vale lembrar que cada cavalo tem um tipo de treinamento de acordo com nível de equitação do seu proprietário. Dessa forma, todos se divertem e a modalidade continua crescendo cada vez mais!”

Colaboração: Assessoria de Imprensa
Crédito das Fotos: Arquivo Pessoal

Veja mais notícias de Ranch Sorting no portal Cavalus

Deixe um comentário