Único filho de Nic It In The Bud no Brasil em Katie Gun, mãe do famoso Gunner, Second Amendent vem cada vez mais comprovando-se na reprodução. De propriedade de Sueli Regina Deodato Mottola, do Haras Ysabruje, de Duartina/SP, comemorou recentemente o fato de quatro de seus filhos pontuarem em um mesmo evento mais de 50 pontos.
Um feito e tanto para o histórico do garanhão como reprodutor. A equipe do haras participou da primeira etapa do Núcleo Paulista do Quarto de Milha de Ranch Sorting, no Haras Suleira, em Bálsamo/SP. Mesmo sabendo de todo o potencial dos cavalos, os resultados foram uma surpresa por conta da soma de pontuação para registro de mérito, 53, em uma única prova.
Destiny Dun It Gun é agora filho mais pontuado de sua prole. Nesse evento somou 15 pontos com as vitórias nas categorias Aberta Feminino e Amador Castrado e anda terceiro lugar na Amador. Em segundo lugar na lista dos melhores filhos, Metalic Bodee Gun. Ele somou 18 pontos em Bálsamo como campeão da Cavalo Iniciante e Amador Castrado e ainda o terceiro lugar da Amador e quarto da Amador Light.
Enquanto Countess Dun It Gun, em sua primeira participação em provas, conquistou a fivela de reservada campeã na categoria Aberta Livre, somando 8 pontos. Completando a lista, Grafit Bee Gun. Égua que aparece em terceiro lugar na lista de filhos melhores pontuados de Second Amendent, somou 12 pontos pela vitória na Aberta Feminino e quarto lugar na Amador Light.
Destaque na lista de reprodutores
Como resultado, Second Amendent subiu posições importante na lista de reprodutores da ABQM em Ranch Sorting. De acordo com o SEQM, é o segundo melhor pai do Ranking 2021, com 60,5 pontos. Por outro lado, no Ranking Geral de Animais para a temporada 2021, destaque para Destiny Dun It Gun, quarto lugar, e Metalic Bodee Gun, quinto.
Sueli Mottola lembra que seus primeiros filhos são da Geração 2012. Logo na estreia, Atlas Lena ARG foi destaque nas modalidades Ranch Sorting e Team Penning. “Sua prole surpreende por uma extrema docilidade e cow sense apurado”, conta a proprietária.
E não apenas em Ranch Sorting e Team Penning, como também no Laço Comprido, Rédeas, Team Roping e Westenr Pleasure. Segundo ela, “o plano é continuar com acasalamentos focados em diversas modalidades demonstrando sua docilidade e genética em pista”.
Por Luciana Omena
Crédito das fotos: Arquivo Pessoal
Veja mais notícias de Ranch Sorting no portal Cavalus