A 4ª etapa da Copa Noroeste de Ranch Sorting registrou um volume de passadas jamais atingido no Brasil
A prova aconteceu no dia 3 de março, no Rancho Quarto de Milha, em Presidente Prudente/SP, valendo pela Copa Noroeste Paulista da RSNC Brazil, entidade que organiza campeonato da modalidade Ranch Sorting. E foi um estouro! Atingiu uma marca jamais vista em provas desse esporte aqui no Brasil. Foram 540 passadas que obrigaram os organizadores a mudar todo o esquema do evento.
“O grande número de inscrições e, proporcionalmente, um volume de passadas jamais atingido no Brasil, nos fez optar por utilizar duas pistas, onde ocorreram as provas de forma simultânea, cada uma operando com divisões distintas. Para isso, duplicamos os conjuntos de juria – equipamentos, juízes, som, locução e operação do sistema – para atender a demanda dos competidores e não comprometer o andamento da prova. Também para não exaurir cavalos, cavaleiros e público”, conta Alex Saleta, da RSNC Brazil.
Alex lembra que montaram a estrutura de tal forma que o manejo do gado fosse comum para as duas pistas, facilitando as trocas de boiada e o próprio serviço do manejo. “Tudo isto foi resolvido na sexta-feira, um dia antes da prova começar. Foram 540 passadas e o mais importante é não houve nenhum entrave ou problema nesta execução, graças as experiências que estamos obtendo anualmente nos Estados Unidos, junto a RSNC.US, como também nos eventos que realizamos mensalmente em várias localidades distintas”, reforça ele, contando que tudo foi possível por conta da dedicação e esforço dos organizadores, Dr. Márcio Gomes Barbosa, Manoel Oscar Ornelas de Souza, Dr. Luiz Henrique Vieira Garcia e Dr. Jefferson Tagutti.
E quando se tem uma equipe unida e empenhada em fazer a melhor prova do mundo, a consequência é que os competidores voltam satisfeitos para casa e os elogios não pararam de chegar, falando desde a recepção e preocupação com os animais, competidores e público, até a infraestrutura adequada e a execução da prova sem detalhes e ou retoques. Alex e os responsáveis pela Copa Noroeste só tem a agradecer a todos que compareceram e trabalharam para o sucesso desta etapa. “A prova foi julgada e oficializada ABQM pelo juiz Luis Celso Cuba e RSNC pelos juízes Luiz Celso Cuba e Ricardo Gomes. A locução ficou a cargo do Rauni e eu assumi o microfone também na pista dois, dividindo o tempo entre a gestão e operação com a Cristina de Melo Fernandes”.
A pista coberta do Rancho Quarto de Milha proporcionou conforto a todos, local de grandes disputas e de muita tradição em provas equestres no Brasil. A Copa Noroeste Paulista ainda tem uma etapa para o término desta temporada, que acontecerá em Birigui, no Rancho Marca B, de Samanta e Igor Borini. Segundo Alex, esta é uma copa muito disputada em todas as Divisões e como prêmio ao melhor competidor um potro filho de Seven From Heaven, além da fidelização dos competidores em disputar fivelas e viagens aos Estados Unidos para participarem das finais mundiais em Fort Worth, Texas, em junho.
Nas categorias válidas para pontuação no ranking RSNC Brazil, um dos destaques foi a Divisão 10, com vitória de João Paulo Vieira Serrano e Ismael Rodrigues da Silva, tempo acumulado de 83s924. Na Divisão 12, outra categoria bastante concorrida nesta Copa, os campeões da etapa foram Emerson Vieira e Celio de Oliveira, com o tempo acumulado de 102s400. A RSNC ainda realizou provas na Divisões 15, 13, 9 Aprendiz, 4, Adulto/Jovem, Sem Sela/Sem Cabeçada, Muares, Master e Feminino. Pela ABQM, destaque para Maria dos Anjos Rodrigues e Giovana Gomes Marcolino, campeãs da Feminina, com 57s975. Pontuam para ABQM ainda as categorias Amador, Jovem Principiante, Aberta, Amador Master e Amador Principiante.
Mais informações: www.rsncbrazil.com.
Por Luciana Omena
Fotos: RSNC Brazil