Um dos mais modernos e completos do país, focado em Ranch Sorting, o centro de fica em Bady Bassit, região de São José do Rio Preto/SP

Quando Walter Garcia descobriu o Ranch Sorting no Texas em dezembro de 2015, talvez não imaginasse que tudo tomaria o rumo que tomou. Hoje com preparo e treinamento de animais para a modalidade no CT Estância da Mata, é referência pela estrutura montada.

Com mais de 1,2 mil metros quadrados, a Estância é a única escola especializada na modalidade a contar com duas pistas de tamanhos oficiais, sendo uma coberta. São 39 animais hospedados hoje no local.

Contudo, participam de provas 29 animais e os demais são potros. “Estamos com animais em início de doma para as provas de 2021. Também já temos as potras para o ano de 2022 e nascem neste mês os animais que participarão das provas de 2023”, conta Walter.

Além disso, no último dia 30 de outubro, a matriz campeã do Estância da Mata, Xantic, pariu uma fêmea. “Essa potrinha será criada e preparada para defender nossa bandeira em 2023”, reforça ele, que é bem otimista em relação aos rumos do Ranch Sorting no Brasil hoje.

“O momento é impressionante, com crescimento constante. Diria até inimaginável! Percebemos a procura constante de profissionais Liberais e empresários que não tinham contato com o campo, procurando pelo Ranch Sorting. É feliz também reconhecer o crescimento de crianças em meio a esta modalidade também”.

Preparo e treinamento de animais no CT Estância da Mata

Preparo

O treinador do CT Estância da Mata, Silvio Assis conta que o dia a dia de treinamento dos animais de Ranch Sorting encara-os como verdadeiros atletas. Conforme ele explica, os cavalos recebem alimentação balanceada, em horários programados, com acompanhamento técnico-veterinário constante.

“Além disso, cuidamos do condicionamento físico destes atletas, para estejam aptos para os treinos com os proprietários as terças, quintas à noite e sábados pela manhã. com isso, ficam absolutamente preparados para a competição em provas que se multiplicam a todo tempo, em todos os locais do país”.

Sobre os fundamentos básicos Silvio destaca que os animais de Ranch Sorting da Estância da Mata têm linhagem fechada em Apartação. “Acreditamos que nos trazem grandes resultados para a prática da modalidade. Portanto, o início da doma segue todos os fundamentos da prática da Apartação, com exercícios específicos. Inclusive com a utilização da ‘bandeira’, que simula o boi a ser apartado”.

De acordo com esse programa de treinos, ele pode fornecer dados mais detalhados para os proprietários, a respeito de quais são os animais que têm uma maior aptidão e chances de alta performance para a categoria Aberta (profissionais) ou para Amador.

“Logicamente, podem existir evoluções e modificações em decorrência dos treinamentos. Mas o nível das competições subiu muito e não podemos esconder a informação dos proprietários que confiam em nossos serviços”.

Treinamento

Após esta primeira fase, Silvio pontua que parte para os exercícios em pista, com os bois. De forma gradativa, inicia o percurso da prova. “Este processo costuma durar em torno de seis meses. Sempre acompanhado de exercícios regulares às segundas, quartas e sextas, a fim de melhorar o condicionamento físico dos cavalos”.

Antes de tudo, é preciso também avaliar o temperamento do animal. O treinador observa que  o comportamento é uma questão que está sempre alerta no dia a dia do centro de treinamento.

Então, para os mais ‘quentes’, o programa dele é poupá-los do percurso. “Colocamos foco nos exercícios a fim de deixá-los mais calmos e tranquilos com os seus proprietários durante as provas. Os treinos de percurso com gado são diminuídos”.

Leia mais sobre Ranch Sorging no portal Cavalus

Em contrapartida, aumenta-se o contato com o gado conforme sente que o animal está pronto. Buscando uma maior atenção por parte de cada animal. A ideia é que todos cheguem afinados para as grandes provas do Brasil no Ranch Sorting.

“Nossa preparação está baseada em muito treino, boa alimentação, ambientes apropriados. Não existe milagre, apenas é preciso observar todos os pontos citados acima. O nível competitivo é alto, portanto fica impossível ganhar se tais conceitos não forem observados”, finaliza.

Colaboração: Assessoria de Imprensa
Fotos: Cedidas