RSNC veio para somar ao Ranch Sorting brasileiro

Com uma adequação ao regulamento americano, as competições no Brasil pela RSNC tiveram inicio em 2014

O Ranch Sorting já é conhecido como a ‘prova da família’ por ter em suas provas competidores de todas as idades. Desde 2008, quando chegou ao Brasil, o crescimento é notável. Eventos se espalhando, inicialmente no estado de São Paulo e atualmente nos estados do Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e outros em andamento, número de competidores está aumentando a cada ano com entusiasmo e dedicação dos que praticam a modalidade, investimentos que melhoram a premiação e qualidade do plantel.

Entre os investimentos, mais de 30 clínicas de fomento já foram realizadas e outras em agendamento, centros de treinamentos específicos para a modalidade e campeonatos que estão se fortificando a cada ano. Com o passar do tempo e o crescimento do esporte, muitos treinadores e centros de treinamento passaram a se dedicar exclusivamente ao Ranch Sorting. O que se observa é que principalmente animais com linhagem de boi se identificam cada vez mais com a modalidade, treinamento específico e a formação de uma linhagem também direcionada. Antes da RSNC, foi criada a ABRS, que abriu muitas portas para o esporte no Brasil.

Foto: Divulgação

Em 2013, houve o interesse da RSNC no mercado brasileiro e em 2014 nasceu a RSNC Brazil, um campeonato aberto a todas as raças de cavalo e idades dos competidores. A primeira etapa foi o contato com o presidente nos Estados Unidos Dave Wolf para apresentar o projeto de fazer o Brasil um braço da entidade norte-americana. Depois, os trabalhos somaram esforços para a adequação do regulamento americano visando a realidade brasileira.

E vinda da RSNC foi de agrado da maioria dos envolvidos, pois um dos princípios é a igualde de participação através dos handcaps, formato de provas diferenciadas, como homem e mulher, todos contra todos e outras, que animaram muita gente a se juntar ao esporte.

Ranch Sorting National Championships é a maior organização do mundo na modalidade. Tem mais de 26 mil filiados e realiza mais de 400 eventos por ano, com uma média de 500 inscritos por prova. Na grande final de 2017, foram mais de seis mil inscrições. A RSNC Brazil é uma empresa de eventos para Ranch Sorting, assim como a matriz americana.

Entre as vantagens, além do já citado e também a preocupação constante com a categoria de iniciantes, está a chance de classificação dos competidores brasileiros para correr no mundial da RSNC em Fort Worth/TX (Estados Unidos). Para que isso fosse possível, o regulamento foi cuidadosamente elaborado para que as normas brasileiras estivessem de acordo e semelhantes às americanas e o intercâmbio fosse válido. As turmas que foram, entre os classificados e pessoal da modalidade que queria conhecer o evento, só elogios e mais entusiasmo ainda.

Para o ano hípico 2017/2018, a RSNC Brazil projeta a realização de várias Copas, procurando expandir o esporte para o maior número de regiões possíveis. Já confirmadas provas no Noroeste do Estado de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná, com previsão de se manter as provas em Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Bahia e Brasília. Para este ano as novidades oriundas dos Estados Unidos são a inclusão da divisão Sem Sela ou Cabeçada, Three man two Gates (Três Homens Dois Portões), sendo a maioria das etapas oficializadas inclusive para cavalos Quarto de Milha, com classificação para Copa dos Campeões de 2018.

A premiação, além de dinheiro, oferece motos, selas e brindes. Após as disputas dos regionais, acontecerá a Final das Copas, onde a premiação são três pacotes completos de viagem, com passagem, hospedagem e inscrição para três competidores, sendo um iniciante, um intermediário e um graduado entre os mais pontuados da final.

Fique atento: https://www.facebook.com/RSNC-Brazil-1450541428522699/

Deixe um comentário