Alex Saleta, diretor da RSNC Brazil, conta tudo a respeito do ano hípico 2019/2020 da entidade
Neste ano hípico de 2019/2020, temos já consolidadas as 4ª Copa Paraná de Ranch Sorting – PR; a 2ª Copa West Wind – SP; a 1ª Copa Sá Grise/RSNC – MG; e a 1ª Copa RSBR – SP. Ainda em negociação, estamos formatando a 1ª Copa Rey For Jackson de Ranch Sorting – SP; Copa Parque das Palmeiras – SE; e entre outras.
Em todas essas copas realizadas, fidelizaremos os competidores a participarem das finais mundiais de Ranch Sorting pela RSNC US, marcadas para junho de 2020, em Fort Worth, Texas. Para que tenham essa oportunidade, devem seguir os campeonatos citados acima.
Este ano estamos programando uma clínica de Ranch Sorting, que antecederá as finais mundiais em Fort Worth. Esse curso será realizado na TR Performance Horses, em Arlington, Texas, com limite de participantes a um custo baixo. Terá três dias de duração e para os que forem competir no mundial, terão a oportunidade de escolher seu animal para a prova. Em breve disponibilizaremos mais informações.
Também no período 2019/2020, como forma de fomento do cavalo de boi, premiaremos os cavaleiros mais pontuados com animais de consagrados criatórios nacionais. Essa ação visa reforçar a prole de garanhões e seus produtos em atividade.
Além do aumento do número de Copas, novidades serão implementadas para essa temporada, novos formatos de divisões e outros, que já acontecem nos Estados Unidos. Entre eles, o On Rider, onde um competidor somente irá trabalhar um lote de gado com seis cabeças numeradas e uma sem número. De preferência que sejam somente manuseados a cavalo e não mansos demais, desta forma o competidor demonstrará a sua habilidade e de seu animal de forma bem técnica no aparte e na defesa, realizando simultaneamente essas funções.
O Western Heritage, uma nova forma de aparte. Os dois conjuntos não podem falar e/ou gritar. Somente o apartador em atividade não pode galopar seu animal e sim andar e trotar, não podendo ultrapassar dois galões. O rebatedor quando em atividade, na defesa pode utilizar seus recursos e até dar galope sem problemas.
Este formato exige dos competidores muita atenção e estratégia de aparte do gado e na troca de posições quando for o caso. Foi criado nos Estados Unidos para os iniciantes se desenvolver no aparte e aprender a lidar com o gado. Hoje, em praticamente todos os eventos de Ranch Sorting, essa divisão é realizada. Inclusive. com os graduados, pois o gado utilizado na maioria das vezes não é manso e as exigências de técnicas e atenção são bem maiores.
Para identificar o gado, a RSNC Brazil, assim como a RSNC US, utiliza numeração feita com um papel tecido de alta resistência ao rasgo e a água, podendo ser reutilizado e ou lavado inclusive com um custo bem baixo. O material é fixado com uma cola especial que não agride o gado e é bem fácil de ser retirada.
Esta forma de identificação do gado tem muitas vantagens em relação a execução de provas. Não se corre o risco de estressar o gado na colocação da faixa no embretamento, com menor risco de acidente com o manejo. Também cessa a chance de haver número virado, faixa frouxa na virilha do gado. Essa nova forma não dobra e tem ótima visibilidade para competidores, locução e juiz.
Na medida certa, estaremos sempre implementando novidades para o engrandecimento da do Ranch Sorting no Brasil, E o faremos de forma muito transparente com divulgação para conhecimento geral.
Calendário, resultados, informações e fotos: www.rsncbrazil.com | www.facebook.com/RSNC-Brazil.
Abraços,
Alex Saleta
RSNC BRAZIL