A Associação Nacional dos Três Tambores inicia nesta semana sua 15ª Temporada, atingindo uma marca histórica nas arenas brasileiras
Pautada no comprometimento com a modalidade dos três tambores, a entidade se tornou referencia nos esportes equestres. O Campeonato Nacional de Três Tambores, realizado pela ANTT, é o campeonato com mais tempo em atividade nas arenas brasileiras atualmente e, por consequência, o primeiro campeonato relacionado a rodeio a atingir a marca de 15 edições em nosso país.
Fernanda Cavalheiro, a campeã do 1° campeonatoem 2004. Foto: Foto Perigo
Para a atual presidente da ANTT, Silvana Bertato, muitos são os motivos que contribuíram para este sucesso, entre eles está o comprometimento da associação com a modalidade. “Desde as fundadoras até as diretoras atuais, buscamos sempre fazer o melhor para a modalidade e cumprir tudo o que nos comprometemos. Isso nos deu a credibilidade que nos trouxe até aqui”.
Ela ressalta que a busca pelo desenvolvimento dos três tambores sempre foi um dos pontos principais da associação, através da organização e da padronização das competições, melhorias na estrutura tanto dentro como fora das pistas, além de popularizar a modalidade e possibilitar que novas competidoras comecem a praticá-la. “A ANTT tem conquistas importantes e devemos isso a todos que estiveram junto conosco nesses 15 anos”, lembra a presidente.
Fundada em outubro de 2003 por um grupo de competidoras da modalidade, a ANTT iniciou suas atividades no ano seguinte. Desde então, foram 14 edições do campeonato que se tornou o maior e melhor do Brasil, reunindo atualmente as principais competidoras e realizando etapas em alguns dos mais famosos rodeios do país.
Pórtico de entrada na FAICI, durante a final da ANTT 2017. Muitas conquistas ao longo dos anos. Foto: DV Fotos“Hoje a ANTT é sinônimo de qualidade e organização dentro do rodeio brasileiro. Além de levar as melhores competidoras, temos como uma das prioridades a infraestrutura dentro e fora da arena, para atender da melhor forma possível tanto os animais, como as próprias competidoras”, relata Flávia Cajé, vice-presidente.
Pri Aguiar, a primeira presidente.Foto: Foto Perigo Flavia Cajé e Silvana Bertato,
atuais vice e presidente da ANTT
Consolidada como uma das mais importantes entidades dos três tambores no Brasil, a ANTT foi responsável por uma verdadeira revolução nas arenas brasileiras nesses 15 anos de história, tendo papel significativo no desenvolvimento da modalidade e também nos esportes equestres.
Entre as conquistas mais notáveis dos últimos anos, está a inclusão da categoria mirim, que levou jovens competidoras as principais arenas do Brasil, revelando a nova geração da modalidade e que também é responsável por parte do sucesso do campeonato perante o público, além é claro de despertar o desejo de novas participantes.
Apesar das conquistas, a diretoria da ANTT sabe que ainda há muito trabalho a se fazer. “É uma luta constante. Conquistamos muito ao longo desses anos em prol a modalidade, mas precisamos sempre lutar para manter essas conquistas e trazer novas, sempre em busca do melhor para os três tambores.”
E as duas etapas de abertura desse 15° CNTT acontecem em Jaguariúna, dias 15 e 16 de setembro; e em Ibirarema, de 15 a 17 de setembro. Ambas no estado de São Paulo. Super chance de competidoras de regiões diferentes começarem a temporada pontuando bem
Fique por dentro: www.antt.org.br
Fonte: Agência PrimeComm
Foto Principal: Foto Perigo