Campeonato brasileiro de montaria em touro da associação brasileira filiada à Professional Bull Riders realiza próxima etapa em Americana
A cidade de Colatina, no Espírito Santo, recebeu a caravana do Monster Energy PBR de 7 a 9 de junho. Os pontos conquistados na arena foram válidos para os rankings nacional e internacional, já que a PBR Brasil é um ‘braço’ da associação americana, que realizada o campeonato mundial de montaria em touros.
Após três rounds, os oito melhores em somatória de nota fizeram a decisão. A máxima ‘desistir é para os fracos’ coube muito bem ao competidor Rafael dos Santos, de Sebastianópolis/SP. Havia cinco meses que ele não treinava e competia, devido a uma lesão na coluna. Após o período de recuperação, voltou com ainda mais determinação.
“Eu sei o quanto é ruim ficar sem fazer o que a gente ama. Esses meses em que fiquei afastado me deram mais energia para eu lutar pelo título brasileiro”, comentou. Rafael dos Santos retornou durante a etapa de Divinópolis, no final de maio. Teve uma queda complicada de um touro e chamou atenção da equipe médica ao cair, justamente, com as costas no chão.
“Fiz uma saída errada e cai. Começou a doer novamente, mas eu tinha de terminar as disputas. Fui com dor mesmo”, explicou. Na cidade mineira, terminou na 13ª posição, com 160,50 pontos. A chance de virar o jogo foi em Colatina. Ainda sentindo dores, tinha a certeza de que o único final dessa parte da história era terminar a etapa e bem. E assim ele o fez.
No Espírito Santo, Rafael fez uma excelente atuação, figurando entre os cinco primeiros colocados em todos os rounds classificatórios. Na primeira rodada, por exemplo, fez 85,50 pontos sobre o touro Mini Buggy (Cia Fabiano Trindade). Na seguinte, marcou 83,50 pontos sobre o touro Bombardeio (Cia Niltinho Passarinho), empatando na segunda posição com Pablo Assunção.
Ao final do terceiro round, o competidor ficou empatado em primeiro com Alan de Souza, Alex Júnior e Ednélio Almeida, todos com 84 pontos. Classificado para a rodada final, Rafael precisava apenas parar no touro Dolly (Cia Cacau) para ser o campeão. Com os 82,50 pontos de nota que recebeu, confirmou a ótima atuação do final de semana. Em comemoração à vitória, ganhou um ‘banho de areia’ dos colegas dentro da arena.
O total de pontos de Rafael foi 335,5. O segundo lugar ficou para Fabricio Gomes, com 320,5 pontos. Em terceiro, João Lucas, com 319,5 pontos. Com os 500 pontos que ganhou pela vitória, Rafael lidera o ranking da PBR Brasil no momento com 692,5 pontos. Ele tem 75% de aproveitamento, com seis paradas em oito touros montados. Foi a penas duas etapas nessa temporada. O famoso rodeio de Americana está sendo a próxima parada do campeonato, com disputas esse final de semana e semana que vem, com o Iron Cowboy.
Colaboração: Assessoria de Imprensa
Fotos: Alberto Gonzaga