O maior público já visto em um show no Estádio de Rodeios, decisão de campeonato e outros campeões, vaga para o The American marcaram a abertura da Festa

Show internacional da canadense Shania Twain, romantismo de Jorge e Mateus, a sofrência de Marília Mendonça, o pop de Anitta, o forró de Mano Walter e a adrenalina do rodeio foram alguns dos destaques que embalaram o público no primeiro final de semana da 63ª Festa do Peão de Barretos.

Maior evento do gênero da América Latina, a festa do peão conta com uma série de atrações em sua grade de programação para atender aos mais variados gostos: música, rodeio, comida típica, concursos culturais, tradição e lazer – até infantil!

rodeio barretos 2018
Shania Twain levou uma multidão de fãs para a arena do Parque do Peão. Foto: Divulgação/Os Independentes

Rodeio
A programação esportiva é um dos grandes destaques e a Festa do Peão de Barretos conheceu no domingo, seus primeiros campeões. A começar pela vaga destinada para atletas brasileiros para o prestigiado The American, o rodeio americano que premia com dois milhões de dólares em apenas um dia. Por todos os Estados Unidos acontecem classificatórias e para a disputa decisiva também são feitos convites e utilizado ranking de entidades como PBR e PRCA.

Os melhores atletas do rodeio completo mundial se encontram por lá. Brasileiros que competem no circuito da PBR já chegaram muito perto do título. Fivela conquistada desse ano por um brasileiro foi no Team Roping. Junior Nogueira foi campeão com seu parceiro Kaleb Driggers. O Brasil mandou também, na edição 2018, competidores de Laço, Bareback, Sela Americana e Três Tambores.

rodeio barretos 2018
Manoelito de Souza Júnior., Marcos Abud e Victor Soares. Foto: André Monteiro

Todos os classificados através de seletivas brasileiras são fruto da parceria do evento com o Liga Nacional de Rodeio e outros parceiros. O The American Run, como foi chamada a seletiva brasileira de Montaria em Touros, proporcionou aos competidores Victor Soares e Manoelito de Souza Júnior a chance de disputar essa premiação milionária em fevereiro de 2018, no Texas.

No sábado, dia 18 de agosto, o dia do esperado show da canadense ícone mundial Shania Twain, que lotou o Estádio com 55 mil pessoas assistindo, 15 classificados por Espírito Santo, Goiás e Mato Grosso enfrentaram animais de alto nível dos principais tropeiros do país. Quem parasse disputaria as vagas. Quatro competidores voltaram, portanto, a montar no domingo, dia 19.

Interestadual
Nos demais dias – quinta, sexta e domingo – Montaria em Touros, Três Tambores, Team Penning e Working Penning desfilaram habilidade e destreza para o público.

rodeio barretos 2018
Time de São Paulo, campeão do Interestadual. Foto: André Monteiro

Pela modalidade Touros, foi realizado Campeonato Interestadual de Rodeio, com vitória para o estado de São Paulo. O time campeão, que somou 996,50 pontos, foi formado por Bruno Scaramello, Elvis Vinícius, Fernando da Conceição, Danilo Carlos, Bruno Henrique e Romário Leite. Todos eles ganharam vaga para o Barretos International que começa quinta-feira.

O segundo lugar ficou para o estado do Paraná, com 766,25 pontos. E em terceiro, o estado de Minas Gerais, com 766 pontos. Ainda participaram peões de Mato Grosso, Santa Catarina, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Goiás.

A competição foi marcada pelo equilíbrio e até a montaria dos paulistas, a diferença entre os dois primeiros colocados era de apenas 0,25 ponto. Nos três dias de disputa, Goiás venceu na primeira noite e São Paulo levou a melhor no rodeio de sexta.

rodeio barretos 2018
O competidor paranaense Erick Henrique Domingos, terminou como campeão Individual na Copa Interestadual
ao somar 263 pontos. Foto: André Monteiro

O técnico da equipe de São Paulo, o veterinário Kiko de Almeida Prado, ressaltou que o segredo da vitória foi à harmonia dos competidores, destacando que todos se respeitaram muito. “Isso fez com que as coisas acontecessem e a maior alegria é ver que todos eles que estavam fora do Internacional, garantindo vaga para disputar essas montarias a partir de quinta”, destacou Kiko.

Classificatória
No Team Penning, a competição da primeira semana foi classificatória apenas. Os cinco primeiros trios, nas categorias Aberta e Amador, ganharam vaga também para o Barretos International Rodeo.

Na categoria Aberta, os trios formados por Luiz Pigneli Júnior, Antônio César Gumero e João Scatolim (1º lugar); Walter Pádua Neto, José Fábio Vilela e Igor Lima Borges (2º lugar); João Bernabe Filho, Daniely Tomas e José Fabrício (3º Lugar); Caio Ferraz, Alceu Leão e Rodrigo Moura (4° lugar); e Jorge Cury, Rodolfo Nascimento e Mateus Souza (5º lugar) foram os classificados.

Trio que bateu o recorde da pista no Team Penning – 17s1! Foto: André Monteiro

Já pela Amador, ganharam vaga José Mario Barnabé, Iuly Barnabé e Alisson Goiveia (1°); Celso Deliberto, Matheus Deliberto e Allan Arcanjo (2°), Sdinei Calos, Denison Caroni e Hugo Ferreira (3°); José Vitor Baraldi, Vinícius Félix e Julio Costa (4°); e Gustavo Henrique, Antônio Silva e Renato Barroso (5°). A classificação citada foi por tempos acumulados em três dias de provas. No individual, o melhor trio – batendo o recorde da pista – foi Junior Ferreira, Antônio Gumero e João Scatolim.

Campeonato Barretos
O Campeonato Barretos, realizado em oito etapas, de janeiro a agosto, na Hípica do Parque do Peão de Barretos, promoveu sua final na arena principal nesse primeiro final de semana de Festa do Peão. A primeira modalidade a conhecer seu campeão da temporada foi o Working Penning. Fábio Stuk, de Mirassolândia/SP, com 2.820 pontos, levou seu primeiro título na arena mais cobiçada do Brasil.

Fábio Stuk (quarto da esquerda para direita)

Também pela final do Campeonato Barretos, só que nos Três Tambores, a amazona Lettícia Pessim, de Rio Verde/GO, que é a atual campeã do Internacional, faturou o título da Feminina valendo pela temporada 2018. Se destacando ao longo do ano, vencendo não só na Feminina como na Jovem em mais de uma etapa, a conclusão do campeonato foi merecida.

Letticia Pessim e Designer Buena Vista 5T . Foto: André Monteiro

Ela já era campeã mesmo antes da final. Das oito etapas, Letticia competiu em seis e ganhou cinco, ficando em quarto lugar na outra. Classificada para a final, fez o melhor tempo na quinta e na sexta, somando 500 pontos. No domingo, já não podia ser ultrapassada por nenhuma outra competidora. Mariana Muniz e Andressa Garcia ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Realizado em mais de 20 categorias, o Campeonato levou para a final na arena de Barretos a Feminina e também a Jovem A. Nessa última, a campeã da temporada foi a paulista Mariana Brito Joverno, de Catanduva. Na oitava etapa, ela garantiu sua vaga ficado em terceiro lugar. O segundo lugar ficou com Raiane Batista e em terceiro, Mariana Baldan.

Jovem A – premiação. Foto: André Monteiro

Tendo começado no dia 16, a 63ª edição da Festa do Peão de Barretos só acaba dia 26. A programação não para e os próximos desafios dos competidores são a final da Liga Nacional de Rodeio – Montaria em Touros e a Taça Independentes – Três Tambores e Working Penning. Essas competições acontecem de 20 a 22 de agosto, na arena do Parque do Peão.

O segundo final de semana – 23 a 26 de agosto – recebe o 26° Barretos International Rodeo, com competições de Cutiano, Touro, Três Tambores e Team Penning. Outras informações: independentes.com.br.

Por Equipe Cavalus
Colaboração: Os Independentes
Foto de chamada: André Monteiro

Escreva um comentário