Barretos encerra edição 2017 com muita emoção!

Campeões expressaram, um a um, o sentimento de felicidade em voltar para casa com a fivela mais desejada do rodeio

O maior rodeio da América Latina encerrou sua 62ª edição no domingo, 27 de agosto. Em 2017, a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, mundialmente conhecida, consagrou seus campeões na última noite de uma programação intensa ao longo de dez dias, que começou dia 17, no estádio de rodeios.

E a programação não tem como ficar somente nas provas esportivas, realizadas nas modalidades Touro, Cavalo (Cutiano, Bareback e Sela Americana), Três Tambores e Team Penning. O Parque do Peão não para, 24 horas por dia de eventos em todos os locais, como o Rancho do Peãozinho, programação especial voltada para as crianças; concurso Violeira Rose Abraão; Concurso Queima do Alho no Ponto de Pouso; show com os nomes mais badalados da música e da música sertaneja no palco principal do Estádio; shows também no palco Festeja somando ao todo 60 apresentações musicais; uma Feira Comercial que oferece alimentação, produtos e serviços dos mais variados. Ufa! Cansou? Se não, ainda têm as festas particulares nos ranchos e muito, mas muito entretenimento.

De acordo com os organizadores, a #FestadoBrasil atingiu todas as expectativas. “Em 2017, tivemos um ano difícil nas áreas econômica e política, mas a festa manteve sua posição e continua sendo um destaque porque investimos na qualidade dos serviços, das instalações, das atrações e do rodeio”, destacou Hussein Gemha Júnior, presidente de Os Independentes.

Mas como nosso negócio é rodeio e cavalo, vamos conhecer quem fez bonito durante o 25º Barretos International Rodeo, evento máster promovido pela entidade organizadora da Festa.

A programação esportiva do primeiro final de semana consagrou os campeões da temporada 2017 da PBR Brasil e ainda da Copa Barretos de Três Tambores. No meio da semana, foi a vez da Liga Nacional de Rodeio entrar na arena. Ficando para o encerramento no segundo final de semana, o rodeio internacional.

Alisson de Souza

Touro
O prêmio de R$ 100 mil do vencedor do Rodeio Internacional ficou para Alisson de Souza, 24 anos, de Taubaté/SP. Na final, apenas dois peões sustentaram os oito segundos regulamentares e Alisson foi um deles, somando 359,75 pontos e tornando-se o mais novo milionário do rodeio brasileiro. Ele obteve a nota 92 ao parar no touro Promotor para selar de vez o título. Ovacionado pelo público e pelos amigos na arena, ele pegou o microfone do locutor Almir Cambra e agradeceu a torcida e o apoio de todos. A vitória valeu também para o título brasileiro, homologado pela CNAR.

Letícia Pessim

Três Tambores
A campeã 2017 tem apenas 14 anos! Leticia Pessim é de Rio Verde/GO, fez o menor tempo dessa final – 17s882, acumulando o menor entre as dez finalistas – 53s419. A disputa dessa modalidade é sempre acirrada, já que a diferença entre as competidoras é de milésimos de segundo. Ainda na arena, a jovem amazona doou 20% do seu prêmio para o Hospital do Câncer de Barretos. Leticia montou Designer Buena 5T, uma égua alazã de oito anos de idade. As duas formam um conjunto vitorioso por onde passam, seja em rodeios ou em provas de pista oficial.

Cutiano
O competidor José Leal Silva Neto, de Itanhaém/SP, manteve a regularidade nos três dias de montarias e conquistou o título de campeão na montaria em cavalo estilo Cutiano ao somar 268 pontos. Nessa prova tipicamente brasileira, Neto teve uma sequência perfeita, vencendo nas duas primeiras noites e entrando na final focado para carimbar o título inédito em Barretos. Há dez anos ele estava em busca desse sonho.

Bareback
O competidor Luís Américo Moreira, de Cuiabá/MT, foi o grande campeão da montaria em cavalo, estilo Bareback, em Barretos 2017. Na prova, que surgiu nos Estados Unidos, o competidor monta sobre o pelo do cavalo. Moreira, sobrenome de outro peão famoso na modalidade, acumulou 154,25 pontos no total para levar o título.

Sela Americana
O super campeão Leandro Baldissera conquistou seu 9º título na Sela Americana em Barretos. De Capão Bonito/SP, o ‘papa-títulos’ Baldissera é uma verdadeira lenda na modalidade mais antiga do rodeio americano, sendo um dos maiores campeões da história da Sela Americana, tendo vencido todos os rodeios no Brasil. Nessa edição do Barretos International ele levou o prêmio ao acumular 134,5 pontos.

Foto: Eugênio José

Team Penning
Trio de Ribeirão e Sertãozinho deu show e venceu o Team Penning. Foi uma disputa digna de final na arena do Barretão. Liderados por Afrísio Silva Figueiredo, de Ribeirão Preto/SP, tetracampeão da modalidade em Barretos, Rogério Luis Montenegro e Fabiano José Montenegro, ambos de Sertãozinho/SP, foram os grandes vencedores com o tempo acumulado de 89s108.

Rodeio em Carneiros
O campeão do Rodeio em Carneiros, Mateus Gonçalves, 8 anos, de Ribeirão Preto/SP, conquistou seu segundo título no Estádio de Rodeios. Equipado com colete de proteção, calça de couro e capacete, o pequeno campeão tem o sonho de chegar ao topo, assim como seu ídolo, Kaique Pacheco.

Rodeio Junior
Os futuros competidores profissionais se enfrentaram na arena principal após várias seletivas no Rancho do Peãozinho. Os dez mais bem colocados foram classificados para a disputa final e o grande vencedor foi Leandro José Zampollo, 16 anos, de Pirassununga/SP. Essa foi sua primeira participação em Barretos.

Para o ano que vem as emoções de Barretos já tem data: 16 a 26 de agosto de 2018! Confira mais no www.independentes.com.br.

Por Luciana Omena
Fotos: André Monteiro/Independentes

Deixe um comentário