Entre as novidades, formato inédito e premiação diferenciada
A primeira etapa de 2018 do Circuito Rancho Primavera acontece desde 17 de janeiro e vai até dia 21 em Santa Cruz do Rio Pardo/SP. E o novo campeonato começa com uma grande reestruturação. A primeira delas, houve uma espécie de classificatória, o Radar CRP, para que novos atletas de montaria em touros ingressem nas etapas regulares. Realizado de 12 a 14 de janeiro, em Assis/SP, contou com mais de 103 competidores. Depois da primeira montaria, os vinte melhores participaram da semifinal, depois uma final entre os dez melhores, para que só aí os cinco melhores pontuados tivessem a vaga.
“Não foi uma classificatória onde os competidores apenas faziam a inscrição. Eles foram avaliados por vídeos antes de confirmarem suas presenças e o que queríamos aconteceu, muitos competidores já em atividade, profissionalmente falando, participando do Radar, e não apenas novatos”, explicou Rogério Paitl, diretor e fundador do CRP. André Forzan, Jair Honório, Vinicius Nicolau, Allan Vinícius e Fábio Guiraldelio foram os competidores que garantiram vaga em Santa Cruz do Rio Pardo.
A outra novidade fica para a os R$ 200 mil que serão dados na temporada 2018. Esse valor será dividido em cem mil para a premiação final e os outros cem mil para a Copa CRP. Essa, a principal novidade para o campeonato desse ano. Com formato totalmente inédito, serão quatro Copas durante a temporada, com R$ 25.000,00 de premiação cada uma. Mas a Copa CRP não será um rodeio e sim uma premiação extra. A cada momento do campeonato, escolhido de acordo com o número de etapas realizadas, o líder do ranking daquele data leva essa premiação.
Como exemplo, se forem 20 etapas, a cada cinco soma-se o ranking e o líder embolsa os 25 mil. Isso irá se repetir mais três vezes ao longo do campeonato. “Essa foi uma maneira de premiar quem está montando bem naquele momento. Às vezes, o competidor lidera meses e no final acaba não indo bem. Então pensamos em valorizar cada fase do campeonato”, reforça Paitl. Realmente, é uma ação nunca vista antes no rodeio e que deverá atrair bastante competidores para as etapas esse ano.
Outras mudanças também agitam a temporada. Confira tudo no site do nosso parceiro Eugênio José.
Por Luciana Omena
Fotos: Rodolfo Lesse