O evento, que comemorou 45 anos de história, consagrou o município como a ‘Capital do Rodeio no Paraná’, realizando o maior rodeio do sul do Brasil
Conhecido como um dos mais bonitos e estruturados recintos fixos do Brasil, o Parque de Rodeio Benedito Ignácio Ribeiro, recebeu os melhores do Brasil para a 45ª edição da Festa do Peão de Colorado. A fivela de campeão, cobiçada por todos os competidores, em todas as modalidades disputadas, já têm novos donos.
A festa aconteceu de 15 e 24 de março mantendo o formato de três modalidades. Na Montaria em Touros, 36 atletas – entre convidados da comissão e competidores da Ekip Rozeta e do Circuito Rancho Primavera, deram show. Já na Modalidade cavalos estilo Cutiano, o rodeio contou com competidores da Copa Panther Rozeta e convidados. Outra tradição mantida foi uma etapa da Associação Nacional de Três Tambores, pelo 16° ano seguido.
Entre as melhorias para receber um público apaixonado, foram feitos dez novos camarotes fixos. O Camarote VIP Premium, um dos espaços mais balados do evento nos últimos anos, também ganhou reformas. Todo o piso foi pavimentado e o espaço 70% maior do que no ano anterior.
A equipe de trabalho também foi de peso. “Embora tenhamos um modelo, uma linha de trabalho e um time de profissionais, todo os anos precisamos pesquisar por qualidade, principalmente nos animais e nos competidores. Fizemos novamente um rodeio muito qualificado”, explicou o presidente Marcelo Sichieri. A premiação total para Touro e Cutiano foi de R$ 88 mil, maior que os anos anteriores.
Outro destaque foi que, pela primeira vez, atletas da Ekip Rozeta e do Circuito Rancho Primavera estiveram juntos na mesma arena. O projeto se chama ‘Dream Team’ e o primeiro encontro aconteceu durante a Festa do Peão de Boiadeiro de Colorado.
Vamos aos campeões!!! No Cutiano, venceu Pablo Bertolin, de Mirassol/SP; e na modalidade Trouros, o melhor foi Nilton Batista, de Guzolândia/SP. Pela ANTT, a campeã da Feminina foi Gabriela Ferro, de São Pedro/SP; e pela Mirim, Olivia Ianez, de Tabapuã/SP. Os paulistas ‘fizeram a festa’ no ‘caldeirão do Paraná’.
Nilton Batista entrou para a rodada final invicto e era o favorito, confirmando seu título. E foi uma vitória de superação, já que ano passado ele saiu da arena de ambulância após um acidente em uma das montarias. Voltou com tudo e com vontade de levar o prêmio máximo. Como prometido por Marcelo Sichieri, o curral de touros selecionado foi dos melhores, dando trabalho aos competidores.
Nilton somou 361,75 pontos. O segundo lugar ficou para Rafael de Brito, de Potirendaba/SP, com 359 pontos. Seguidos por: Afonso Junior Quintino, São Luis dos Montes Belos/GO, 357 pontos; Samuel Tiago, Mirante do Paranapanema/SP, 257,75 pontos; e Cladson Rodolfo Vieira, Pilar do Sul/SP, 180 pontos.
Para ser campeão no Cutiano, Pablo somou 353,50 pontos. O vice-campeão de 2019 foi o veterano Antonio Juscelino, de Tietê/SP, com 352,75 pontos. O pódio ficou completo com: Ario Piovezan Jr, Piracicaba/SP, 350,50 pontos; Fabiano Conceição, Piracicaba/SP, 350,50 pontos; e Nilton Donizete de Souza, Guarantã/SP, 349,50 pontos.
Para Gabriela Ferro, uma das competidoras mais premiadas dos Três Tambores, ganhar o rodeio de Colorado foi um sonho realizado: “Nem sei explicar essa sensação que eu estou sentindo”, contou ela. Foi o primeiro rodeio com sua nova montaria, Dual Lena Pep. “Só tenho que agradecer a Deus, porque ele foi maravilhoso comigo. E a todos que estiveram de perto ou de longe torcendo por nós”.
Uma curiosidade: o cavalo que ficou em segundo lugar, apresentado por Gabriela Sávio, Lek Lek Pep, é filho do Dual Lena Pep. Ou seja, pai e filho no pódio! Gabi Ferro somou 44s61 para ser a campeã, enquanto a soma de Gabi Sávio foi de 44s259. O terceiro lugar ficou para Maria Eduarda Almeida, montando Lena’s Cat TMR, 44s327. Na Mirim, a soma de Olivia foi 45s054. A vice-campeã dessa categoria ficou para Maria Fernanda Valentim, 45s204.
A data de 2020 já está divulgada: 13 e 22 de março! #somenteColoradosuperaColorado. Resultados completos de Touro e Cutiano, e de Três Tambores.
Colaboração: Eugênio José