Depois de uma temporada impressionante, a amazona também confirmou seu favoritismo, escrevendo seu nome na galeria de campeãs do rodeio brasileiro
Igualando o recorde de oito vitórias em uma mesma temporada pela Associação Nacional dos Três Tambores e também o de cinco vitórias consecutivas, Ellen Sayuri chegou a decisão como líder do ranking e grande favorita para o título de Campeã Nacional ANTT Mirim 2018, final realizada no Jaguariuna Rodeo Festival em setembro.
A competidora de Bastos/SP fez uma final regular, em conjunto com Venas Bee Peppy. Mas foram os resultados das etapas anteriores que a ajudaram a terminar o ano na primeira colocação. Ellen foi campeã pela ANTT na Copa SGP Maringá 2017, Novo Horizonte 2017, Grand Prix Haras Raphaela 2018, Guaíra 2018, Divinópolis 2018, Mineiros 2018, São João da Boa Vista 2018 e Londrina 2018.
Com sua fiel escudeira Venas Bee Peppy;. Foto: CedidaCom a vitória em Londrina, etapa especial da ANTT em parceria com a ABQM, Ellen igualou o recorde da Tarcila Ferguson de oito vitórias na mesma temporada. Também igualou o recorde de cinco vitórias consecutivas da Maria Eduarda Silva (temporada 2012/2013). Pela ANTT, ela tem 11 vitórias na carreira e é a segunda maior vencedora, atrás apenas da Tarcila.
Na temporada 2017/2018 ela subiu ao pódio em todas as etapas que participou. Além das oito vitórias, encerrou o 15° Campeonato Nacional ANTT com três vices e dois quintos lugares. Aos 13 anos, ela se despede da categoria Mirim e alçará novos voos para o próximo ano hípico. Vamos conhecer um pouco mais sobre esse fenômeno das arenas?
Como e quando começou a praticar os Três Tambores? Tem mais alguém na família que pratica a modalidade?
Ellen: Quando o eu tinha apenas dois anos, falava que queria montar em boi. Claro que não deixaram, pois é um esporte perigoso. Então, quando eu tinha cinco anos minha vó, já falecida, me levou a um centro de treinamento, aos seis fiz minha primeira competição. Depois não parei mais! Comecei a despontar na categoria Fraldinha e aí compramos o meu primeiro cavalo. Depois desse vieram outros e outros. Mais tarde comecei a correr a ANTT, há três anos. Não, ninguém da minha família pratica.
Recebendo prêmio de campeã Mirim ANTT 2018.Foto: Lucas Campos
Como é a sua rotina de treinos, escola, viagens e competições?
Ellen: A minha rotina de treinos inclui praticar todos os dias. E se não tivesse aula, ficaria o dia inteiro. Mas entendo também que tenho que estudar. Além disso, faço aula de inglês e estou fazendo a crisma.
Qual o momento mais marcante da sua carreira?
Ellen: Campeã Mirim da etapa de Novo Horizonte e agora o título Nacional.
Como se sente pouco antes de entrar em uma arena?
Ellen: Eu tento sempre me manter tranquila para não chegar na hora e me atrapalhar, mas mesmo assim às vezes fico nervosa.
O que a modalidade Três Tambores e os cavalos significam para você?
Ellen: Para mim, significa amor e família. Pois eu amo meus cavalos e minha família sempre vai para me acompanhar.
Quais outras atividades gosta de fazer no dia a dia além dos Três Tambores?
Ellen: Andar de bicicleta, fazendo percurso dos três tambores. Amarro uma rédea no guidão e tento fazer no menor tempo possível.
Quais características que te definem:
Ellen: Eu sou bem tranquila e sossegada, pois sei que não preciso me apavorar.
E o que te motiva?
Ellen: Meus pais. E nos Três Tambores a Ana Carolina Cardoso, Fatiana Ferreira e Viviane Gratão.
Quais são seus objetivos futuros nas provas de Três Tambores?
Ellen: Ganhar a ANTT na Feminina.
Pódio da final da ANTT desse ano. Foto: Lucas CamposUm sonho que já realizou e um que busca realizar nas arenas?
Ellen: Eu já realizei o sonho de correr em Barretos. Buscava do da ANTT na Mirim e consegui também recentemente.
Como é estar entre as principais competidoras da ANTT na atualidade?
Ellen: É muito gratificante, pois eu não sabia que um dia eu estaria entres as principais competidoras.
O que significa para você ganhar o título Nacional Mirim da ANTT?
Ellen: Significa felicidade em saber que todo esse esforço valeu a pena. É um sonho que se realiza e que eu tinha desde a primeira vez que competi na ANTT, há três anos. Nosso objetivo foi alcançado, pois desde a primeira etapa da temporada estava focada em busca deste título e deu tudo certo apesar de ter sido uma final muito disputada. Agradeço a Deus, aos meus pais, ao Renan Monteiro, ao meu treinador Juninho Palma e toda a equipe que cuida do bem-estar dos meus animais.
Passada durante a final da ANTT em Jaguariúna. Foto: Lucas CamposQuais pessoas você gostaria de agradecer pelo apoio em sua carreira e na sua vida?
Ellen: Primeiramente a Deus, aos meus pais, meu novo treinador Juninho Palma. Eles estão sempre me acompanhando e ajudando. À minha família, que sempre me apoia e a todos que torcem por mim.
Colaboração: Abner Henrique/Agencia PrimeComm
Fotos: Arquivo